1990–1999
Ouvir pelo Poder do Espírito
October 1996


Ouvir pelo Poder do Espírito

Estamos todos aqui reunidos como crentes nesta causa de Cristo. Cada um de nós é servo Dele na edificação de Seu reino.

Estamos hoje reunidos neste histórico Tabernáculo na Praça do Templo em Salt Lake City. Há muitos outros conosco em milhares de salas e de lares em todas as partes dos Estados Unidos e do mundo. Somos profundamente gratos pelos meios de comunicação, os quais possibilitam que, na maioria dos casos sejamos ouvidos e vistos por vocês. Sentimos sua afeição, seu carinho fraternal, sua fé e suas orações. Muito obrigado a todos.

Após uma conferência anterior, recebemos uma carta da Inglaterra, que gostaria de ler. O autor da carta diz:

“No fim de semana passado, pouco depois de nosso 40° aniversário de casamento, tivemos o grande prazer de reunir os filhos e netos em nossa casa para assistirmos à transmissão da conferência geral. (…)

Recebemos a maravilhosa bênção de, em família, podermos levantar o braço em ângulo reto e apoiar um profeta vivo, seus conselheiros e o Quórum dos Doze em nossa própria casa!

Este é nosso relatório: A votação foi unânime e afirmativa, sem qualquer abstenção ou votos contrários.

Nossos três filhos serviram missões honrosas, para seu grande mérito. Ao retornarem, casaram-se no templo com moças virtuosas e estão criando lindos filhos, dez ao todo. Os adultos servem em posições de liderança e minha mulher e eu também temos o prazer de dizer que estamos em missão de serviço voluntário na Igreja. (…)

Quão doces têm sido as bênçãos do Senhor a toda nossa família!

Nossa família agradece as instruções inspiradoras e os discursos edificantes que foram proferidos. E, sem hesitação, podemos dizer que nossos olhos se encheram de lágrimas enquanto ouvíamos os servos do Senhor. Desfrutamos a alegria de ter sua presença em nossa casa e sentimo-nos vazios quando a transmissão terminou; foi como dizer adeus a entes queridos. Ao final, ajoelhamo-nos em oração e sentimos a confirmação do Espírito.”

É uma enorme responsabilidade dirigir-lhes a palavra no início desta conferência. Vocês reuniram-se para serem incentivados, inspirados, edificados e orientados como membros da Igreja. Estamos todos aqui reunidos como crentes nesta causa de Cristo. Cada um de nós é servo Dele na edificação de Seu reino em preparação para o tempo em que Ele virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Vocês estão reunidos a fim de receber ajuda para os problemas que enfrentam, seus fracassos e suas vitórias. Estão aqui para ouvirem a palavra do Senhor, ensinada por aqueles que, não por escolha própria, foram chamados como mestres desta grande obra.

Oraram para ouvir pronunciamentos que os ajudassem em seus problemas e fortalecessem-lhes a fé. Afirmo-lhes que nós também oramos. Oramos por inspiração e orientação. Trazemos no coração uma súplica constante para que jamais venhamos a desmerecer a grande confiança que o Senhor depositou em nós e que vocês depositaram em nós. Pedimos inspiração para proferir palavras que edifiquem a fé e o testemunho de vocês, palavras que se transformem em respostas às orações daqueles que as ouvirem.

As escrituras asseguram-nos que “aquele que prega [pelo Espírito] e aquele que recebe [pelo Espírito], se compreendem um ao outro, e ambos são edificados e juntos se alegram”. (D&C 50:22)

Há cento e cinqüenta anos, nosso povo estava saindo de Nau voo e atravessando as pradarias de Iowa. Nenhum de nós, com certeza, pode avaliar o sacrifício que eles fizeram, abandonando o conforto do lar a fim de enfrentarem as adversidades de regiões desoladas, numa viagem que não terminaria até chegarem ao vale do Grande Lago Salgado. Seu sofrimento foi imensurável. Eles morreram às centenas por esta causa, da qual cada um de nós faz parte.

Eu estive em Palmyra no verão passado, em Nau voo, em Council Bluffs, no Estado de Iowa, que eles chamavam de Kanesville em homenagem a um leal amigo. Estive no local onde eles se reuniram quando chegaram ao Rio Missouri. Já passei muitas vezes pela trilha que vem do Missouri até este vale. Para mim, essa é sempre uma experiência sagrada. Sou muito grato por nosso legado. Vamos recordá-lo de um modo especial no ano que vem, quando estaremos comemorando a chegada de nossos antepassados pioneiros a este vale.

Temos a bênção de viver numa época melhor. As terríveis perseguições fazem parte do passado. Hoje, somos considerados com respeito por pessoas de todo o mundo. Devemos sempre ser dignos desse respeito. Precisamos conquistá-lo, caso contrário não o teremos. Durante esta conferência, relembraremos esse princípio.

Peço-lhes que ouçam pelo poder do Espírito os oradores que se dirigirão a vocês hoje e amanhã. Não hesito em prometer-lhes que, se o fizerem, serão edificados, e sua resolução de fazer o que é certo se fortalecerá; encontrarão soluções para seus problemas e necessidades e sentirão o desejo de agradecer ao Senhor pelo que ouviram.

Hoje somos uma grande família, espalhada por este vasto mundo. Falamos línguas diferentes, a situação de cada um é diferente, mas em nosso coração bate um testemunho comum: Todos sabemos que Deus vive e está no controle de Sua obra sagrada. Sabemos que Jesus é o nosso Redentor, que é o cabeça desta Igreja, a qual leva Seu nome. Sabemos que Joseph Smith foi e é um profeta e está à frente desta dispensação da plenitude dos tempos; sabemos que, sob sua liderança, o sacerdócio foi restaurado e chegou até nós numa linhagem ininterrupta. Sabemos que o Livro de Mórmon é um testamento verdadeiro da realidade e divindade do Senhor Jesus Cristo. Nosso testemunho dessas e de outras coisas será fortalecido e nossa fé se aprofundará ao participarmos juntos desta assembléia sagrada.

Esta é minha oração em nome de Jesus Cristo. Amém.