Recursos adicionais para ensinar as crianças
Lição 24: Vou Seguir o Profeta


24

Vou Seguir o Profeta

Introdução para o Professor

A fim de preparar-se espiritualmente para apresentar esta lição, leia e pondere o seguinte:

Profeta é um homem chamado por Deus para falar por Ele. Os profetas recebem a palavra de Deus por revelação e depois têm o mandamento de pregar às pessoas (ver Amós 3:7; 1 Néfi 22:2; D&C 1:38; Guia para Estudo das Escrituras, “Profeta”, pp. 175–176). Somos abençoados por sermos guiados por profetas vivos. Como os profetas da antigüidade, os profetas de hoje testificam de Jesus Cristo e ensinam Seu evangelho. Os ensinamentos deles são a mente e a vontade do Senhor.

Preparação

Traga uma fotografia do atual presidente da Igreja, caso consiga uma.

Atividades de Aprendizagem

Comece com uma atividade motivadora. Há sugestões na página 3.

Oração

Peça a uma criança que faça a oração de abertura.

Jogo

Peça às crianças que brinquem de “seguir o líder” com você. Escolha uma criança para caminhar, bater palmas e outras ações. Oriente as outras a seguirem a primeira criança, fazendo o que ela faz. Continue até dar a oportunidade de participar a todas as crianças que assim desejarem. Peça às crianças que sigam você até a área da aula e peçalhes que se sentem.

Instrução Doutrinária

Diga às crianças que temos um líder especial a seguir, nosso profeta. Explique-lhes que um profeta é um homem que fala com Deus — Deus diz ao profeta o que devemos fazer. Explique às crianças que, se seguirmos o profeta, seremos felizes e o Pai Celestial nos abençoará. Saliente que seguir o profeta significa fazer as coisas que ele nos pede.

Gravuras

Mostre a gravura de Joseph Smith (página 102). Diga: “Este é o Profeta Joseph Smith. O Pai Celestial e Jesus conversaram com Joseph Smith”. Dê a gravura para uma criança segurar. Diga-lhes uma coisa que o Profeta Joseph nos ensinou a fazer, como ler as escrituras. Oriente-as a fazer de conta que estão lendo as escrituras e peça-lhes que repitam: “Siga o profeta”. Entregue a gravura para outra criança e repita a atividade, fazendo gestos que representem algo ensinado pelo Profeta, como orar, comer alimentos saudáveis e assim por diante. Depois de cada ação, peça às crianças que repitam: “Siga o profeta”. Continue até dar a cada criança a oportunidade de segurar a gravura.

Imagem
Prophet Joseph Smith

Mostre uma fotografia do atual presidente da Igreja, caso consiga uma. Diga às crianças o nome dele e algumas coisas que nos ensinou. Explique-lhes que, quando fazemos essas coisas, somos abençoados.

Dramatização

Peça às crianças que dramatizem maneiras de seguirmos o profeta.

Música

Peça para as crianças marcharem pela sala com você enquanto canta ou recita o refrão de “Segue o Profeta” (Músicas para Crianças, pp. 58–59):

Segue o profeta, segue o profeta,

Segue o profeta, sem hesitar.

Segue o profeta, segue o profeta,

Segue o profeta, não vais errar.

Peça para as crianças cantarem com você. Repita a atividade, deixando as crianças se revezarem no comando da marcha. Explique-lhes que “hesitar” significa duvidar.

Conclusão

Diga às crianças que sabe que, quando seguimos o profeta, somos abençoados. Peça-lhes que repitam: “Vou seguir o profeta” algumas palavras por vez.

Oração

Peça a uma criança que faça a oração de encerramento.

Atividades Opcionais

Preparação

  • Para a atividade com as figuras e o jogo de adivinhação: Copie e recorte a ilustração da página 103. Se desejar, pinte-a. Dobre nos pontilhados e faça com que as figuras fiquem de pé.

    Imagem
    coloring page, prophets book

    Vou seguir o profeta.

    Daniel nos ensinou que devemos orar.

    João Batista nos ensinou que devemos ser batizados.

    Samuel, o Lamanita, nos ensinou a obedecer ao Pai Celestial.

    Joseph Smith nos ensinou a ler as escrituras.

  • Para a atividade de colorir: Copie e recorte as figuras da página 103 para cada criança colorir.

Figuras

Diga às crianças que vai ajudá-las a aprender sobre alguns profetas que viveram há muito tempo. Coloque as quatro figuras no chão ou numa mesa. Peça às crianças que se revezem para escolher uma das figuras. Diga-lhes o nome do profeta e leia o que está escrito. Peça que repitam uma palavra-chave da inscrição, como “orar”, “batizados”, “obedecer” e “escrituras”. Continue até dar a oportunidade de participar a cada criança que assim desejar.

Jogo de Adivinhação

Peça às crianças que cubram os olhos ou fiquem de costas enquanto você colocar as figuras em algum lugar da sala. Tenha o cuidado de colocá-las num lugar bem visível. Peça às crianças que procurem as figuras. Quando acharem uma, peça-lhes que a tragam de volta. Diga o nome do profeta e leia o que está escrito. Esta atividade se destina principalmente a crianças maiores.

Atividade de Colorir

Deixe cada criança colorir uma cópia da ilustração da página 103. Quando terminarem, dobre nos pontilhados para montar figuras para as crianças levarem para casa. Caso não tenha tempo para montar as figuras durante a aula do berçário, peça aos pais das crianças que o façam em casa.