1990–1999
Ouvir a Voz do Senhor
October 1996


Ouvir a Voz do Senhor

As pessoas recebem as bênçãos do Senhor quando ouvem e aceitam com humildade e fé as palavras dos profetas.

Ultimamente, tenho refletido em quão importante tem sido para minha vida e a de outras pessoas ouvir a voz do Senhor, em especial quando essa voz nos chega por intermédio de Seus servos e sob a influência do Espírito Santo.

O fato de poder estar aqui esta tarde é uma bênção que devo agradecer a meus pais que, há muitos anos, quando os missionários os visitaram, ouviram pela primeira vez a voz do Senhor por intermédio de Seus servos e foram obedientes a ela. Isso mudou o curso da vida deles e foi uma grande influência na vida de seus filhos e netos.

Como membro da Igreja desde criança, no Uruguai, e como testemunha desta obra maravilhosa em outros países da América do Sul, observei cuidadosamente o efeito que ouvir a voz do Senhor com diligência e humildade causa nas pessoas. Observei o mesmo efeito quando voltei a morar na Espanha e vi a mudança ocorrida na vida de pessoas que ouviram diligentemente os servos do Senhor e desenvolveram fé suficiente para obedecer aos mandamentos. Como escreveu Paulo aos Romanos: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. (Romanos 10:17)

A mesma promessa dada ao povo da [antiga] Israel é válida hoje: “E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus”. (Deut. 28:1-2)

A admoestação para ouvirmos atentamente as palavras do Senhor tem sido repetida em todas as dispensações. Em Seu ministério terreno, o Salvador disse muitas vezes estas palavras: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. (Mateus 11:15; ver também 13:9, 43; Marcos 4:23; Lucas 8:8; 14:35) Ele ensinou também: “(…) quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, (…)”. (João 5:24)

Em Doutrina e Convênios, o prefácio dado pelo Senhor, que conhecemos como Seção 1, começa com as seguintes palavras: “Escutai, ó povo da Minha igreja, diz a voz Daquele que habita no alto e cujos olhos estão sobre todos os homens; sim, na verdade vos digo: Escutai, ó povo de terras longínquas, e vós que habitais as ilhas do mar, escutai juntamente”. (D&C 1:1)

O Rei Benjamim iniciou seu vigoroso sermão da seguinte forma: “(…) Vós que podeis ouvir as palavras que hoje vos direi; pois não ordenei que viésseis aqui para ouvir levianamente as palavras que direi, mas para que me escuteis e abrais os ouvidos para ouvir e o coração para entender e vossa mente para que os mistérios de Deus vos sejam revelados”. (Mosias 2:9)

Nem sempre as pessoas reagem da mesma forma a essa admoestação de abrir os ouvidos para ouvir. Enquanto algumas mostram disposição para ouvir atentamente e ser obedientes às palavras do Senhor, outras parecem fechar os ouvidos, não querendo escutar, tampouco obedecer. Há outros que são vagarosos para ouvir, mas finalmente ouvem e tornam-se obedientes. Para todas essas pessoas, o resultado de sua atitude em relação à voz do Senhor trará conseqüências que, em muitos casos, serão de natureza eterna.

No capítulo 15 de I Samuel, encontramos o exemplo de uma dessas pessoas que fecham os ouvidos, quando Saul, que fora ungido rei de Israel, despreza os conselhos e admoestações do profeta do Senhor e tenta justificar seus erros. Samuel, o profeta, censura Saul e ensina-lhe que “(…) o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”. Depois, ele mostra a Saul as conseqüências de sua atitude: “(…) Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei”. (I Samuel 15:22-23) Pelo exemplo de Saul, aprendemos que o orgulho é um grande obstáculo para se ouvir a voz do Senhor.

No capítulo 5 de II Reis, lemos a história de Naamã, capitão do exército sírio, que procurou a ajuda do profeta Eliseu para ser curado de lepra. O profeta enviou um de seus servos para dizer a Naamã as seguintes palavras: “(…) Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado”. (II Reis 5:10) Essa resposta não agradou a Naamã, que foi embora furioso. Graças, porém, à intervenção de seus servos, que o persuadiram a seguir as instruções do profeta, Naamã finalmente “(…) desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado”. (Vers.14) Com essa experiência, aprendemos que freqüentemente as palavras dos profetas não vão ao encontro de nossas expectativas ou de nossa maneira de ver as coisas. Às vezes, parece que precisamos de alguém mais, além dos profetas, para persuadir-nos a ouvir a voz do Senhor.

No capítulo 17 de I Reis, lemos a respeito de uma humilde viúva que morava em Sarepta durante uma época de seca e grande escassez de alimentos. Essa mulher humilde possuía, para si e para o filho, apenas um punhado de farinha e um pouco de azeite, com o que tencionava preparar uma última refeição antes de morrer. O profeta Elias pediu-lhe que primeiro lhe desse algo para comer, com a promessa de que, se assim fizesse, a farinha e o óleo não acabariam até que voltasse a chover. “E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias.” (I Reis 17:15-16) Vemos, assim, que as pessoas recebem as bênçãos do Senhor quando ouvem e aceitam com humildade e fé as palavras dos profetas.

Resumindo, a voz do Senhor pode ser recebida ao ouvirmos Seus servos, estudarmos as escrituras e estarmos receptivos à inspiração do Espírito Santo. E aqueles que não apenas ouvem, mas também obedecem à voz do Senhor, Ele chama de “meus eleitos”, “(…) pois os Meus eleitos ouvem a Minha voz e não endurecem os seus corações”. (D&C 29:7)

Acredito que nossa capacidade e disposição para ouvir pode aumentar, e que nossos ouvidos podem abrir-se para escutar claramente a voz do Senhor. Na Seção 136, versículo 32, encontramos uma diretriz que nos ajudará a agir dessa forma: “Que o que for ignorante se humilhe e busque ao Senhor seu Deus, e assim adquira sabedoria, para que os seus olhos se abram e ele possa ver, e seus ouvidos se destapem e ele possa ouvir”. (D&C 136:32) Orando e sendo humildes, podemos desenvolver e melhorar nossa capacidade de dar atenção às palavras de vida que nos abençoarão e abençoarão nossa família.

Esta conferência é uma grande oportunidade para ouvirmos a voz do Senhor, seguirmos os conselhos que nos foram dados e obedecermos aos ensinamentos que estamos recebendo. Sei que Deus, o Pai Eterno, vive, que Jesus Cristo também vive e é o nosso Salvador, nosso Redentor. Sei que o Presidente Gordon B. Hinckley é um profeta de Deus e que esta é a Igreja verdadeira. Testifico a veracidade do Livro de Mórmon e o papel divinamente ordenado do profeta Joseph Smith. Testifico isso em nome de Jesus Cristo. Amém.