2021
Vencer o debate
Agosto de 2021


Vencer o debate

Aprendi que o amor de Deus por nós não se baseia em nosso nível educacional ou profissional nem na capacidade de vencer um debate.

Imagem
cell phone screen with angry emoji

Imagens: Getty Images

Certo dia enquanto estava tendo uma acalorada discussão on-line sobre política, minhas opiniões foram ridicularizadas por causa do tipo de curso que fiz na faculdade.

Gosto de um bom debate, mas o ataque pessoal não se justificava. Os comentários eram ofensivos porque pareciam colocar em dúvida meu valor pessoal. O que piorava ainda mais a situação era o fato de o autor dos ataques ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Ao refletir, no entanto, comecei a perceber que eu também já tinha feito comentários pessoais indignos para tentar vencer um debate. Compreendi que esse tipo de comportamento era comum no meu meio.

Aprendi que deixar de reconhecer o valor dos outros pode causar sérios danos, sobretudo na Igreja. O profeta Alma pregou com veemência contra a “inveja e disputas e malícia e perseguições e orgulho” na Igreja (Alma 4:9). Ele percebeu que tais comportamentos representavam “uma grande pedra de tropeço” para o progresso da Igreja (ver Alma 4:10).

Essa experiência me fez refletir sobre meu valor diante dos olhos de Deus. Ampliando meu estudo, encontrei uma citação do élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos. Ele ensinou que o Pai Celestial nos ama “porque está repleto de um amor infinito, santo, puro e indescritível. Somos importantes para Deus não por causa de nosso currículo profissional, mas por sermos Seus filhos”.1

Aprendi que o amor de Deus por nós não se baseia em nosso nível educacional ou profissional nem na capacidade de vencer um debate. Deus nutre por nós um amor infinito, desprendido e puro, porque Ele é nosso Pai e somos Seus filhos.

Ao sentir o imenso amor de Deus, toda a animosidade desapareceu. Compreendi que, embora seja normal discordar de outras pessoas, discutir com elas não leva a nada além de mágoas e sofrimento.

Se Jesus Cristo Se dispôs a dar Sua vida, sei que podemos aprender a oferecer o sacrifício de nosso orgulho, a deixar de lado a vaidade do mundo e a valorizar cada um como Deus faz. A Seus olhos, a maneira como tratamos os outros diz mais sobre nós do que o fato de vencermos um debate on-line.

Nota

  1. Dieter F. Uchtdorf, “O amor de Deus”, A Liahona, novembro de 2009, p. 23.