Conferência Geral
Nosso objetivo é a conversão
Conferência Geral de Abril de 2022


Nosso objetivo é a conversão

Não há substituto para o tempo que você despende com as escrituras ouvindo o Espírito Santo falar diretamente a você.

Por mais de três anos, temos estado juntos em uma jornada como membros da Igreja do Senhor. Em outubro de 2018, a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos nos convidaram a aprender sobre Jesus Cristo, estudando as escrituras de uma forma nova e inspiradora com o Vem, e Segue-Me como nosso guia.

Em toda jornada, vale a pena fazer uma pausa de vez em quando para avaliar nosso progresso e ter certeza de que ainda estamos indo na direção de nosso objetivo.

Nosso objetivo é a conversão

Pensem na profunda declaração da introdução do Vem, e Segue-Me:

“O objetivo de todo aprendizado e ensino do evangelho é fortalecer nossa conversão ao Pai Celestial e a Jesus Cristo. (…)

O tipo de aprendizado do evangelho que fortalece nossa fé e conduz à mudança milagrosa não acontece de uma vez. Vai além da sala de aula e atinge nosso coração e nosso lar. Requer esforços consistentes e diários para entender e viver o evangelho. O aprendizado do evangelho que leva à verdadeira conversão requer a influência do Espírito Santo”.1

Esse é o milagre que buscamos — o milagre de a pessoa ter uma experiência com as escrituras,2 uma experiência abençoada pela influência do Espírito Santo. Essas experiências são elementos básicos valiosos para nossa conversão ao Salvador. E, como o presidente Russell M. Nelson nos lembrou há pouco tempo, nossos alicerces espirituais devem ser constantemente reforçados.3 A conversão duradoura é um processo que dura a vida toda.4 A conversão é nosso objetivo.

Para que o processo seja mais eficaz, vocês precisam ter suas próprias experiências com as escrituras.5 Ler ou ouvir a respeito das experiências e percepções de outras pessoas pode ser útil, mas isso não trará o mesmo poder de conversão. Não há substituto para o tempo que você despende com as escrituras ouvindo o Espírito Santo falar diretamente a você.

O que o Espírito Santo está me ensinando?

Toda semana, quando abro o manual do Vem, e Segue-Me, escrevo esta pergunta no alto da página: “O que o Espírito Santo vai me ensinar esta semana ao ler estes capítulos?”

Ao estudar as escrituras, pondero continuamente essa pergunta. Nunca fico sem receber impressões espirituais, e eu as anoto em meu manual.

Mas como posso saber quando o Espírito Santo está me ensinando? Isso geralmente acontece de maneiras pequenas e simples. Às vezes, uma passagem das escrituras parece saltar da página para chamar minha atenção. Outras vezes, sinto minha mente ser iluminada com uma compreensão mais ampla de um princípio do evangelho. Também sinto a influência do Espírito Santo quando minha esposa, Anne Marie, e eu conversamos sobre o que estamos lendo. Suas perspectivas sempre trazem o Espírito.

O profeta e a Páscoa

Este ano, estamos estudando o Velho Testamento — escrituras sagradas que enchem nossa alma de luz. Ao ler o Velho Testamento, sinto que estou passando o tempo com guias em que posso confiar: Adão, Eva, Enoque, Noé, Abraão e tantos outros.

Esta semana, quando estudamos os capítulos 7 a 13 de Êxodo, aprendemos como o Senhor libertou os filhos de Israel de séculos de cativeiro no Egito. Lemos sobre nove pragas — nove manifestações impressionantes do poder de Deus — que o Faraó testemunhou sem abrandar o coração.

Então o Senhor falou a Seu profeta, Moisés, sobre uma décima praga e como cada família em Israel poderia se preparar para ela. Como parte de um ritual que eles passariam a chamar de Páscoa, os israelitas deveriam sacrificar um cordeiro macho, sem mácula. Em seguida, deveriam marcar os batentes das portas de sua casa com o sangue daquele cordeiro. O Senhor prometeu que todas as casas marcadas com esse sangue seriam protegidas da terrível praga que estava por vir.

As escrituras dizem: “E (…) os filhos de Israel (…) fizeram isso; como o Senhor ordenara a Moisés” (Êxodo 12:28). Há algo muito poderoso nessa simples declaração de obediência.

Como os filhos de Israel seguiram o conselho de Moisés e agiram com fé, eles foram salvos da praga e, com o tempo, libertados do cativeiro.

Então, o que o Espírito Santo me ensinou nesses capítulos esta semana?

Estes foram alguns pensamentos que tive:

  • O Senhor age por meio de Seu profeta para proteger e salvar Seu povo.

  • A fé e a humildade necessárias para se seguir o profeta precederam o milagre de proteção e libertação.

  • O sangue nos batentes das portas era um sinal exterior da fé interior em Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

O profeta e as promessas do Senhor

Fico impressionado com o paralelo entre a maneira como o Senhor abençoou Seu povo nesse relato do Velho Testamento e como Ele também está abençoando Seu povo hoje.

Quando o profeta vivo do Senhor, o presidente Nelson, apresentou-nos o Vem, e Segue-Me como um meio de estudar as escrituras, ele nos convidou a transformar nosso lar em um santuário de fé e um centro de aprendizado do evangelho.

Em seguida, prometeu quatro bênçãos específicas:

  1. Seu Dia do Senhor será deleitoso;

  2. Seus filhos ficarão entusiasmados em aprender e viver os ensinamentos do Salvador;

  3. A influência do adversário em sua vida e em seu lar diminuirá; e

  4. As mudanças em sua família serão drásticas e contínuas.6

Nenhum diário foi escrito por aqueles que vivenciaram a Páscoa com Moisés no Egito. Temos, porém, muitos testemunhos de santos que, com fé equivalente, estão seguindo o conselho do presidente Nelson hoje e recebendo as bênçãos prometidas.

Vou citar alguns desses testemunhos:

A mãe de uma jovem família disse: “Falamos de Cristo e nos regozijamos em Cristo em nossa casa. Para mim, essa é a maior bênção de todas — meus filhos poderem crescer tendo essas conversas sobre o evangelho em casa, que os aproxima do Salvador”.7

Um irmão mais velho chamou seu estudo das escrituras com o Vem, e Segue-Me de “um canal cheio de luz divina que nos ajuda a enxergar a doutrina do evangelho que é necessária para nosso bem-estar espiritual”.8

Uma jovem esposa descreveu as bênçãos em seu casamento: “Tenho conseguido conhecer mais profundamente o coração de meu marido e consegui abrir mais o meu coração para ele ao estudarmos juntos”.9

A mãe de uma grande família notou como seus esforços para ensinar sua família mudaram. Ela mencionou: “Olhando para trás, era como se eu estivesse tocando piano com luvas de neve. Tocava só por tocar, e a música não parecia soar direito. Agora que tirei as luvas e, mesmo que minha música ainda não esteja perfeita, já percebo a diferença. O Vem, e Segue-Me me deu visão, capacidade, foco e propósito”.10

Um jovem marido disse: “Minhas maiores prioridades em casa ficaram mais claras desde que fiz do estudo do Vem, e Segue-Me uma parte rotineira das minhas manhãs. Estudar me leva a pensar mais nas coisas que mais importam para mim, como o templo, meu relacionamento com minha esposa e meu chamado. Sou grato por meu lar ser um santuário onde Deus está em primeiro lugar”.11

Uma irmã compartilhou: “Minhas experiências diárias com o Vem, e Segue-Me raramente são dignas de nota, mas, com o tempo, posso ver como estou sendo transformada por um estudo constante e focado das escrituras. Esse tipo de estudo me torna uma pessoa mais humilde, além de me ensinar e me mudar aos poucos”.12

Um ex-missionário relatou: “O Vem, e Segue-Me me aproximou do nível de estudo que eu tinha na missão, e consegui mudar minha mentalidade, que antes era apenas de me certificar de ter estudado as escrituras, para um estudo enriquecedor que me leva a conhecer a Deus”.13

Um irmão disse: “Sinto que o Espírito Santo está mais presente em minha vida e sinto a orientação reveladora de Deus ao tomar decisões. Tenho conversas mais profundas sobre a beleza que há na simplicidade da doutrina de Cristo e Sua Expiação”.14

Uma criança de 7 anos compartilhou: “Vou ser batizado em breve, e o Vem, e Segue-Me está me preparando. Minha família e eu conversamos sobre o batismo, e agora não fico nervoso porque serei batizado. O Vem, e Segue-Me me ajuda a sentir o Espírito Santo em meu coração, e sinto paz quando leio as escrituras”.15

E, finalmente, o testemunho de uma mãe de vários filhos: “Ao estudarmos a palavra de Deus, o Senhor ajuda nossa família a passar das preocupações ao poder; das provações e desafios à libertação; da contenda e da crítica ao amor e à paz; e da influência do adversário à influência de Deus”.16

Esses e muitos outros fiéis seguidores de Cristo colocaram simbolicamente o sangue do Cordeiro de Deus na entrada de sua casa. Eles estão demonstrando seu compromisso interior de seguir o Salvador. Sua fé precede o milagre. Esse milagre é o de uma pessoa ter uma experiência com as escrituras abençoada pela influência do Espírito Santo.

Quando estudamos as escrituras, não há fome espiritual na Terra. Como disse Néfi: “Todos os que dessem ouvidos à palavra de Deus e a ela se apegassem, jamais pereceriam; nem as tentações nem os dardos inflamados do adversário poderiam dominá-los até a cegueira, para levá-los à destruição” (1 Néfi 15:24).

Nos tempos antigos, quando os filhos de Israel seguiram a orientação do Senhor dada pelo profeta Moisés, eles foram abençoados com segurança e liberdade. Hoje, ao seguirmos a orientação do Senhor dada por nosso profeta vivo, o presidente Nelson, somos igualmente abençoados com conversão em nosso coração e proteção em nosso lar.

Testifico que Jesus Cristo vive. Esta é Sua Igreja, restaurada na Terra por meio do profeta Joseph Smith. O presidente Russell M. Nelson é o profeta do Senhor hoje. Eu o amo e o apoio. Em nome de Jesus Cristo, amém.

Notas

  1. Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Velho Testamento, 2022, p. vii.

  2. “Cada um de nós é responsável por nosso próprio crescimento espiritual” (Russell M. Nelson, “Considerações iniciais”, Liahona, novembro de 2018, p. 8).

  3. Russell M. Nelson, “O templo e o nosso alicerce espiritual”, Liahona, novembro de 2021, pp. 93–96.

  4. Esta é uma razão importante pela qual o presidente Nelson suplicou: “Reservem tempo para o Senhor! Façam com que seu próprio alicerce espiritual seja firme e capaz de sobreviver ao teste do tempo à medida que fazem as coisas que permitem que o Espírito Santo esteja sempre com vocês” (“Reservar tempo para o Senhor”, Liahona, novembro de 2021, p. 120).

  5. “Apesar do que outros possam dizer ou fazer, ninguém jamais poderá tirar de vocês um testemunho prestado em seu coração e em sua mente sobre o que é verdade” (Russell M. Nelson, “Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida”, Liahona, maio de 2018, p. 96).

  6. Ver Russell M. Nelson, “Tornar-nos santos dos últimos dias exemplares”, Liahona, novembro de 2018, p. 113. O presidente Nelson repetiu este convite em abril do ano passado: “Seu compromisso de fazer com que seu lar seja seu principal santuário da fé nunca deve ter fim. À medida que a fé e a santidade diminuem neste mundo decaído, sua necessidade de permanecer em lugares santos aumentará. Peço que continuem a fazer com que seu lar seja um lugar verdadeiramente santo e que vocês ‘não [sejam] movidos’ [Doutrina e Convênios 87:8; grifo do autor] quanto a essa meta primordial” (“O que estamos aprendendo e que jamais esqueceremos”, Liahona, maio de 2021, p. 79).

  7. Correspondência pessoal; ver também 2 Néfi 25:26.

  8. Correspondência pessoal.

  9. Correspondência pessoal.

  10. Correspondência pessoal.

  11. Correspondência pessoal.

  12. Correspondência pessoal.

  13. Correspondência pessoal.

  14. Correspondência pessoal.

  15. Correspondência pessoal.

  16. Correspondência pessoal.