Biblioteca
Mundo espiritual


“Mundo espiritual”, Tópicos e Perguntas, 2023

Imagem
raios de luz vindo através das nuvens

Guia de Estudo do Evangelho

Mundo espiritual

Onde os espíritos habitam entre a morte e a ressurreição

Você já se perguntou sobre o que acontece depois da morte? O evangelho de Jesus Cristo ensina claramente que a vida na Terra não é tudo o que existe. Já tínhamos um corpo espiritual antes de nascermos e continuaremos a viver após a morte. Depois da morte, vamos ao mundo espiritual para esperar pela nossa ressurreição. O evangelho de Jesus Cristo também é ensinado no mundo espiritual. Como toda alma é preciosa para Deus, Jesus Cristo providenciou um meio de salvação para aqueles que morreram sem a oportunidade de receber o evangelho.

O que é o mundo espiritual?

O mundo espiritual é onde ficam temporariamente os espíritos dos mortos enquanto aguardam a ressurreição. O mundo espiritual consiste em paraíso e prisão espiritual. O evangelho de Jesus Cristo é pregado àqueles que não tiveram a oportunidade na vida mortal de aceitar o evangelho e receber as ordenanças de salvação e exaltação.

Visão geral do tópico: Mundo espiritual

Guia de estudo do evangelho relacionados a esse assunto: Plano de salvação, Ressurreição, Ordenanças vicárias para os mortos, Participar do trabalho de templo e história da família

Seção 1

Há vida após a morte

Imagem
Menina colocando flores numa sepultura

A morte de um amigo ou ente querido traz dor e tristeza. Embora lamentar a perda de outras pessoas seja parte de nossa experiência mortal, as escrituras dizem que Jesus Cristo removeu “o aguilhão da morte” por meio de Sua Ressurreição dos mortos (Mosias 16:8; Alma 22:14; Mórmon 7:5). Graças ao fato de que Jesus Cristo rompeu as ligaduras da morte, todos nós viveremos novamente (ver Alma 11:42–43). Quando morremos, nosso corpo físico e nosso corpo espiritual se separam. Nosso corpo espiritual “é então designado a um lugar de acordo com [nossas] obras, com os justos ou com os injustos, para aguardar ali a ressurreição”.1 (Ver Alma 40:11–13.)

Coisas em que pensar

  • O élder Weatherford T. Clayton observou: “O mundo vê o nascimento e a morte como o começo e o fim. Mas, por causa do plano sagrado de Deus, sabemos que o nascimento e a morte são, na verdade, apenas marcos em nossa jornada para a vida eterna com nosso Pai Celestial”.2 Como essa perspectiva pode prepará-lo para o momento em que alguém que você ama morre?

  • Leia 1 Coríntios 15:51–55, 57. Pense em uma ocasião em que alguém de quem você gostava muito morreu. Como o conhecimento de que Jesus Cristo venceu a morte o ajudou? Como você pode usar esse conhecimento para fortalecer outras pessoas que têm dúvidas sobre a morte e o que acontece quando perdemos alguém?

Atividade para aprender com outras pessoas

  • Para ajudar aqueles que não estão familiarizados com o conceito de corpo espiritual, use uma luva para representar o corpo físico e sua mão para representar um espírito. Coloque a mão dentro da luva e saliente que a luva só está “viva” quando a mão está dentro dela. Depois, tire a mão da luva e explique-lhes que a mão continua a viver, não importa o que venha a acontecer com a luva. Você pode então colocar a luva de volta e explicar que, depois de ressuscitarmos, o espírito e o corpo nunca mais serão separados. (Ver Alma 11:45.)

Saiba mais

Seção 2

O que sabemos sobre o mundo espiritual?

Imagem
Túmulo vazio

Quando morremos, nosso corpo espiritual vai para o mundo espiritual. No mundo espiritual, o espírito daqueles que são justos “será recebido num estado de felicidade, que é chamado paraíso, um estado de descanso, um estado de paz, onde descansará de todas as suas aflições e de todos os seus cuidados e tristezas” (Alma 40:12). “[Aqueles] que (…) [morreram] em seus pecados, sem conhecimento da verdade ou em transgressão, tendo rejeitado os profetas” são os espíritos que estão em prisão (Doutrina e Convênios 138:32, ver também 1 Pedro 3:18–20).

Coisas em que pensar

  • Os espíritos que estão em prisão podem receber os ensinamentos do evangelho de Jesus Cristo. A condição de alguns espíritos na prisão às vezes é chamada nas escrituras de “inferno”, ou o lugar temporário onde os infiéis e aqueles que não receberão o evangelho sofrem até sua ressurreição (ver Doutrina e Convênios 76:81–85). As pessoas que decidirem não se arrepender de seus pecados ou não aceitarem o evangelho de Jesus Cristo sofrerão por seus próprios pecados antes de serem salvas em um reino de glória na eternidade (ver Doutrina e Convênios 19:16–18). Como essa passagem pode ajudá-lo a entender melhor a situação daqueles que estão na prisão espiritual?

  • O espírito dos justos vai para o paraíso e “será recebido num estado de felicidade (…), um estado de descanso, um estado de paz, onde descansará de todas as suas aflições e de todos os seus cuidados e tristezas” (Alma 40:12). Como essa verdade aumenta seu desejo de guardar os mandamentos de Deus e viver em retidão?

Atividade para aprender com outras pessoas

  • Para aprender o que as escrituras ensinam sobre o mundo espiritual, crie duas colunas no papel e escreva de um lado “Justos” e do outro, “Iníquos”. Depois, estude Atos 40:6–14 e Doutrina e Convênios 138:12–14, 20–22. Debata o que você descobriu nessas passagens de escrituras.

Saiba mais

Seção 3

O evangelho está sendo pregado no mundo espiritual

Imagem
moça

Você já pensou no que acontece com as pessoas que morrem sem nunca ter conhecido o evangelho de Jesus Cristo ou sem ter a oportunidade de receber as ordenanças de salvação e exaltação? Um Pai Celestial sábio e amoroso preparou um meio para que todos os Seus filhos retornem e vivam com Ele se desejarem. O profeta Joseph Smith disse aos membros da Igreja: “Entoem os mortos hinos de eterno louvor ao Rei Emanuel, que estabeleceu, antes da fundação do mundo, aquilo que nos permitiria redimi-los de sua prisão; pois os prisioneiros serão libertados” (Doutrina e Convênios 128:22).

Em 1918, o presidente Joseph F. Smith teve uma visão celestial do mundo espiritual. Os detalhes dessa visão, registrados em Doutrina e Convênios 138, esclarecem nossa compreensão de como Jesus Cristo tornou possível para aqueles que estavam na prisão espiritual aprenderem o evangelho, arrependerem-se e receberem as ordenanças essenciais do sacerdócio.

Coisas em que pensar

  • Leia Doutrina e Convênios 138:16–19, 50–52. De acordo com esses versículos, de que maneira todo o mundo espiritual é como uma prisão mesmo para os espíritos justos? (Ver também 1 Pedro 3:18–20; 4:6.) Que emoções essas pessoas tiveram no paraíso com a morte de Jesus Cristo e Sua aparição no mundo espiritual?

  • Leia Doutrina e Convênios 138:29–37, 57–59 e identifique como as bênçãos do evangelho estão acessíveis às pessoas que morreram sem receber o evangelho nesta vida. O que significa para você que seus antepassados podem ser salvos por causa do que Jesus Cristo fez?

Atividade para aprender com outras pessoas

  • O presidente Russell M. Nelson declarou: “Sempre que vocês fazem alguma coisa para ajudar alguém — nos dois lados do véu — a fazer os convênios fundamentais com Deus e receber as ordenanças essenciais de batismo e do templo, você está ajudando na coligação de Israel”.3 Debata maneiras de ajudar aqueles que morreram a serem redimidos e a receber as ordenanças essenciais. Peça aos alunos que já participaram desse trabalho para relatarem suas próprias experiências.

Saiba mais

Notas

  1. Joseph Fielding Smith, Answers to Gospel Questions, 1958, vol. 2, p. 85.

  2. Weatherford T. Clayton, “O glorioso plano de nosso Pai”, A Liahona, maio de 2017, p. 26.

  3. Russell M. Nelson, “Juventude da promessa”, Devocional mundial para os jovens, 3 de junho de 2018, Biblioteca do Evangelho.