2020
Como o Livro de Mórmon abriu os céus para mim
Janeiro de 2020


Apenas online: Jovens adultos

Como o Livro de Mórmon abriu os céus para mim

Ao estudarmos o Livro de Mórmon este ano, quero compartilhar que tenho um testemunho do poder e da influência que ele pode exercer em nossa vida.

A autora mora em Utah, EUA.

Tive um testemunho do Livro de Mórmon desde a primeira vez que o li, quando eu era mais jovem. Para ser sincera, porém, meu “estudo” das escrituras nos meses que precederam a Conferência Geral de Outubro de 2018 foi bem superficial. Por isso, quando o presidente Nelson desafiou as mulheres da Igreja a ler o Livro de Mórmon antes do final do ano, aquele pareceu ser exatamente o convite que eu estava precisando receber.

Seu convite foi acompanhado de promessas poderosas também. Ele disse: “E, ao estudarem em espírito de oração, prometo que os céus se abrirão a vocês” (“A participação das irmãs na coligação de Israel”, Liahona, novembro de 2018, p. 69).

Ao ouvir, senti-me entusiasmada em renovar meu compromisso de ler o livro que aprendera a amar tanto e ansiava pelo momento em que os céus se abrissem para mim.

E foi o que aconteceu. De muitas maneiras. Depois de terminar de ler o Livro de Mórmon, passei um tempo ponderando a experiência que tive e que ainda estou tendo. Sinto-me maravilhada com o que aprendi, como me senti e quem estou me tornando por estudar suas páginas inspiradas.

O que aprendi

Ao ler o Livro de Mórmon num ritmo mais rápido do que aquele ao qual estava acostumada, a narrativa realmente criou vida. Senti enorme ligação com aqueles cujo testemunho e experiências compuseram o livro.

Com o irmão de Néfi, Sam, aprendi que a retidão serena é nobre. Com Alma, aprendi a jamais desistir da minha fé. Com seu filho, aprendi que nunca é tarde para achegar-nos a Cristo e sentir o poder purificador de Sua infinita Expiação (ver Mosias 27; Alma 36). O pai do rei Lamôni me inspirou a fazer mais sacrifícios para Deus (ver Alma 22:15, 18). Paorã me ensinou a ter calma e a ser semelhante a Cristo quando me sinto incompreendida (ver Alma 61). Com o irmão de Jarede aprendi que, embora a ação de nossa parte seja essencial, não é suficiente. Precisamos da ajuda e do poder capacitador de Cristo (ver Éter 2–3). Com Morôni aprendi que, embora às vezes nos sintamos sozinhos, na verdade jamais estamos (ver Mórmon 8:3, 5).

Aprendi a perguntar sempre ao Senhor, a orar com fervor e fé. Aprendi a importância de manter registros e prestar testemunho e a maneira certa de me arrepender. Aprendi que Deus está sempre atento a nós, que Cristo é misericordioso e que Eles são um em propósito.

Aprendi que, ao “[banquetear-me] com as palavras de Cristo” (2 Néfi 32:3), isso proporciona a orientação de que preciso na vida.

Aprendi, novamente, que Joseph Smith não escreveu esse livro — nem poderia tê-lo feito.

Como me senti

Será que foi coincidência eu ter lido o salmo de Néfi (2 Néfi 4) em um dia que me sentia deprimida com minhas incapacidades e fraquezas? É claro que não! Será que foi um acidente feliz eu ter encontrado a declaração do rei Lími, “Oh! Quão maravilhosas são as obras do Senhor e por quanto tempo ele é tolerante com seu povo” (Mosias 8:20), quando me sentia sozinha em minhas provações? Não! Com Deus, não há coincidências, apenas ternas misericórdias perfeitamente orquestradas, e recebi muitas quando li. Senti realmente o amor que o Pai Celestial tem por mim e um incomparável sentimento de paz ao me envolver completamente na leitura do Livro de Mórmon.

Foi o poder de cura do Salvador que mais senti ao longo da minha leitura do Livro de Mórmon. Versículo após versículo testifica de Sua graça, misericórdia, compaixão e infinito amor. Ao ler sobre Jesus Cristo, senti uma arrebatadora gratidão por Seu sacrifício. Um dos maiores milagres que vivenciei ao ler foi o sentimento de completo perdão por uma série de más escolhas que fiz há vários anos. Senti como se o Salvador estivesse falando diretamente para mim ao ler. Em meu coração, senti as palavras: É hora de seguir em frente. Cristo estava literalmente me proporcionando a cura de que eu necessitava.

Embora não tenha visto o Cristo ressuscitado como os nefitas (ver 3 Néfi 11), senti Sua presença em minha vida ao ler a respeito dele no Livro de Mórmon. Ele verdadeiramente entende cada um de nós e nossas provações exclusivas, e Ele tem o poder de nos curar, consolar e salvar.

Quem estou me tornando

Ao me dedicar diariamente à leitura do Livro de Mórmon, sou mais paciente, compassiva, grata e otimista. Tendo a ser menos egoísta e menos concentrada nas coisas do mundo.

Graças ao Livro de Mórmon e ao Espírito que ele traz à minha vida, sou uma mãe, esposa, filha e amiga melhor. Sou uma discípula de Jesus Cristo mais comprometida.

Como um único livro pode ter todas as respostas? Como um único livro pode realizar tantas coisas?

Somente um livro projetado por Deus tem esse tipo de poder. E sei realmente que ele provém de Deus.

Assim como o presidente Nelson prometeu, os céus realmente se abriram para mim, de mais maneiras que eu jamais poderia ter imaginado. Por isso vou continuar a ler e a estudar o Livro de Mórmon. Vou continuar a examinar suas páginas e encontrar Cristo ali, porque o livro realmente tem a ver com Ele.