2021
Fortalecer meu relacionamento com o Pai Celestial e Jesus Cristo
Agosto de 2021


Jovens adultos

Fortalecer meu relacionamento com o Pai Celestial e Jesus Cristo

Sempre me pareceu abstrato desenvolver um relacionamento mais forte com Eles, até que tentei algo novo.

Imagem
woman praying in meadow at sunset

Fotografia com participação de modelo

Quanto mais o tempo passa, mais percebo o quanto valorizo os relacionamentos — seja com amigos, familiares ou até com os entregadores que sempre me trazem minha mais recente encomenda feita on-line (que sejam abençoados).

E há anos sei que o conselho frequente dos líderes da Igreja de edificarmos relacionamentos com o Pai Celestial e o Salvador é verdadeiro e importante.1

Mas antes eu simplesmente não conseguia encontrar um modo de fazer isso de verdade.

Relacionamentos terrenos com meus amigos e familiares envolvem longas conversas, piadas que só nós entendemos e muitas horas de convívio. Então, a ideia de ter um relacionamento pessoal com meu Pai Celestial e Jesus Cristo, que não estão fisicamente presentes, sempre me pareceu algo bastante abstrato.

Entretanto, ao ponderar, compreendi que o relacionamento de cada pessoa com o Pai Celestial e Jesus Cristo é pessoal e ímpar. Então, e se eu usasse algumas abordagens práticas que me ajudaram a desenvolver relacionamentos fortes com entes queridos aqui na Terra no relacionamento com Eles?

Essa ideia era a centelha de que eu precisava.

Decidi testá-la e fazer uma reavaliação de meu relacionamento com Eles ao fim de dez dias.

Dez maneiras de fortalecer relacionamentos

Ao ponderar maneiras de me aproximar mais do Pai Celestial e do Salvador, pesquisei dez dicas básicas de relacionamentos que sempre são citadas por profissionais e as combinei com conselhos proféticos para lhes dar um cunho espiritual.

Aqui estão as dez dicas:

  1. Comunique-se com franqueza, em voz alta e com real intenção por meio da oração.2

  2. Seja um bom ouvinte.3

  3. Demonstre apreço por Eles.4

  4. Faça sacrifícios por Eles.5

  5. Aprenda sobre Eles.6

  6. Passe tempo de qualidade com Eles.7

  7. Sirva ao lado de outras pessoas.8

  8. Demonstre a Eles confiança e comprometimento.9

  9. Admita os próprios erros.10

  10. Aprenda como Eles demonstram amor por você.11

Para começar, decidi aprender sobre meu Pai Celestial e o Salvador (nº 5), passar tempo de qualidade com Eles (nº 6) e aprender de que maneira Eles me ofereciam amor (nº 10).

1. Aprender sobre Eles

Para aprender mais sobre Eles, concentrei-me no estudo de Seu caráter e de Suas qualidades. Estudei “O Cristo Vivo”, histórias de milagres no Livro de Mórmon e discursos da conferência geral. Também assisti aos vídeos da Bíblia e do Livro de Mórmon que a Igreja produziu para visualizar melhor os atributos do Salvador e como Ele ensinava e interagia com os outros.

Um atributo do Salvador que estudei foi Sua disposição para fazer a vontade do Pai (ver 3 Néfi 11:11). Não consigo compreender como alguém — mesmo sem ter cometido erro algum — Se dispôs a sofrer e morrer por todos os erros, tristezas, pecados e dores que a humanidade inteira já vivenciou e vivenciará. No entanto, alguém Se dispôs.

Foi Ele.

Sempre tive fé Nele, mas ponderar Seu amor e Sua vontade de entregar a vida por mim aprofundou minha fé, minha gratidão e meu próprio desejo de segui-Lo. E Sua coragem me inspirou a prosseguir com fé e esperança mesmo às vezes enfrentando ansiedade e medo do desconhecido.

Em seguida, voltei a atenção para o caráter do Pai Celestial.

Sofri de perfeccionismo durante a maior parte da vida e tendia a imaginá-Lo como uma figura irada quando eu O decepcionava com minhas fraquezas e meus erros.

Mas, ao estudar mais sobre Sua natureza, aprendi que Ele não é um ser impiedoso (ver Alma 32:22). Ele é paciente, bondoso e amoroso (ver 2 Pedro 3:9). Está sempre desejoso de me perdoar (ver Mosias 26:29–31). Ele é meu maior incentivador (ver 2 Néfi 26:24).

E compreendi que Ele de fato é meu Pai e eu sou Sua filha divina. Ele me ama completamente (ver João 3:16–17) e simplesmente deseja que eu volte à Sua presença.

Aprender sobre a natureza do Pai Celestial e de Jesus Cristo mudou totalmente minha percepção de como Eles Se sentem a meu respeito e de quão presentes Eles de fato estão em minha vida. E compreendi que Eles não são estranhos para mim — eu Os conheço desde o princípio e Eles também sempre me conheceram.

2. Passar tempo com Eles

Imagem
young man gazing at sky

Fotografia: Getty Images

Assim como posso tirar algumas horas para visitar uma amiga, comecei a reservar tempo para passar com o Pai Celestial e o Salvador todos os dias. Fiz orações mais profundas e em voz alta e reservei tempo para ouvir. Escutei meus hinos favoritos e ponderei sobre eles. Meditei. E como os templos estavam fechados (por causa da Covid-19), passei a fazer caminhadas tranquilas.

Geralmente escuto um podcast ou um audiolivro quando saio para andar. Mas, durante essas caminhadas, desconectei-me do mundo. Escolhi ouvir a Eles. Ao fazer isso, minha sensibilidade ao Espírito aumentou e consegui reconhecer e ponderar sobre os ricos detalhes do mundo e sobre meu propósito.

Percebi o quanto o Pai Celestial e o Salvador pensam em Suas criações — inclusive em mim.

Senti muito poder espiritual fluir desses momentos sossegados e de qualidade com meu Pai Celestial e o Salvador. Reconheci mais minhas bênçãos, senti maior gratidão pela vida em geral, recebi mais certeza de minhas decisões e pude sentir Sua serena força me suster.

Exatamente como em qualquer outro relacionamento, priorizar tempo de qualidade nos aproximou muito.

3. Reconhecer como Eles demonstram amor por mim

Cada um de nós recebe melhor o amor de uma maneira específica.12 Pensei nas demonstrações de amor das pessoas por mim e quais delas mais me marcaram ao longo dos anos. Dei-me conta de que sempre me senti mais amada por meio de palavras significativas.

E, quando compreendi isso, compreendi também que, para mim, as mais profundas respostas a orações ou o maior consolo que recebi do Pai Celestial ou do Salvador sempre se deram por meio de palavras, quer tenham vindo de alguém que foi inspirado a conversar comigo, quer por meio de verdades encontradas em escrituras, livros ou belas citações de profetas e apóstolos. As palavras sempre preencheram minha alma e me trouxeram mais consolo do que qualquer outra coisa.

Pensei também em como Eles me oferecem amor de outras formas, como por meio de entes queridos, desconhecidos e até por meio de agradáveis “coincidências” e misericórdias. Não pude conter as lágrimas quando reconheci como Eles me mostram amor de tantas maneiras, mas especialmente da maneira que mais me satisfaz. Eles verdadeiramente nos conhecem e sabem como nos alcançar de modo pessoal e certeiro.

Nós também podemos mostrar amor por Eles da melhor forma que soubermos — compartilhando o evangelho, seguindo-Os e servindo ao próximo.

Caso precise de ajuda para reconhecer como Eles mostram amor por você, peça-a ao Pai Celestial. Ele lhe indicará.13

Edificar relações reais

Essa experiência me proporcionou a visão de quanta força espiritual posso obter ao priorizar meu relacionamento com o Pai Celestial e o Salvador.

E pretendo continuar a utilizar essas dicas. Agora vejo verdadeiramente meu relacionamento com Eles como real, poderoso, precioso e eterno. Eles não são intangíveis, como eu pensava.

Eles estão conosco. Estão nos detalhes. Estão prontos para nos inundar de força, consolo, sabedoria, orientação e paz, sobretudo quando reservamos tempo e espaço para Eles em nossa vida.

Experimente seus próprios métodos de aproximação com Eles e veja o que acontece! Posso testificar que, ao priorizarmos esses relacionamentos vitais e Os seguirmos, conseguiremos acessar a influência curadora do Salvador, avançar com fé (ver Filipenses 4:13) e encontrar maior confiança e alegria.

Falo por experiência própria.

Notas

  1. Ver James E. Faust, “A Personal Relationship with the Savior”, Ensign, novembro de 1976, p. 58.

  2. Ver “Como Posso #OuvirOSenhor: Élder Jeffrey R. Holland” (vídeo), ChurchofJesusChrist.org/media.

  3. Ver Russell M. Nelson, “Ouvir o Senhor”, Liahona, maio de 2020, p. 88.

  4. Ver Thomas S. Monson, “O divino dom da gratidão”, A Liahona, novembro de 2010, p. 87.

  5. Ver Dallin H. Oaks, “Sacrifício”, A Liahona, maio de 2012, p. 19.

  6. Ver Russell M. Nelson, “Profetas, liderança e lei divina”, devocional mundial para jovens adultos, 8 de janeiro de 2017, broadcasts.ChurchofJesusChrist.org.

  7. Ver M. Russell Ballard, “How I Hear Him in Still and Quiet Moments”, publicação em blogue, 17 de julho de 2020, ChurchofJesusChrist.org.

  8. Ver Cristina B. Franco, “A alegria do serviço abnegado”, Liahona, novembro de 2018, p. 55.

  9. Ver Russell M. Nelson, “Permita que Deus prevaleça”, Liahona, novembro de 2020, p. 92.

  10. Ver Russell M. Nelson, “Podemos agir melhor e ser melhores”, Liahona, maio de 2019, p. 67.

  11. Ver Dieter F. Uchtdorf, “O amor de Deus”, A Liahona, novembro de 2009, p. 21.

  12. Ver Gary Chapman, The 5 Love Languages: The Secret to Love That Lasts, 2010.

  13. Ver Sheri L. Dew, Worth the Wrestle, 2017, pp. 8, 9, 41.