Recursos adicionais para ensinar as crianças
Lição 15: Vou Ser Grato


15

Vou Ser Grato

Introdução para o Professor

A fim de preparar-se espiritualmente para apresentar esta lição, leia e pondere o seguinte:

O Senhor nos deu o mandamento: “Agradecerás ao Senhor teu Deus em todas as coisas” (D&C 59:7). Devemos externar gratidão a Deus pelas muitas bênçãos que nos concede. Também devemos ser gratos aos pais, professores, amigos e outros que nos ajudarem de uma forma ou de outra (ver também Salmos 100:3–4).

Preparação

  • Leia Lucas 17:11–19 e prepare-se para contar brevemente a história dos dez leprosos.

  • Traga a Bíblia. Marque Lucas 17:11–19 para encontrar essa escritura facilmente.

Atividades de Aprendizagem

Comece com uma atividade motivadora. Há sugestões na página 3..

Oração

Peça a uma criança que faça a oração de abertura.

Instrução Doutrinária

Diga às crianças que o Pai Celestial nos deu muitas bênçãos, como o nosso corpo, as plantas e os animais, nossa família e a Igreja. Explique-lhes que podemos mostrar nosso amor a Ele dizendo “obrigado” ou “obrigada” e que podemos dizer “obrigado” ou “obrigada” a nossa família, aos amigos e a todas as pessoas que nos fizerem algo de bom.

História das Escrituras

Mostre a gravura da página 66. Aponte Jesus e as pessoas que estavam doentes. Abra a Bíblia em Lucas 17:11–19 e conte a história dos dez leprosos. Segue um exemplo:

Havia dez homens que estavam doentes. Jesus os curou e eles ficaram bem (aponte para Jesus na gravura). Todos eles ficaram felizes (aponte para os leprosos na gravura). Mas somente um homem disse “obrigado” a Jesus (aponte para o leproso agradecido na gravura). Podemos dizer “obrigado” (peça às crianças que digam “obrigado”).

Imagem
Jesus with grateful leper

Ilustrações

Mostre as ilustrações da página 67. Diga às crianças que mostramos nosso amor ao Pai Celestial agradecendo a Ele por todas as coisas que nos dá. Aponte um dos desenhos e peça às crianças que façam um gesto relacionado ao objeto (como levantar as mãos acima da cabeça para representar o telhado de uma casa, fazer de conta que está tirando uma fruta de uma árvore e a comendo, fazer de conta que está calçando um sapato e assim por diante). Repita o exercício com cada uma das ilustrações.

Imagem
coloring page, I Am Thankful

Sou grato pela minha família.

Sou grato pelas minhas roupas.

Sou grato pela minha casa.

Sou grato pelos alimentos que como.

Música

Cante ou recite as estrofes 1 e 2 de “Graças ao Pai Celestial” (Músicas para Crianças, p. 15) e faça os gestos indicados a seguir. Peça às crianças que acompanhem você.

Ao bom Pai Celestial graças e louvor (cruze os braços)

Pois é Ele que nos dá tudo com amor. (estenda os braços)

Dá-nos olhos para ver, dá-nos pés e mãos; (aponte para os olhos, ouvidos, mãos e pés)

E ouvidos para ouvir, roupas (aponte para as roupas), casa e pão. (faça de conta que está comendo)

Conclusão

Peça às crianças que digam “obrigado”. Externe, em poucas palavras, sua gratidão pelo Pai Celestial e Jesus Cristo.

Oração

Peça a uma criança que faça a oração de encerramento.

Atividades Opcionais

Preparação

  • Para a atividade de colorir: Traga gravuras e fotografias de coisas pelas quais você é grato; pode usar gravuras deste manual, da revista A Liahona ou desenhar as suas próprias.

  • Para atividade de colorir e o jogo de correspondência: Faça uma cópia da página 67 para cada criança colorir. Traga pequenos pedaços de papel ou algo semelhante para as crianças usarem como marcadores para o jogo de correspondência; traga o bastante para que cada criança tenha pelo menos quatro marcadores.

Atividade com Versinho

Diga às crianças que somos gratos ao Pai Celestial pelo nosso corpo. Peça-lhes que fiquem de pé e o acompanhem na seguinte atividade com poeminha. Improvise gestos sugeridos pela letra.

Toque os olhos e a orelha,

Os pés, o nariz, a sobrancelha.

Depois levante cada braço

Bem alto, apontando o espaço.

Toque o cabelo com a mão

E sente-se quietinho no chão.

Aponte para a boca e diga: “Sou grato pela minha boca”. Peça às crianças que repitam essa frase e o gesto. Repita o exercício apontando para os olhos, o nariz, as orelhas, as mãos e os pés. Peça às crianças que sugiram coisas pelas quais são gratas e repita a frase com as coisas mencionadas.

Gravuras

Mostre às crianças as gravuras que você trouxe e explique em poucas palavras por que você é grato por essas coisas. Peça-lhes que citem uma coisa pela qual são gratas.

Atividade de Colorir

Deixe cada criança colorir uma cópia da página 67. Enquanto estiverem colorindo, aponte detalhes das gravuras e explique-lhes o que estão colorindo. Leia para elas o que está escrito na ilustração.

Jogo de Correspondência

Dê a cada criança quatro marcadores (podem ser pedacinhos de papel). Mostre a página 67, aponte o desenho da família e leia para as crianças o que está escrito. Peça às crianças que ponham um marcador na família na cópia delas. Peça-lhes que repitam com você a frase do desenho. Repita esta atividade com as outras ilustrações.