2020
Fé, um princípio de Ação e Poder
Janeiro de 2020


Mensagem do Líder do Sacerdócio Local

Fé, um princípio de Ação e Poder

“Levamos exatamente oito dias desde o dia em que encontramos o casal missionário até o dia em que fomos batizados.”

No final do ano de 1989, um amigo meu, Gregory Mutete, voltou para casa em nosso então pequeno município de Dangamvura — situado em Mutare, Zimbábue. Ele relatou a mim e a Christopher Bangwayo — nosso outro amigo — que havia conseguido emprego como jardineiro de um casal de missionários chamados Grant e Sharol Wilson. Eles ofereceram a ele um livro chamado O Livro de Mórmon, mas ele se recusou a aceitá-lo — querendo primeiro confirmar com nós dois. Como um grupo de três amigos adolescentes muito unidos, todos tivemos que concordar antes de decidir embarcar em qualquer forma de aventura, que acreditávamos que fosse. Mal sabíamos que esta era o começo de uma jornada que tentaria nossa fé até o limite. Estávamos céticos em relação a esses missionários — com base nas lições que recebemos na escola — por isso estávamos preparados para refutar todas as teorias que eles compartilhassem conosco.

Ficou combinado de que o Gregory deveria convidar o casal para nos visitar e responder a algumas de nossas perguntas. No dia seguinte, o casal levou o Gregory à minha casa e também entregaram o Livro de Mórmon, que eles nos apresentaram juntamente com a história de Joseph Smith. Tudo parecia uma história de ficção de um roteiro de filme. Como um rapaz de catorze anos pôde ver Deus e Seu Filho Jesus Cristo e literalmente conversar com Eles. No mínimo, uma façanha incrível. Foi a primeira vez que exercitei minha fé e pusemos à prova o convite que nos foi oferecido e, por meio da oração, descobrir por mim assim como Joseph Smith.

Na minha mente de dezenove anos de idade, senti que Joseph Smith, de catorze anos, era capaz de ver Deus e Jesus Cristo, então eu — com 19 anos — também teria a mesma experiência, se não melhor. Retirei-me para uma montanha alta perto de nossa casa, encontrei um lugar tranquilo, ajoelhei-me e entreguei minha súplica a Deus. Por pelo menos quinze minutos eu estava a conversar com meu Deus. Já devem ter adivinhado o que aconteceu depois daquela oração sincera. Deus e Jesus Cristo não apareceram para mim; em vez disso, quando embarquei em minha jornada de volta para casa, tive esse sentimento total de paz e satisfação envolvendo todo o meu ser. Naquele momento, eu não percebi o que era até muito tempo depois, quando percebi que era a linguagem do Espírito Santo, confirmando para mim que o que me havia sido ensinado era verdade. Depois daquela experiência maravilhosa, nós três fomos batizados. Levamos exatamente oito dias desde o dia em que encontramos o casal missionário até o dia em que fomos batizados.

Com essa experiência muito importante, aprendi dois grandes princípios sobre fé:

A fé é um princípio de ação e poder. Eu poderia ter decidido não fazer nada sobre o convite e ainda não ter recebido a confirmação de que precisava para fortalecer meu testemunho. No Livro de Mórmon, o irmão de Jarede tinha fé de que Deus o ajudaria a atravessar o oceano. Ele não apenas sentou e esperou, ele escalou o monte Selém extremamente alto e fundiu de uma rocha dezesseis pequenas pedras brancas, límpidas e transparentes, que o Senhor pôde tocar com o dedo — e elas forneceram a luz necessária1.

Os profetas e apóstolos modernos convidaram membros de todo o mundo a ministrar de uma maneira mais nova e mais santa, a usar o nome correto da Igreja, a usar uma abordagem centrada no lar e apoiada pela Igreja para o aprendizado do evangelho por meio do programa “Vem, e Segue-Me,” estudar diariamente o Livro de Mórmon como indivíduo e família, e também realizar as noites familiares semanais. Eles nos pediram para reunir Israel em ambos os lados do véu por meio do trabalho missionário e do templo e da história da família, para pagar um dízimo honesto e uma generosa oferta de jejum. Tudo isso requer muita fé para realizar.

Segundo, a maioria senão todas as promessas do Senhor, estão condicionadas ao nosso cumprimento: “Sede praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”2. Ele declara ainda: “Eu, o Senhor, sou obrigado quando fazeis o que eu digo; mas quando não fazeis o que eu digo, não tendes promessa alguma”3. No juramento e convênio do Sacerdócio, parte desse acordo é: “Porque vivereis de toda palavra que sai da boca de Deus”4.

Ao ouvirmos as palavras dos profetas e apóstolos vivos e exercermos fé no Pai Celestial e em Seu Filho Jesus Cristo, todas as bênçãos prometidas serão nossas para desfrutarmos.

Dunstan G. B. T. Chadambuka foi chamado como Setenta de Área em abril de 2019. Ele é casado com Pertunia Mudarikwa; eles são pais de três filhos.

Notas

  1. Ver Éter 3:1.

  2. Tiago 1:22.

  3. Doutrina e Convênios 82:10.

  4. Doutrina e Convênios 84:44.