2021
Nem tudo é como esperamos, mas tudo é como Deus espera
Agosto de 2021


Mensagem da Área

Nem tudo é como esperamos, mas tudo é como Deus espera

Ao se depararem com o local da cidade de Sião em 1831, os santos se deram conta de que as coisas não aconteceriam como eles esperavam. O Senhor então os convidou: “Escutai, ó élderes de minha igreja, e dai ouvidos à minha palavra, e aprendei de mim a minha vontade concernente a vós, e também a esta terra para a qual vos enviei” (D&C 58:1).

Como parte da Restauração da Igreja de Jesus Cristo, os pioneiros atravessaram a pé os Estados Unidos, do Leste ao Oeste, por mais de 2 mil quilômetros, enfrentando neve e muitos outros desafios. Muitos até sacrificaram a própria vida.

O motivo? “Talvez um dos motivos desse sacrifício e dessa perseverança tenha sido nos deixar um legado de fé que nos ajude a sentir a responsabilidade premente que temos de prosseguir no estabelecimento e na edificação da Igreja em todo o mundo” (M. Russell Ballard, “Fé a cada passo”, A Liahona, janeiro de 1997, p. 24).

Ainda hoje, em 2021, nem tudo está acontecendo como esperamos, mas a mensagem do Senhor por meio de Seu profeta não mudou. Seu convite não mudou. Na Conferência Geral de Abril de 2021, o presidente Russell M. Nelson nos convidou a refletir sobre “o que estamos aprendendo e que jamais esqueceremos”. O convite não mudou, porque somos chamados a continuar aprendendo.

Em outra conferência, o presidente Nelson nos convidou a “Ouvir o Senhor”. Ouvir e aprender faz parte de nosso processo de aprendizado, conduz-nos a experiências que se transformam em testemunho e em passos de conversão.

Queridos irmãos, irmãs, jovens e crianças, vivemos um momento em que nos tornamos os pioneiros modernos. Não estamos atravessando a neve, mas estamos passando por uma pandemia. A visão profética para nossos dias não mudou. O presidente Nelson declarou: “Espero que tenham desenvolvido maior capacidade de ouvir o Senhor e de receber revelação pessoal. As provações geralmente são oportunidades de crescimento que não viriam de nenhuma outra forma” (Russell M. Nelson, “O que estamos aprendendo e que jamais esqueceremos”, Conferência Geral de Abril de 2021, Liahona, maio de 2021, p. 78).

Temos tido oportunidades de permitir que Deus prevaleça em nossa vida, de conhecê-Lo melhor, de nos aproximar mais de nossos entes queridos por meio do estudo centralizado no lar e de fazer o trabalho de templo e história da família. Temos a oportunidade de ser mais amorosos e pacientes para com nosso próximo, de levar um senso de pertencimento e inclusão para todos os filhos de Deus, de participar mais do trabalho missionário por meio das mídias sociais. Aprendemos em 2 Néfi 26:28: “Eis que ordenou o Senhor a alguém que não participasse de sua bondade? Eis que vos digo: Não; mas todo homem tem tanto privilégio quanto qualquer outro e nenhum é excluído”.

Ao nos unirmos de todo o coração a essa fé, às palavras dos profetas e à visão da Igreja para a Área Brasil, saberemos que somos esses pioneiros modernos, e que deixaremos um legado de crescimento da Igreja em nosso amado país por meio do trabalho missionário, das ordenanças do templo, da retenção de conversos e de mais missionários compartilhando as verdades da Restauração.

Assim como os antigos pioneiros, fazemos parte do estabelecimento do reino de Deus, da coligação de Israel e da preparação para a Segunda Vinda de Cristo. O Senhor confia em nós. Não podemos desistir. Precisamos manter nossa fé. Que apliquemos os seguintes ensinamentos de nosso profeta: “A fé em Jesus Cristo é o alicerce de toda crença e o meio pelo qual temos acesso ao poder divino. (…) O evangelho de Jesus Cristo é exatamente o que necessitamos neste mundo conturbado, conflituoso e desgastante” (Russell M. Nelson, “Cristo ressuscitou; a fé que temos Nele moverá montanhas”, Liahona, maio de 2021, pp. 102, 101). Temos o evangelho, temos uma porção de fé, temos profetas e oportunidades de crescimento pela frente. Desfrutem! Tudo será como Deus espera!