Biblioteca
Vida eterna


Imagem
templo

Guia de Estudo do Evangelho

Vida eterna

Viver com Deus e se tornar semelhante a Ele

Você tem potencial e destino divinos como filha ou filho de pais celestiais. Quando você reconhece sua identidade eterna, pode ver que Deus deseja que você se prepare para a vida futura. Como Jesus Cristo venceu a morte, cada um de nós ressuscitará e ganhará a imortalidade na próxima vida. Mas o Pai Celestial tem ainda mais coisas reservadas para aqueles que procuram seguir Jesus Cristo, arrepender-se, fazer e guardar convênios com Ele. Deus, o Pai, possibilita que Seus filhos se tornem semelhantes a Ele e vivam novamente em Sua presença (ver Mosias 2:41). Isso é o que as escrituras chamam de “exaltação” e “vida eterna”. A vida eterna é o maior de todos os dons de Deus e é o próprio objetivo do plano de salvação (ver Doutrina e Convênios 14:7). Tudo o que Deus faz é preparar Seus filhos para obter a vida eterna (ver Moisés 1:39).

O que é vida eterna?

Obter a vida eterna é alcançar a salvação, as bênçãos da família eterna e a exaltação, que é “o mais elevado estado de felicidade e glória”.1 Por meio do amor e da graça de Deus, todos os Seus filhos ressuscitarão depois que morrerem e desfrutarão da imortalidade (ver Morôni 7:41). A vida eterna vai além da imortalidade e inclui herdar o mais alto grau do reino celestial, continuar em uma família eterna, ser semelhante a Deus e viver em Sua presença. A vida eterna é o maior dom que podemos receber de Deus (ver Romanos 6:23; Doutrina e Convênios 14:7).

Visão geral do tópico: Vida eterna

Guias de estudo do evangelho relacionados: Plano de salvação, Salvação, Templos, Convênios e ordenanças, Unir as famílias para a eternidade

Seção 1

O plano de Deus vai ajudá-lo a alcançar a exaltação e a vida eterna

Imagem
jovens caminhando próximos ao templo

Você já sentiu que talvez nunca se qualifique para a exaltação? Todos nós estamos longe de ser perfeitos em nossos esforços para seguir Jesus Cristo. No entanto, o Pai Celestial estava ciente de que nossa experiência mortal incluiria desafios e desânimo. O Novo Testamento nos ensina que: “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Podemos confiar que o plano do Pai Celestial para nossa salvação e exaltação realmente funciona porque Ele enviou Jesus Cristo para se tornar nosso Salvador e Redentor. Não ganhamos e não podemos ganhar o dom da vida eterna por nós mesmos. Precisamos de Jesus Cristo e, por meio de nossa fé Nele, do arrependimento e dos esforços para fazer e guardar convênios, preparamo-nos para receber a exaltação (ver Doutrina e Convênios 59:23; Moisés 6:59–60).

Como filhos de Deus, temos a capacidade e a oportunidade de progredir e de nos tornar semelhantes a Ele (ver Mateus 5:48; 2 Pedro 1:2–4; 1 João 3:1–2). O Pai Celestial promete que um dia poderemos nos tornar “coerdeiros com Cristo” (Romanos 8:17) e receber tudo o que Deus, o Pai, possui (ver Doutrina e Convênios 84:36–38). O dom da vida eterna inclui a bênção de viver na presença de Deus e continuar em família (ver Doutrina e Convênios 131:1–4).

Coisas em que pensar

  • Ouça ou leia a letra do hino: “Firmes segui”.2 Registre seus sentimentos ao fazê-lo. A vida eterna parece mais acessível do que você pensava? Leia 2 Néfi 31:20. O que significa prosseguir com “um perfeito esplendor de esperança”?

Atividade para aprender com outras pessoas

  • Façam uma lista das circunstâncias em que o adiamento ou a procrastinação traria resultados indesejáveis. Leiam Alma 34:32–34 juntos e debatam as verdades que nos ajudam a entender por que não devemos adiar ou procrastinar nosso arrependimento. Por que esta vida é o momento de nos prepararmos para a próxima vida?

Aprenda mais

Seção 2

Deus preparou diferentes reinos de glória para Seus filhos

Imagem
ilustração de sol, lua e estrelas

Jesus ensinou que há recompensas diferentes na próxima vida: “Na casa de meu Pai há muitas moradas” (ver João 14:2–3). O profeta Joseph Smith teve uma visão dos três graus, ou reinos, de glória no céu (ver Doutrina e Convênios 76:50–98). Esses são os reinos celestial, terrestrial e telestial. Cada um deles é possível para nós por meio do sacrifício expiatório de Jesus Cristo (ver Doutrina e Convênios 76:40–43). Joseph aprendeu que o reino que um dia herdaremos depende do grau em que decidimos seguir a Jesus Cristo. O reino celestial é a mais alta glória e o lugar onde Deus habita (ver Doutrina e Convênios 76:62). O evangelho de Jesus Cristo indica um caminho destinado a nos ajudar a preparar-nos para a glória do reino celestial e para recebê-la.

Coisas em que pensar

Atividade para aprender com outras pessoas

Peça aos membros de seu grupo que examinem o breve artigo “Reinos de glória” em Tópicos e Perguntas. Conversem sobre algumas diferenças entre os reinos. Como nossos desejos e nossos esforços para seguir Jesus Cristo nesta vida afetam nossa recompensa eterna?

Aprenda mais

Outros recursos sobre a vida eterna

Notas

  1. Guia para Estudo das Escrituras, “Exaltação”, Biblioteca do Evangelho.

  2. Firmes segui”, Hinos, nº 41.