2020
Humildade, Fé e Arrependimento
Janeiro de 2020


Mensagem de Presidência da Área

Humildade, Fé e Arrependimento

“Cada um de nós pode optar por ser humilde. Está completamente dentro do nosso controle pessoal. Com humildade, surge a oportunidade de aprender a verdade, se arrepender e crescer na fé.”

Em abril passado, na sessão da manhã de domingo da Conferência Geral, o Presidente Russell M. Nelson relatou uma conversa com sua filha recém-falecida que deve ter sido muito difícil para ele como pai.

Só podemos adivinhar os sentimentos que passaram pela mente de um homem que havia escalado as alturas da profissão médica, e que sabia que possuía todas as chaves da autoridade e poder do sacerdócio concedidos ao homem na Terra por Deus, ao contemplar sua amada filha vivendo os últimos momentos da mortalidade. Sua afirmação sobre isso é profunda.

“Foi um momento de ternura e lágrimas para nós. Durante seus 67 anos, trabalhamos juntos, cantamos juntos e, muitas vezes, esquiávamos juntos. Mas naquela noite, conversamos sobre coisas que mais importam, como convênios, ordenanças, obediência, fé, família, fidelidade, amor e vida eterna.”

Sobre a morte dela, que ocorreu logo depois, ele acrescentou:

“... por causa do evangelho restaurado de Jesus Cristo, não nos preocupamos com ela. Enquanto continuamos a honrar nossos convênios com Deus, vivemos antecipando nosso estar com ela novamente. Enquanto isso, estamos servindo ao Senhor aqui e ela está servindo a Ele lá–no paraíso”.1

Tal é o testemunho de completa submissão à vontade do Grande Criador que pai e filha nutriram durante toda a vida de devoção ao evangelho restaurado de Jesus Cristo.

Como podemos aspirar a esse tipo de fé?

Mórmon exortou seu povo:

“E novamente, meus amados irmãos, gostaria de falar-vos sobre a esperança. Como podeis alcançar a fé a não ser que tenhais esperança?

E o que é que deveis esperar? Eis que vos digo que deveis ter esperança de que, por intermédio da expiação de Cristo e do poder da sua ressurreição, sereis ressuscitados para a vida eterna e isto por causa da vossa fé Nele, de acordo com a promessa.

Portanto, se um homem tem fé, ele tem que ter esperança; porque sem fé não pode haver qualquer esperança.

E novamente, eis que vos digo que ele não pode ter fé nem esperança sem que seja manso e humilde de coração.

Sem isso sua fé e esperança são vãs, porque ninguém é aceitável perante Deus, a não ser os humildes e brandos de coração”2.

Humildade de caráter e mansidão de espírito são atributos essenciais de todo discípulo de Cristo. A humildade é o solo fértil em que a fé floresce, levando ao verdadeiro arrependimento.

Cristo deu o exemplo de Sua própria humildade, por Suas ações, ao mostrar que Ele se submeteria a todo mandamento do Pai:

“Mas embora sendo santo, mostra aos filhos dos homens que, segundo a carne, se humilha ante o Pai e testifica-lhe que lhe será obediente na observância de seus mandamentos”.3

O Pai reconheceu Sua aprovação deste ato de submissão imediatamente:

“Portanto, depois de ter sido batizado com água, o Espírito Santo desceu sobre ele na forma de uma pomba”4.

Humildade é exigida a todos que escolhem entrar em um relacionamento de convênio com o Pai por meio da ordenança do batismo:

“E também por meio de mandamento á Igreja com respeito ao modo de batizar — Todos aqueles que se humilharem perante Deus e desejarem ser batizados e se apresentarem com o coração quebrantado e o espírito contrito … serão recebidos pelo batismo na sua igreja”5.

Alma ensinou que a humildade era o atributo pessoal que define Melquisedeque, o maior de todos os homens que possuiu o sumo sacerdócio de Deus e depois de quem está chamado.

“E agora, meus irmãos, quisera que vos humilhásseis perante Deus e apresentásseis frutos dignos do arrependimento, para que também venhais a entrar nesse descanso.

Sim, humilhai-vos como o povo nos dias de Melquisedeque, o qual também foi um sumo sacerdote desta mesma ordem de que falei; que também tomou sobre si, para sempre, o sumo sacerdócio”6.

Cada um de nós pode optar em ser humilde. Está completamente dentro do nosso controle pessoal. Com humildade, surge a oportunidade de aprender a verdade, se arrepender e crescer na fé.

Então, nossas esperanças para o futuro à nossa frente, como as do nosso querido Profeta e sua amada filha, e todos os grandes profetas como Enoque, Abraão, Moisés e Joseph Smith antes dele sempre serão certas (ver Moisés 6:26–39; Gênesis 18:17–19; Números 12:3, 6–8; Doutrina e Convênios 1:17, 24–29).

Joseph W. Sitati foi apoiado como Setenta Autoridade Geral em abril de 2009. Ele é casado com Gladys Nangoni; eles são pais de cinco filhos.

Notas

  1. Russell M. Nelson, “Vem, e segue-me”, Liahona, maio de 2019, 88.

  2. Morôni 7:40–44.

  3. Ver 2 Néfi 31:7.

  4. 2 Néfi 31:8.

  5. Ver Doutrina e Convênios 20:37.

  6. Alma 13:13–14.