Seminários e Institutos
14: Romanos FÉ E OBRAS


14

Romanos

FÉ E OBRAS

OBJETIVO

Ajudar os alunos a entenderem a relação entre a fé, a graça e as obras em seu progresso rumo à vida eterna.

ANTES DO VÍDEO

ATIVIDADE

Peça aos alunos que leiam Moisés 1:39 e descubram qual é a obra de Deus. Diga-lhes que no mundo há muitas idéias falsas sobre a maneira de alcançar a salvação. Peça aos alunos que cheguem a uma conclusão: a imortalidade vem por meio da fé, das obras, da graça ou por meio de uma combinação das três coisas? E a vida eterna, vem por meio da fé, das obras, da graça ou uma combinação das três?

Nota: Se desejar, defina os termos a seguir:

  • Fé: Confiança — crença em Jesus Cristo e Sua Expiação.

  • Obras: Ações — obedecer aos mandamentos, guardar nossos convênios, realizar ordenanças e desenvolver atributos divinos.

  • Graça: Auxílio — ajuda divina concedida por meio do amor e misericórdia de Jesus Cristo.

USO DO VÍDEO

Fé e Obras 8:32

ATIVIDADE DE BUSCA

Diga aos alunos que esta lição os ajudará a compreender como a fé, a graça e as obras nos permitem alcançar a salvação. Enquanto eles assistem ao vídeo, peça-lhes que identifiquem as diferentes opiniões que os esquiadores têm sobre as estratégias de sobrevivência.

APRESENTAÇÃO DO VÍDEO

O vídeo é uma analogia sobre como podemos ser salvos. Três homens estão tentando chegar ao Pólo Norte quando uma forte tempestade se abate sobre eles e força-os a adiar a expedição e ameaça sua sobrevivência. Eles discutem o que devem fazer para saírem com vida.

DEPOIS DO VÍDEO

DISCUSSÃO

Pergunte aos alunos quais eram as preocupações dos esquiadores depois da tempestade. O que cada esquiador achava que deveria fazer para sobreviver? Qual foi o papel do piloto? (Prover o apoio que lhes permitiria continuar vivos). Diga aos alunos que, como o primeiro esquiador, algumas pessoas acreditam que somos salvos somente por nossas próprias obras. Outros, como o segundo esquiador, crêem que somos salvos apenas por meio da graça de Deus e não precisamos fazer nada por nós mesmos. Já outros, como o terceiro esquiador, sabem que somos salvos por meio da graça de Deus depois de termos dado o máximo de nós. Ajude seus alunos a identificarem como é falsa a idéia de que podemos salvar a nós mesmos por meio de nossas obras, ou que não podemos fazer nada para sermos salvos.

COMPREENDER PAULO

Diga aos alunos que, assim como o primeiro esquiador, alguns dos ouvintes de Paulo não conseguiam mais se dar conta do poder de Deus para salvá-los. Estavam tão envolvidos no cumprimento da lei de Moisés que não reconheciam que a salvação se dava por meio do Salvador. Assim, Paulo passou a maior parte de seu tempo pregando sobre a graça em vez das obras. Diga aos alunos que podemos ser levados a uma falsa compreensão de como somos salvos caso baseemos nossa crença apenas em alguns versículos isolados das escrituras. Para ilustrar esse ponto, leia I Coríntios 15:21–22 e pergunte aos alunos se eles acham que o dom gratuito de Deus descrito nesses versículos é a imortalidade ou a vida eterna. Use alguns dos outros exemplos abaixo ou todos eles:

Passagens das escrituras sobre as obras

Pergunte aos alunos como eles diriam estar salvos caso baseassem todas as suas crenças relativas à salvação em Deuteronômio 10:12–13 (ou Mateus 5:48, ou Filipenses 2:12).

Passagens sobre a fé e a graça

Pergunte aos alunos como eles diriam estar salvos caso baseassem todas as suas crenças relativas à salvação em Gálatas 2:16 e Efésios 2:8–9.

Epístolas de Paulo como um todo

Diga aos alunos que justificar significa encontrar-se inocente de pecados. Peça aos alunos que leiam Romanos 3:24 e pergunte: “Como somos justificados?” (Pela graça.) Em seguida, peça-lhes que leiam o versículo 28 e faça a mesma pergunta. Somos salvos pela graça e pela fé. Peça-lhes que leiam Romanos 2:13 para verificar quem será justificado. (Ver também 2 Néfi 25:23.)

RESUMO

Somos salvos pela graça de Jesus Cristo por meio de Seu sacrifício expiatório. A imortalidade (ressurreição) é um dom gratuito que todos recebemos por causa de Sua graça. A vida eterna também é um dom da graça, mais está condicionada ao esforço máximo de cada pessoa. Quem se empenha ao máximo para seguir a Cristo recebe a promessa de Sua ajuda e força para realizar obras das quais não seria capaz de outra forma. (Ver II Coríntios 9:8.) Por meio de Sua graça, recebemos uma medida de fé (ver Romanos 12:3), e por meio da fé (confiança em Cristo), agradamos a Deus. (Ver Hebreus 11:6.) Nossa fé é aperfeiçoada por meio de nossas obras. (Ver Tiago 2:22.) Portanto, alcançamos a vida eterna por meio de Cristo ao vivermos Seus mandamentos e aperfeiçoarmo-nos Nele. (Morôni 10:32)