2004
Limpos Novamente
Março de 2004


Tempo de Compartilhar

Limpos Novamente

”Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6)

Certo dia, os amigos de Lincoln disseram-lhe que fingiram ter posto dinheiro na máquina que vendia lápis. Depois, disseram à secretária que não tinha saído nenhum lápis, e ela lhes tinha dado um lápis. Lincoln decidiu também tentar.

Durante o recreio, Lincoln sentou-se em um dos bancos e olhou para o lápis que recebera gratuitamente. Sentiu-se mal interiormente. Queria fazer o que era certo. Ele contou à secretária o que fizera e devolveu-lhe o lápis. Lincoln sentiu-se melhor.

Vocês já fizeram alguma coisa errada e desejaram poder acertá-la? O Pai Celestial quer que voltemos a viver com Ele, mas nenhuma pessoa impura pode viver com Ele. (Ver Moisés 6:57.) O Pai Celestial sabe que todos cometerão erros, assim, Ele nos deu um meio de ficarmos limpos novamente. Precisamos arrepender-nos.

Jesus Cristo sofreu no Jardim do Getsêmani e sobre a cruz, a fim de pagar o preço de nossos pecados. Ele sofreu para que não tivéssemos que sofrer, se nos arrependêssemos. (Ver D&C 19:16.) Por ter Jesus Cristo pago por nossos pecados por meio de Seu sofrimento, quando fazemos nossa parte arrependendo-nos e não cometendo outra vez o mesmo erro, podemos ficar limpos novamente.

Atividade com Móbile

  1. Cole a página A5 em cartolina e então recorte cuidadosamente as cinco peças do móbile.

  2. Desenhe ou cole uma foto sua no verso da peça quadrada.

  3. Dobre nas linhas pontilhadas, cole a parte de trás das duas peças ovais e faça buracos onde está indicado.

  4. Use barbante para ligar cada peça. (Ver ilustração.) Faça uma laçada na parte superior; depois, dê um nó na parte de baixo.

  5. Uma vez por dia, leia uma das escrituras que se encontram atrás da gravura do Salvador.

Idéias para o Tempo de Compartilhar

  1. 1. Escreva cada uma das palavras da Regra de Fé 1:3 em uma tira de papel. Coloque as tiras misturadas, deixando fora a tira “Expiação”. Cante uma música ou um hino a respeito do Salvador. Examine a Regra de Fé 1:3. Apresente as tiras de papel e aja como se estivesse desapontada, porque alguma coisa está errada. Diga às crianças que vai precisar de sua ajuda. Enquanto a pianista toca baixinho, deixe que as crianças troquem duas palavras, a fim de “consertar” a regra para que fique em ordem. Quando a regra estiver completa (sem a tira da palavra “Expiação”), diga-lhes que alguma coisa continua errada. Acrescente a palavra “Expiação”. Repitam juntos a Regra de Fé. Compare a experiência ao fato de que podemos nos arrepender, a fim de corrigir alguma coisa, mas que precisamos da Expiação de Jesus Cristo. Peça às crianças que falem de como a Expiação abençoa sua vida.

  2. Apresente cinco caixas ou envelopes com as seguintes escrituras dentro delas: (1) Mosias 3:16; (2) Mateus 9:35; (3) João 13:15; (4) 2 Néfi 9:21; (5) Jacó 4:11. Peça às crianças que façam de conta que, acidentalmente, quebraram um objeto muito valioso. Como se sentiriam? Como seria, se não tivessem meios de pagá-lo? Explique-lhes que seu pai e mãe terrenos as ajudariam, porque eles as amam. Eles dizem-lhe que, se estiverem realmente arrependidas, forem obedientes, e pagarem o que puder, eles as ajudarão, pagando a diferença. Quando quebramos um mandamento, também precisamos de alguém que nos ajude. Jesus Cristo pagou pelos nossos pecados e tornou possível que nos arrependêssemos e voltássemos ao nosso Pai Celestial. Escreva no quadro “O Que Fez Jesus por Nós e Por Quê”. Fale sobre o seguinte e aliste: (1) Ele expiou pelo pecado de Adão, para que as criancinhas possam ser salvas; (2) Deu-nos o evangelho para que possamos viver com Ele; (3) Mostrou-nos como viver para que possamos ser felizes; (4) Sofreu por nossos pecados, para que possamos ser perdoados; (5) Morreu e ressuscitou, para que possamos ser ressuscitados. Separe as crianças em grupos. Peça a cada grupo que abra uma das caixas ou envelopes e combine a escritura com um dos itens alistados.