Seminários e Institutos
5: Mateus 9 ‘A TUA FÉ TE SALVOU’


5

Mateus 9

“A TUA FÉ TE SALVOU”

OBJETIVO

Mostrar a importância da fé na cura tanto do corpo como do espírito.

ANTES DO VÍDEO

ENSINAMENTO DAS ESCRITURAS

Peça aos alunos que leiam Mateus 9 e relacionem as enfermidades físicas que Jesus curou. Peça a alguém que explique o significado do verbo “salvar” nessa passagem. (Significa curar.) Peça aos alunos que consultem a referência do versículo 12 com o versículo 22 a fim de reforçar a idéia de que “salvar” neste caso diz respeito à saúde e bem-estar físicos. Relacione alguns problemas físicos que o Senhor, como “médico”, pode curar. (Pensar mal, v. 4; pecar, v. 13; ridicularizar e ser descrente, v. 24.)

Faça as perguntas a seguir:

  • A seu ver, por que Mateus incluiu seu próprio chamado como Apóstolo numa seção das escrituras dedicada à cura?

  • Qual era a profissão de Mateus?

  • Como o fato de abandonar sua profissão de coletor de impostos era semelhante ao episódio em que o homem se restabeleceu de sua doença?

ENSINAMENTO DAS ESCRITURAS

Leia Lucas 17:11–19 com os alunos. Peça-lhes que marquem a frase “ficaram limpos”, salientando a cura da doença dos dez leprosos, no versículo 14. Peça-lhes também que marquem a frase “a tua fé te salvou” no versículo 19. O leproso que expressara fé ao voltar e agradecer recebeu também a cura espiritual. Jesus limpara os dez leprosos, mas apenas o samaritano que dera graças foi curado tanto física quanto espiritualmente.

CITAÇÃO

Leia a seguinte citação do Presidente Harold B. Lee: “Os maiores milagres que vejo hoje não são necessariamente a cura de corpos enfermos, mas a cura de almas doentes, as que estão enfermas na alma e no espírito e estão abatidas e angustiadas”. (Conference Report, abril de 1973, p. 178; ou Ensign, julho de 1973, p. 123)

USO DO VÍDEO

“A Tua Fé Te Salvou” 16:42

ATIVIDADE DE BUSCA

Incentive os alunos a identificarem as maneiras pelas quais a família Lyman precisa ser curada, tanto física quanto espiritualmente.

APRESENTAÇÃO DO SEGMENTO 1

O segmento 1 (7:56) apresenta a família Lyman e algumas das dificuldades que eles enfrentam. Peggy, a mãe, está no hospital sofrendo de uma doença que põe em risco sua vida. Paul, o marido, está sobrecarregado ao lidar com a esposa gravemente enferma e dois filhos adolescentes. Brent e Alicia, os filhos, estão no centro da crise familiar.

ATIVIDADE

Com a ajuda da classe, relacione no quadro-negro os problemas de cada membro da família. (Peggy, a mãe: problemas graves de saúde; Paul, o pai: dúvida e descrença; Brent: sentimento de inadequação; Alicia: culpa e sensação de não ser amada.)

PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR

Os problemas físicos são facilmente visíveis; os espirituais, por outro lado, nem sempre são tão perceptíveis. No entanto, todos nós temos dificuldades espirituais e precisamos buscar o Salvador para sermos curados. Use as escrituras a seguir para ilustrar esse princípio: Isaías 53:5; Mateus 13:15; 2 Néfi 25:13; 3 Néfi 9:13.

DISCUSSÃO

Pondere com a classe qual expressão de fé precisaria ocorrer na vida de cada membro da família Lyman para que eles fossem curados.

Faça as perguntas a seguir:

  • Se a mãe sobreviver, que efeito sua cura física poderá exercer sobre os demais membros da família?

  • Se ela morrer, o efeito será diferente?

  • O que determinaria a diferença?

Nota: Muitas vezes, as pessoas ficam desconcertadas quando alguém recebe bênçãos, mas morrem. Ajude os alunos a entenderem que algumas pessoas não são curadas de doenças físicas por não terem fé. Outras não são curadas porque o Senhor pode ter outro propósito para elas ou a missão individual delas na Terra foi concluída.

As vezes, a morte e outras tribulações ocorrem simplesmente como parte da vida mortal. Em muitos casos, aceitar a morte é uma questão de fé, pois desconhecemos os motivos.

ATIVIDADE DE BUSCA

Peça aos alunos que tentem identificar o desenvolvimento da fé nos membros da família Lyman.

APRESENTAÇÃO DO SEGMENTO 2

O segmento 2 (8:46) mostra como a fé da família Lyman é testada por suas circunstâncias.

DEPOIS DO VÍDEO

DISCUSSÃO

Discuta o desenvolvimento da fé dos membros da família. O que parece fazer a diferença para cada membro da família?

ENSINAMENTO DAS ESCRITURAS

Estude a história em Marcos 5 da cura da filha de Jairo. Peça aos alunos que identifiquem e marquem as demonstrações de fé do pai. (Ver os versículos 22—24.)

CONCLUSÃO

Leia a seguinte citação, relativa a Marcos 5:23, do Élder Howard W. Hunter: “Essas não são apenas as palavras de fé de um pai arrasado pela dor, mas também um lembrete para nós de que tudo que é tocado pelas mãos de Jesus vive. Se Jesus põe as mãos num casamento, ele vive. Se uma família permitir que Ele imponha Suas mãos sobre ela, ela viverá”. (Conference Report, outubro de 1979, p. 93; ou Ensign, novembro de 1979, p. 65)

Discuta maneiras pelas quais os alunos podem demonstrar fé e permitir que o Senhor os cure.