1990–1999
A Alegria de Viver o Grande Plano de Felicidade
October 1996


A Alegria de Viver o Grande Plano de Felicidade

Como marido e mulher, vocês podem receber orientação em sua vida, sendo dignos do dom do Espírito Santo pela obediência aos ensinamentos do Salvador.

As escrituras registram; “E Eu, Deus, criei o homem (…); macho e fêmea os criei”.1 Isso foi feito espiritualmente na existência pré-mortal, quando você vivia na presença de seu Pai Celeste. Você já era homem ou mulher antes de vir para a Terra. Você decidiu passar por esta experiência terrena como parte do plano de Deus para você. Os profetas chamam-no de “plano de misericórdia”;2 “Plano Eterno de Libertação”;3 “plano de salvação”4 e, sim, “grande plano de felicidade”5 Esse plano foi-lhe ensinado antes que você viesse para a Terra e você rejubilou-se com o privilégio de participar dele.

A obediência ao plano é um requisito para a felicidade plena nesta vida e para a continuação da alegria eterna além do véu. Algo essencial para Seu plano de felicidade é o arbítrio moral — o direito de efetuar escolhas pessoais. É também essencial o santo privilégio de trazer filhos ao mundo dentro dos laços e compromissos do casamento legal. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno”. “A família foi ordenada por Deus.6 Como marido ou mulher, você tem a responsabilidade de criar os filhos, nutri-los e treiná-los espiritual, emocional e fisicamente.7 Satanás também tem um plano. É um astucioso, sutil e perverso plano de destruição.8 Seu objetivo é levar cativos os filhos do Pai Celeste e frustrar de todas as maneiras possíveis o grande plano de felicidade.

Nosso Pai Celestial investiu Seus filhos e filhas de características peculiares, adaptadas a suas responsabilidades individuais referentes ao cumprimento de Seu plano. Seguir Seu plano significa fazer as coisas que Ele espera de você como filho ou filha, marido ou mulher. Esses papéis são diferentes, mas plenamente compatíveis. No plano do Senhor, são precisos dois — um homem e uma mulher — para formar um todo. Na verdade, marido e mulher não são metades idênticas, mas uma espan-tosa combinação divinamente estabelecida, de aptidões e características que se completam.

O casamento permite que essas diferentes características se unam harmoniosamente — formando um todo — para abençoar o marido e a mulher, os filhos e netos. Para alcançar o máximo de felicidade e de produtividade na vida, ambos, marido e mulher, são necessários. Seus esforços conjugam-se e complementam-se. Cada um possui traços individuais que melhor se adaptam ao papel que o Senhor definiu para a felicidade do homem ou da mulher. Quando utilizadas conforme o Senhor planejou, essas aptidões permitem a um casal pensar, agir e regozijar-se como se fossem uma só pessoa, enfrentar juntos as dificuldades e juntos sobrepujá-las, crescer em amor e entendimento e, por meio das ordenanças do templo, ser selados como um todo, eternamente. Esse é o plano.

Você pode aprender a ser um pai ou uma mãe mais eficiente estudando a vida de Adão e Eva. Adão era Miguel, que ajudou a criar a Terra — uma pessoa gloriosa e magnífica. Eva era sua igual — uma parceira que colaborava plenamente. Depois que eles comeram o fruto, o Senhor falou-lhes. Seus comentários revelam algumas diferentes características de um homem e de uma mulher. A Adão, o Senhor disse: “Comeste da árvore que mandei que não comesses (…) ?”9 A resposta de Adão foi típica de um homem que quer ser considerado tão correto quanto possível. Ele respondeu: “A mulher que me deste e mandaste que ficasse comigo me deu do fruto da árvore e comi”.10 E perguntou o Senhor a Eva: “O que foi que fizeste?”11 Eva, por sua vez, deu uma resposta típica de mulher. Foi muito simples e direta: “A serpente me enganou, e eu comi”.12

Mais tarde, “Adão bendisse a Deus (…) e começou a profetizar concernente a todas as famílias da terra, dizendo: Bendito seja o nome de Deus, pois por causa de minha transgressão meus olhos foram abertos e terei alegria nesta vida, e em carne verei outra vez a Deus”.13 Adão pensava em suas responsabilidades. Estava tentando ajustar seu desempenho aos desejos do Senhor. Eva disse: “Se não fosse pela nossa transgressão, jamais teríamos tido semente, jamais teríamos conhecido o bem e o mal, nem a alegria de nossa redenção, nem a vida eterna que Deus concede a todos os obedientes”.14 Sua reação foi, mais uma vez, típica de mulher. Ela pensava em todos, queria certificar-se de que todos fossem levados em conta. Uma reação não estava mais correta do que a outra. Ambas as perspectivas resultaram dos traços inerentes a homens e mulheres. O Senhor pretende que usemos essas diferenças para executarmos Seu plano de felicidade, crescimento pessoal e desenvolvimento. Conversando entre si, alcançarem um conhecimento mais amplo e mais correto da verdade.

Eles trabalharam juntos.15 Obedeceram ao mandamento de ter filhos.16 Adão e Eva conheceram o plano de felicidade e seguiram-no, mesmo quando isso lhes causava problemas e dificuldades.

Foi-lhes ordenado: “Te arrependerás e invocarás a Deus em nome do Filho para todo o sempre”.17

E eles o fizeram. Além disso, ensinaram aos filhos o plano de felicidade.18 Trabalharam juntos para superar as dificuldades19 e “não cessaram de clamar a Deus”.20

Por causa da obediência de Adão e Eva, o Espírito Santo desceu sobre eles e orientou-os. Como marido e mulher, vocês podem receber orientação em sua vida, sendo dignos do dom do Espírito Santo pela obediência aos ensinamentos do Salvador.

Cuidado com os meios sutis utilizados por Satanás para afastá-los do plano de Deus21 e da verdadeira felicidade. Uma das abordagens mais eficazes de Satanás é aviltar o papel da esposa e da mãe no lar. Esse é um ataque ao ponto central do plano divino de promover o amor entre marido e mulher, de criar filhos em uma atmosfera de entendimento, paz, reconhecimento e apoio. Grande parte da violência tão comum no mundo de hoje é conse-qüência de lares enfraquecidos. Planos do governo ou de outras entidades sociais não corrigirão esse problema de maneira eficaz. Os melhores esforços de escolas e igrejas não podem compensar plenamente a falta do cuidado carinhoso de uma mãe e esposa bondosa no lar.

Esta manhã, o Presidente Hinckley falou sobre a importância da mãe no lar. Estudem a mensagem dele. Como mãe, orientada pelo Senhor, você tece, com fios da verdade, o caráter de seus filhos, por meio de instruções cuidadosas e exemplos dignos. Você instila na mente e no coração de seus filhos confiantes os traços de honestidade, fé em Deus, senso de dever, respeito ao próximo, bondade, autoconfiança e desejo de contribuir, aprender e partilhar. Nenhuma creche pode fazê-lo. Esse sagrado direito e privilégio é seu.

Obviamente, como mulher, você pode sair-se muito bem profissionalmente, mas será este o melhor uso de seus talentos e características femininas divinamente criados? Como marido, não incentive sua mulher a trabalhar para ajudar na responsabilidade, que Deus colocou sobre os ombros do marido de prover o sustento da família, se isso puder ser evitado. Como os profetas têm aconselhado, até onde for possível, com a ajuda do Senhor, o casal deve esforçar-se para manter a mãe no lar.22 Sua presença irá fortalecer a autoconfiança de seus filhos e diminuir as chances de dificuldades emocionais. Além disso, à medida que você ensinar a verdade por preceito e por exemplo, esses filhos irão compreender quem são e o que podem ter como filhos divinos do Pai Celestial.

Sei que falo de uma situação ideal, e você talvez fique perturbado porque sua vida não se ajusta a esse modelo. Prometo que, por meio de sua obediência, sua fé constante em Jesus Cristo e a compreensão de todo o plano de felicidade, ainda que partes importantes dele não se cumpram em sua vida, você as terá na época determinada pelo Senhor. Também prometo que você pode obter crescimento e felicidade significativos agora mesmo, na sua situação como filha ou filho de Deus, cumpra as partes do plano que puder, da melhor maneira possível.

Seu desejo de ser esposa e mãe pode não se realizar completamente nesta vida, mas o será no devido tempo do Senhor, se tiver fé e for obediente para merecê-lo.23 Não se permita desviar do plano de nosso Deus24 para os caminhos do mundo, onde a condição de mãe é depreciada, a feminilidade é desprezada e onde se zomba do papel divinamente estabelecido de esposa e mãe. Deixe o mundo seguir seu próprio caminho. Siga o plano do Senhor para atingir os mais altos níveis de verdadeira realização eterna e felicidade plena. Todas as bênçãos prometidas que você merecer, mas que ainda não recebeu, ser-lhe-ão concedidas nesta vida ou na próxima.25

Costumo entrevistar fortes líderes do sacerdócio. Quando esses homens falam da mulher, fazem-no com profunda ternura e evidente reconhecimento. Muitas vezes, eles vertem lágrimas e sempre dizem: “Ela tem mais espiritualidade, pureza e dedicação do que eu. Ela me motiva a ser uma pessoa melhor. Ela é a força de minha vida. Eu nada conseguiria realizar sem ela. Ela é muito melhor do que eu jamais serei”. Não permita que nossa inépcia em expressar nossos verdadeiros sentimentos a enganem sobre quão valorosa, necessária e amada você é. Sua característica, divinamente concedida, de dar de si mesma sem pedir nada em troca faz com que subestime seu próprio valor.

Agradeço humildemente ao Pai Celestial por Suas filhas, vocês que, de boa vontade, vieram à Terra para viver em circunstâncias tão incertas. A maioria dos homens não seria capaz de suportar as contingências com que se espera que você viva. Os costumes sociais exigem que você aguarde ser pedida em casamento. Espera-se que siga seu marido a qualquer lugar onde o emprego ou o chamado levá-lo. O ambiente e a região em que viverá dependerão da capacidade de seu marido de prover-lhe o sustento, seja esse abundante ou escasso. Você coloca sua vida nas mãos do Senhor cada vez que dá à luz um filho. O marido não faz esses sacrifícios. A bênção de criar os filhos e cuidar do marido muitas vezes se soma a muitas outras tarefas rotineiras. Você faz tudo isso de bom grado porque é mulher. Geralmente não tem idéia de quanto é maravilhosa e capaz, quanto é amada e querida, ou quanto é desesperadamente necessária, pois a maioria dos homens não diz essas coisas de modo tão cabal e freqüente quanto necessário.

Como pode você receber as bênçãos e a felicidade plena em sua experiência na Terra?

  • Aprenda os princípios doutrinários fundamentais do grande plano de felicidade, estudando as escrituras, ponderando-as e orando para compreendê-las. Estude com atenção a proclamação da Primeira Presidência e dos Doze sobre a família.26 Ela foi inspirada pelo Senhor.

  • Dê ouvidos à voz dos profetas antigos e modernos. Suas declarações são inspiradas. Você pode confirmar esses conselhos na mente e no coração, orando a respeito e aplicando-os a sua situação específica. Peça ao Senhor que confirme suas decisões e depois aceite a responsabilidade delas.

  • Obedeça aos sentimentos motivados pelos sussurros do Espírito Santo. Esses sentimentos são resultado de seus atos e pensamentos retos e sua determinação de conhecer a vontade do Senhor e vivê-la.

  • Quando necessário, procure o conselho e a orientação dos pais e dos líderes do sacerdócio.

Certa mãe escreveu: “Como as mulheres pioneiras, (…) reagiram aos desafios de sua época? Elas deram ouvidos à voz do profeta e seguiram-no, porque sabiam que ele expressava a vontade do Senhor. Elas enfrentaram as dificuldades e colheram grandes bênçãos por causa de sua fé e obediência. Suas maiores prioridades não eram segurança, belas casas ou uma boa vida. (…) Elas faziam qualquer sacrifício em favor de seus queridos maridos e filhos”.27

Obviamente não sei como é ser mulher, mas sei o que significa amar uma mulher de todo o coração e alma. Constantemente expresso ao Senhor imenso reconhecimento pelas infinitas bênçãos que eu e nossos filhos recebemos, graças a uma de Suas nobres filhas. Quero que sintam a mesma felicidade que encontramos juntos. Quanto mais seguirmos Seu plano para nossa vida na Terra, maior será nossa felicidade, realização e progresso, mais aptos estaremos para receber as recompensas que Ele prometeu se formos obedientes. Isso testifico, pois o Senhor vive e os ama. Em nome de Jesus Cristo. Amém.