Conferência Geral
Entrar no rebanho de Deus
Conferência Geral de Abril de 2022


Entrar no rebanho de Deus

Dentro do rebanho de Deus, experimentamos o cuidado vigilante e protetor do Bom Pastor e somos abençoados por sentirmos Seu amor redentor.

Quando ainda eram jovens pais, o irmão e a irmã Samad foram apresentados ao evangelho de Jesus Cristo em sua humilde casa de dois cômodos em Semarang, Indonésia.1 Sentados em volta de uma pequena mesa, com uma luz fraca que parecia mais atrair mosquitos do que iluminar o local, eles aprenderam verdades eternas com dois jovens missionários. Por meio da oração sincera e da orientação do Espírito Santo, eles acreditaram no que lhes foi ensinado e escolheram ser batizados e se tornar membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Aquela decisão e o padrão de vida que eles assumiram abençoam até hoje o irmão e a irmã Samad e sua família em todos os aspectos de sua vida.2

Eles estão entre os santos pioneiros da Indonésia. Posteriormente, eles receberam as ordenanças do templo, e o irmão Samad serviu como presidente de ramo, o que lhe exigiu dirigir pelo centro de Java para cumprir suas responsabilidades. Hoje, ele já serve por dez anos como o primeiro patriarca da Estaca Surakarta Indonésia.

Imagem
O élder Funk com a irmã e o irmão Samad

E, como um dos missionários que esteve naquela casa humilde, mas repleta de fé, há 49 anos, testemunhei neles o que o rei Benjamim ensinou no Livro de Mórmon: “Quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais”.3 As bênçãos que fluem para a vida daqueles que seguem o exemplo e os ensinamentos de Jesus Cristo, que escolhem ser contados entre Seus discípulos, são numerosas, alegres e eternas.4

O rebanho de Deus

O convite para o convênio batismal feito por Alma aos que estavam reunidos nas Águas de Mórmon começa com esta frase: “Agora, sendo que desejais entrar no rebanho de Deus”.5

Imagem
Flock of sheep in the country side standing next to a rock fence.

As ovelhas de um rebanho ficam protegidas à noite em um redil ou aprisco, um grande cercado, muitas vezes construído com paredes de pedra. Esse aprisco possui apenas uma abertura. No final do dia, o pastor chama as ovelhas. Elas conhecem sua voz e, pela porteira, entram na segurança do aprisco.

O povo de Alma sabia que os pastores ficavam na abertura estreita do aprisco para contar as ovelhas quando elas entrassem6 e para observar suas feridas e enfermidades e cuidar delas uma a uma. A segurança e o bem-estar das ovelhas dependem da disposição delas de entrar e permanecer no rebanho.

Entre nós, pode haver alguns que se sentem à margem do rebanho, que talvez pensem que são menos necessários ou valorizados ou que não pertencem ao rebanho. Como em um aprisco, no rebanho de Deus, às vezes pisamos nos calos uns dos outros e precisamos nos arrepender ou perdoar.

Mas o Bom Pastor7 — nosso verdadeiro pastor — é sempre bom. Dentro do rebanho de Deus, experimentamos Seu cuidado vigilante e protetor e somos abençoados por sentirmos Seu amor redentor. Ele disse: “Eis que em ambas as palmas das minhas mãos te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim”.8 Nosso Salvador gravou em Suas palmas nossos pecados, nossas dores, nossas aflições9 e tudo o que é injusto na vida.10 Todos são bem-vindos para receber essas bênçãos à medida que desejamos entrar11 e escolhemos permanecer no rebanho. O dom do arbítrio não é simplesmente o direito de escolher; é a oportunidade de escolher o certo. E as paredes do aprisco não são uma prisão, mas uma fonte de segurança espiritual.

Jesus ensinou que há “um rebanho e um pastor”.12 Ele disse:

“Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. (…)

E as ovelhas ouvem a sua voz. (…)

E as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz”.13

Em seguida, Jesus declarou: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á”,14 ensinando claramente que há apenas um caminho para o rebanho de Deus e apenas um caminho para a salvação. É por nosso Salvador, Jesus Cristo, e por meio Dele.15

Aqueles que estão no rebanho de Deus recebem bênçãos

Aprendemos como entrar no rebanho por meio da palavra de Deus, que é a doutrina ensinada por Jesus Cristo e Seus profetas.16 Quando seguimos a doutrina de Cristo e entramos no rebanho pela fé em Jesus Cristo, pelo arrependimento, pelo batismo e pela confirmação, sendo fiéis continuamente,17 Alma prometeu quatro bênçãos pessoais específicas. Podemos (1) ser “redimidos por Deus”, (2) ser “contados com os da primeira ressurreição”, (3) ter “a vida eterna” e (4) o Senhor “[derramará] seu Espírito com mais abundância sobre [nós]”.18

Depois que Alma ensinou a respeito dessas bênçãos, o povo bateu palmas de alegria. Aqui estão os motivos:

Primeiro: Redimir significa pagar uma dívida ou obrigação ou se livrar do que aflige ou prejudica.19 Nenhum aperfeiçoamento pessoal de nossa parte pode nos purificar dos pecados que cometemos ou nos curar de nossas feridas sem a Expiação de Jesus Cristo. Ele é nosso Redentor.20

Segundo: Graças à Ressurreição de Cristo, todos ressuscitarão.21 Depois que nosso espírito deixar nosso corpo mortal, sem dúvida ficaremos ansiosos para receber um corpo ressurreto e novamente abraçar aqueles a quem amamos. Esperaremos ansiosamente estar entre os da Primeira Ressurreição.

Terceiro: Vida eterna significa viver com Deus e como Ele vive. Esse é “o maior de todos os dons de Deus”22 e trará a plenitude da alegria.23 É o propósito e objetivo final de nossa vida.

Quarto: A companhia de um membro da Trindade, o Espírito Santo, fornece orientação e consolo, tão necessários durante esta vida mortal.24

Consideremos algumas causas da infelicidade: a miséria vem do pecado,25 a tristeza e a solidão são causadas pela morte de um ente querido e o medo pela incerteza do que acontecerá quando morrermos. Contudo, quando entramos no rebanho de Deus e guardamos os convênios que fizemos com Ele, sentimos a paz de saber e confiar que Cristo nos redimirá de nossos pecados, que a separação entre nosso corpo e nosso espírito rapidamente chegará ao fim e que viveremos eternamente com Deus da maneira mais gloriosa.

Confiar em Cristo e agir com fé

Irmãos e irmãs, as escrituras estão repletas de exemplos do poder majestoso do Salvador e de Sua misericórdia e graça compassivas. Durante Seu ministério terreno, Suas bênçãos de cura alcançaram aqueles que confiaram Nele e agiram com fé. Por exemplo, o homem enfermo no tanque de Betesda andou quando, com fé, seguiu a ordem do Salvador “levanta-te, toma a tua cama, e anda”.26 Aqueles que estavam doentes ou aflitos de alguma forma na terra de Abundância foram curados quando “de comum acordo” eles “[adiantaram]-se”.27

Da mesma forma, para receber as maravilhosas bênçãos prometidas àqueles que entram no rebanho de Deus, é preciso que façamos exatamente isto: precisamos escolher entrar. Alma, o Filho, ensinou: “E agora vos digo que o bom pastor vos chama; e se derdes ouvidos à sua voz, ele vos levará ao seu redil”.28

Há vários anos, um querido amigo faleceu de câncer. Quando sua esposa, Sharon, escreveu pela primeira vez a respeito do diagnóstico dele, estas foram suas palavras: “Escolhemos a fé; Fé em nosso Salvador, Jesus Cristo. Fé no plano de nosso Pai Celestial; e a fé que temos que Ele conhece nossas necessidades e cumpre Suas promessas”.29

Conheci muitos santos dos últimos dias como Sharon, que sentem a paz interior de estarem seguros dentro do aprisco de Deus, especialmente quando surgem tentações, oposição ou adversidade.30 Eles escolheram ter fé em Jesus Cristo e seguir Seu profeta. Nosso querido profeta, o presidente Russell M. Nelson, ensinou: “Tudo o que é bom na vida — todas as bênçãos de significado eterno possíveis — começa com a fé”.31

Entrar totalmente no rebanho de Deus

Meu tataravô James Sawyer Holman veio para Utah em 1847, mas não estava entre os que chegaram em julho com Brigham Young. Ele veio no final daquele ano e, segundo registros familiares, foi o responsável por trazer as ovelhas. Ele só chegou ao Vale do Lago Salgado em outubro, mas trouxe suas ovelhas.32

Falando figurativamente, alguns de nós ainda estão nas planícies. Nem todos chegam no primeiro grupo. Meus queridos amigos, rogo que continuem a jornada e ajudem outras pessoas a entrar totalmente no rebanho de Deus. As bênçãos do evangelho de Jesus Cristo são imensuráveis porque são eternas.

Sou profundamente grato por ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Presto testemunho do amor de nosso Pai Celestial e de nosso Redentor, Jesus Cristo, e da paz que vem somente Deles — a paz interior e as bênçãos encontradas no rebanho de Deus. Em nome de Jesus Cristo, amém.

Notas

  1. Como muitos indonésios de sua geração, o irmão Samad tem apenas um nome. Sua esposa, Sri Katoningsih, e seus filhos usam Samad como sobrenome.

  2. O irmão e a irmã Samad relataram que pelo menos 44 de seus parentes são agora membros da Igreja. Muitas outras pessoas também desfrutam as bênçãos do evangelho por causa de seu exemplo e serviço.

  3. Mosias 2:41.

  4. Ver Doutrina e Convênios 59:23.

  5. Mosias 18:8.

  6. Ver Morôni 6:4.

  7. Ver João 10:14; ver também Gerrit W. Gong, “O Bom Pastor, o Cordeiro de Deus”, Liahona, maio de 2019, p. 97.

  8. Isaías 49:16.

  9. Ver Alma 7:11–13.

  10. Ver Dale G. Renlund, “Injustiças revoltantes”, Liahona, maio de 2021, p. 41.

  11. Mosias 18:8.

  12. João 10:16.

  13. João 10:2–4.

  14. João 10:9.

  15. Ver 2 Néfi 31:21; Helamã 5:9.

  16. Ver Henry B. Eyring, “A força da doutrina”, A Liahona, julho de 1999, p. 85. Quando procuramos nos achegar a Cristo, devemos nos achegar de acordo com as palavras de Cristo, “porque há um Deus e um Pastor sobre toda a Terra” (ver 1 Néfi 13:40–41).

  17. A doutrina de Cristo, declarada de maneira simples, é que todas as pessoas em todos os lugares devem exercer fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação, arrepender-se, ser batizadas, receber o Espírito Santo e perseverar até o fim, ou, como o Salvador ensinou em 3 Néfi 11:38, “não podereis, de modo algum, herdar o reino de Deus”.

  18. Mosias 18:9, 10.

  19. Ver Dicionário Merriam Webster.com, “redeem”; ver também D. Todd Christofferson, “Redenção”, A Liahona, maio de 2013, p. 109.

  20. Ver Alma 11:40.

  21. Ver 2 Néfi 2:8; 9:12.

  22. Doutrina e Convênios 14:7.

  23. Ver 2 Néfi 9:18.

  24. Ver 1 Néfi 4:6; Morôni 8:26.

  25. Ver Mosias 3:24–25; Alma 41:10.

  26. João 5:8.

  27. 3 Néfi 17:9.

  28. Alma 5:60. Em Moisés 7:53, o Messias também disse: “Quem entrar pela porta e subir por meu intermédio, jamais cairá”.

  29. Sharon Jones, “Diagnosis”, wechoosefaith.blogspot.com, 18 de março de 2012.

  30. Pregar Meu Evangelho define “perseverar até o fim” da seguinte forma: “Permanecer fiel aos mandamentos de Deus e às ordenanças de investidura e selamento do templo por toda a vida, apesar das tentações, da oposição e das adversidades” (2019, p. 73), o que sugere que enfrentaremos tentações, oposição e adversidade ao longo da vida.

  31. Russell M. Nelson, “Cristo ressuscitou; a fé que temos Nele moverá montanhas”, Liahona, maio de 2021, pp. 101–102.

  32. Ver breves biografias de James Sawyer Holman e Naomi Roxina LeBaron Holman por sua neta, Grace H. Sainsbury, em posse do orador (Diário de Charles C. Rich, 28 de setembro de 1847, Biblioteca de História da Igreja, Salt Lake City; Journal History of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, 21 de junho de 1847, p. 49, Biblioteca de História da Igreja). James Sawyer Holman foi capitão na companhia Charles C. Rich, em 1847.