2020
Não se pode acelerar o arrependimento
Janeiro de 2020


Apenas online: Jovens adultos

Não se pode acelerar o arrependimento

Para tornar-me melhor, eu precisava mudar minha estratégia de arrependimento.

“Amém.”

Continuei com a cabeça baixa quando o sacramento foi distribuído. Fiz uma oração ao Pai Celestial, com uma lista das coisas que eu tinha feito de errado na semana, e das maneiras que poderia ter sido melhor. Prometo mudar. Penso no Salvador. Tomo o sacramento. Depois, faço exatamente o mesmo na semana seguinte, repetindo praticamente as mesmas coisas.

Por muito tempo, era isso que eu achava que era o sacramento: pensar no Salvador, arrepender-me e prometer que a semana seguinte seria diferente.

Eu tinha uma vaga ideia de que esse processo não estava ajudando meu progresso. Cada semana não diferia muito da anterior. Minhas orações pessoais ainda eram repetitivas e pouco frequentes. Eu ainda tinha pensamentos negativos em relação às pessoas que conversavam alto no trem, pela manhã. Ainda via muita televisão no meu horário livre após o trabalho. Esses comportamentos pareciam fixos, e mesmo que me sentisse mal a respeito deles, não tinha certeza do que mais podia fazer para livrar-me deles. Claramente estava faltando algo. Eu só não sabia o que era.

A resposta

Durante a conferência geral, encontrei a peça que faltava. O presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro na Primeira Presidência, ensinou: “Outra fonte de crescimento e amadurecimento espiritual é o constante exercício do arrependimento, mesmo de transgressões aparentemente (…) pequenas. Esse tipo de arrependimento deve anteceder nossa participação semanal no sacramento.”1

De repente, ficou óbvio para mim por que eu estava tendo problemas: eu estava me arrependendo apenas nos domingos. Como eu refletia sobre meus pecados apenas nos poucos minutos do sacramento, estava me deixando ficar totalmente complacente durante o resto da semana, acabando por impedir a possibilidade de mudanças.

O ensinamento do presidente Oaks me ajudou a identificar três maneiras pelas quais eu poderia incorporar aquela peça que faltava em meu processo de arrependimento.

O que conta como pecado

A Expiação de Jesus Cristo é para tudo, mesmo os maus hábitos ou as distrações temporais — basicamente qualquer coisa que nos impeça de tornar-nos mais semelhantes a Ele. O Salvador entende que até as menores coisas podem acabar nos afastando de Seu caminho, por isso Ele quer nos ajudar a vencer essas coisas também. Para permitir que Ele faça isso, decidi começar a pensar nas coisas de um modo diferente — como coisas que estavam me impedindo de me aproximar do Salvador.

Com isso, passei a ver minhas fraquezas mais claramente, o que me ajudou a levá-las mais a sério. Sinto maior urgência de livrar-me delas, juntamente com um novo otimismo resultante do conhecimento de que Cristo pode ajudar-me nisso. Faz todo o sentido pensar que, se quero me livrar desses hábitos, não basta orar a respeito deles apenas uma vez por semana. Preciso consultar o Senhor diariamente.

Pedir a ajuda do Salvador

O arrependimento diário permite que analisemos nosso progresso de modo realista ao prestarmos contas ao Pai Celestial. Conseguimos ver melhor onde estão nossas fraquezas e de pedir-Lhe ajuda específica ao buscarmos o perdão. Ao encarar as pequenas coisas que me afastavam do Salvador a cada dia, minhas orações se transformaram, e o mesmo se deu com minhas ações. Em vez de seguir a rotina no transcorrer da semana, sinto constantemente o desejo de melhorar. Sinto o Espírito influenciar minhas decisões. Tenho mais força de vontade para “decidir fazer as coisas mais difíceis”,2 que sei que vem graças ao poder capacitador da Expiação de Cristo.

Embora eu tivesse boas intenções quando tentava lidar com meus pecados sozinha, o fato de confiar em Deus ao longo da semana é o que fez toda a diferença. Quando faço isso, sinto-O perto de mim ao tentar mudar. Já não sinto que Ele está simplesmente esperando no final de um longuíssimo túnel.

Uma nova maneira de ver o sacramento

Como explicou o presidente Oaks, o sacramento não abrange o arrependimento — é um passo semanal num ciclo recorrente. É o momento de avaliar a semana, expressar gratidão pelo Salvador e renovar o compromisso de agir melhor. Ao me arrepender diariamente, o sacramento assume um novo significado para mim. Já não tenho que amontoar todo o processo de arrependimento em um período de dez minutos. Em vez disso, eu penso realmente no sacrifício de Cristo e me maravilho com Seu infinito amor e misericórdia. Ao partilhar do pão e da água, sinto-me verdadeiramente purificada e pronta para melhorar um pouco mais na semana seguinte.

Ao nos arrependermos durante a semana, isso nos dá a chance de valorizar o sacramento pelo milagre que ele representa. O entendimento de que o arrependimento é um processo diário me deu poder para encarar minhas fraquezas com coragem e otimismo. Já não me sinto sozinha com meus problemas. Em vez de me sentir sobrecarregada e desanimada nesses momentos, posso renovar a esperança e alegria que senti no batismo.

Notas

  1. Dallin H. Oaks, “Coisas pequenas e simples”, Liahona, maio de 2018, p. 90.

  2. Ver Thomas S. Monson, “Escolhas”, A Liahona, maio de 2016, p. 86.