Conferência Geral
Jesus Cristo é a força dos jovens
Conferência Geral de Outubro de 2022


Jesus Cristo é a força dos jovens

Depositem sua confiança em Jesus Cristo. Ele vai levá-los para o caminho certo. Ele é sua força.

Ao me preparar para esta mensagem hoje, senti-me fortemente inspirado a me dirigir às moças e aos rapazes.

Também vou falar àqueles que já foram jovens, mesmo que não se lembrem mais de como é ser jovem.

E vou falar a todos os que amam nossos jovens e desejam que eles tenham sucesso na vida.

Para a nova geração, tenho uma mensagem especialmente para vocês de seu Salvador, Jesus Cristo.

A mensagem do Salvador para vocês

Meus queridos jovens amigos, se o Salvador estivesse aqui agora, o que Ele diria a vocês?

Creio que Ele começaria expressando Seu profundo amor por vocês. Ele talvez expressaria Seu amor com palavras, mas esse amor também fluiria tão fortemente — apenas com Sua presença — que seria inconfundível, tocando profundamente o seu coração, preenchendo toda a sua alma!

No entanto, por sermos todos fracos e imperfeitos, algumas preocupações podem se infiltrar em nossa mente. Vocês podem se lembrar dos erros que cometeram, das vezes em que cederam à tentação, das coisas que gostariam de não ter feito — ou das coisas que gostariam de ter feito melhor.

O Salvador perceberia isso, e creio que Ele lhes asseguraria com palavras que Ele disse nas escrituras:

“Não temas”.1

“Não duvideis.”2

“Tende bom ânimo.”3

“Não se turbe o vosso coração.”4

Não acho que Ele daria desculpas para os erros que vocês cometem. Ele não os minimizaria. Não, Ele lhes pediria que vocês se arrependessem — que deixassem seus pecados para trás, que mudassem, para que Ele lhes perdoasse. Ele os lembraria de que, há 2 mil anos, Ele tomou sobre Si esses pecados para que vocês pudessem se arrepender. Isso faz parte do plano de felicidade que nos foi dado como uma dádiva de nosso amoroso Pai Celestial.

Jesus poderia salientar que os convênios que vocês fizeram com Ele — feitos quando vocês foram batizados e que são renovados toda vez que tomam o sacramento — proporcionam a vocês uma conexão especial com Ele. O tipo de conexão que as escrituras descrevem como estar unidos para carregar o jugo juntos a fim de que, com Sua ajuda, vocês possam carregar qualquer fardo.5

Creio que o Salvador Jesus Cristo gostaria que vocês vissem, sentissem e soubessem que Ele é sua força. Que, com a ajuda Dele, não há limites para o que vocês podem realizar. Que seu potencial é ilimitado. Ele quer que vocês vejam a si mesmos do modo que Ele os vê. E o modo como Ele os vê é muito diferente da maneira como o mundo os vê.

O Salvador declararia, sem dúvida, que vocês são filhas ou filhos do Deus Todo-Poderoso. Seu Pai Celestial é o ser mais glorioso do universo, repleto de amor, alegria, pureza, santidade, luz, graça e verdade. E, um dia, Ele deseja que vocês herdem tudo o que Ele tem.6

É o motivo pelo qual vocês estão na Terra — para aprender, crescer, progredir e atingir o pleno potencial das coisas que o Pai Celestial preparou para vocês.

Para tornar isso possível, Ele enviou Jesus Cristo para ser seu Salvador. É o propósito de Seu grande plano de felicidade, de Sua Igreja, de Seu sacerdócio, de Suas escrituras — de todas as coisas.

Esse é seu destino. Esse é seu futuro. Essa é sua escolha.

Verdade e escolhas

O cerne do plano de Deus para sua felicidade é seu poder de escolha.7 É óbvio que seu Pai Celestial deseja que vocês escolham a alegria eterna com Ele, e Ele vai ajudá-los a alcançá-la, mas Ele nunca a imporia a vocês.

Então, Ele permite que vocês escolham: luz ou trevas? Bem ou mal? Alegria ou miséria? Vida eterna ou morte espiritual?8

Parece uma escolha fácil, não é? Mas, de alguma forma, aqui na Terra, parece mais complicado do que deveria ser.

O problema é que nem sempre vemos as coisas tão claramente quanto gostaríamos. O apóstolo Paulo comparou esse problema como ver “por espelho, em enigma”.9 Há muita confusão no mundo sobre o que é certo e o que é errado. A verdade é distorcida para fazer com que o mal pareça bem e o bem pareça mal.10

Porém, quando vocês buscam sinceramente a verdade — a verdade eterna e imutável —, suas escolhas se tornam muito mais claras. Sim, vocês ainda passarão por tentações e provações. Coisas ruins ainda acontecerão. Coisas intrigantes. Coisas trágicas. Mas vocês poderão lidar com essas coisas quando souberem quem são, por que estão aqui e quando confiarem em Deus.

Então, onde vocês podem encontrar a verdade?

Ela está contida no evangelho de Jesus Cristo. E a plenitude desse evangelho é ensinada em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”.11

Quando vocês têm escolhas importantes a fazer, Jesus Cristo e Seu evangelho restaurado são a melhor escolha. Quando vocês têm perguntas, Jesus Cristo e Seu evangelho restaurado são a melhor resposta. Quando vocês se sentem fracos, Jesus Cristo é sua força.

Ele dá poder aos cansados; e multiplica as forças das pessoas que se sentem incapazes.

As pessoas que esperam no Senhor serão renovadas por Sua força.12

Força dos Jovens

Para ajudá-los a encontrar o Caminho e ajudá-los a tornar a doutrina de Cristo a influência orientadora em sua vida, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias preparou um novo recurso, uma versão revisada do guia Para o Vigor da Juventude, agora intitulado Força dos Jovens.

Imagem
A versão de 2011 do guia Para o Vigor da Juventude

Por mais de 50 anos, o livreto Para o Vigor da Juventude tem sido um guia para gerações de jovens santos dos últimos dias. Sempre carrego um exemplar do livreto no bolso e o compartilho com pessoas que têm interesse em conhecer nossos padrões. Ele foi atualizado para que vocês lidem melhor com os desafios e as tentações de nossos dias. A nova versão do guia, agora Força dos Jovens, está disponível on-line em 50 idiomas diferentes e também estará disponível na versão impressa. Ele será de grande ajuda para que façam escolhas em sua vida. Peço que incorporem-no em sua vida e compartilhem-no com seus amigos.

Imagem
A versão de 2022 do guia Força dos Jovens

Essa nova versão do guia, Força dos Jovens, tem como subtítulo Um Guia para Fazer Escolhas.

Para ser bem claro, o melhor guia que vocês podem ter para fazer escolhas é Jesus Cristo. Jesus Cristo é a força dos jovens.

O propósito do guia Força dos Jovens é direcioná-los a Ele. Ele ensina verdades eternas de Seu evangelho restaurado — verdades sobre quem vocês são, quem Ele é e o que vocês podem realizar com a força Dele. Ele ensina como fazer escolhas justas com base nessas verdades eternas.13

Também é importante saber o que o guia Força dos Jovens não faz. Ele não toma decisões por vocês. Ele não fala “sim” ou “não” para cada escolha que vai surgir em sua vida. O guia Força dos Jovens se concentra no alicerce de suas escolhas. Ele se concentra em valores, princípios e doutrinas em vez de cada comportamento específico.

O Senhor, por meio de Seus profetas, sempre nos guiou nessa direção. Ele está implorando que “[aumentemos nossa] capacidade espiritual de receber revelações”.14 Ele está nos convidando a “ouvir o Senhor”.15 Ele está nos chamando para seguir o Salvador de maneiras mais elevadas e sagradas.16 E estamos aprendendo de modo semelhante todas as semanas com o manual Vem, e Segue-Me.

Suponho que o guia poderia lhes dar longas listas de roupas que vocês não deveriam usar, palavras que não deveriam dizer e filmes aos quais vocês não deveriam assistir. Mas isso seria realmente útil em uma Igreja mundial? Essa abordagem realmente os prepararia para uma vida inteira semelhante à vida de Cristo?

Joseph Smith disse: “Ensino-lhes princípios corretos e eles governam a si mesmos”.17

O rei Benjamim explicou: “Não vos posso dizer todas as coisas pelas quais podeis cometer pecado; porque há vários modos e meios, tantos que não os posso enumerar”.18

O rei Benjamim prosseguiu dizendo: “Isto, porém, posso dizer-vos: (…) [tomai] cuidado com vós mesmos e vossos pensamentos e vossas palavras e vossas obras; e (…) [observai] os mandamentos de Deus [e continuai] tendo fé no (…) Senhor, até o fim de vossa vida”.19

Imagem
O Salvador Jesus Cristo

É errado ter regras? É evidente que não. Todos precisamos delas todos os dias. Mas é errado se concentrar apenas nas regras em vez de se concentrar no Salvador. Vocês precisam saber os “porquês” e os “comos”, e depois ponderar sobre as consequências de suas escolhas. Vocês precisam depositar sua confiança em Jesus Cristo. Ele vai levá-los para o caminho certo. Ele é sua força.20

O poder da doutrina verdadeira

O guia Força dos Jovens declara firmemente a doutrina de Jesus Cristo. Ele é firme ao convidá-los a fazer escolhas com base na doutrina de Cristo. E é firme ao descrever as bênçãos que Jesus Cristo promete àqueles que seguem Seu Caminho.21

O presidente Russell M. Nelson ensinou: “Quando seu maior desejo é permitir que Deus prevaleça [em sua vida], (…) muitas decisões se tornam mais fáceis. Muitos problemas não serão mais um problema. Vocês saberão a melhor forma de se vestir. Saberão a que assistir e o que ler, em que despender seu tempo e com quem se associar. Saberão o que querem realizar. Saberão que tipo de pessoas (…) desejam se tornar”.22

Um padrão mais elevado

Jesus Cristo tem padrões muito elevados para Seus seguidores. E o convite para buscar fervorosamente Sua vontade e viver de acordo com Suas verdades é o padrão mais elevado possível!

Escolhas materiais e espirituais importantes não devem se basear apenas em preferências pessoais ou no que é conveniente ou popular.23 O Senhor não está dizendo: “Façam o que quiserem”.

Ele está dizendo: “Permitam que Deus prevaleça”.

Ele está dizendo: “Vem, e segue-me”.24

Ele está dizendo: “Vivam de maneira mais sagrada, mais elevada e mais madura”.

Ele está dizendo: “Guardem os Meus mandamentos”.

Jesus Cristo é nosso exemplo perfeito, e nós nos esforçamos com toda a energia de nossa alma para segui-Lo.

Meus queridos amigos, gostaria de repetir que, se o Salvador estivesse aqui hoje, Ele expressaria Seu infinito amor por vocês, Sua total confiança em vocês. Ele lhes diria que vocês são capazes. Vocês podem edificar uma vida alegre e feliz porque Jesus Cristo é sua força. Vocês podem encontrar confiança, paz, segurança, felicidade e inclusão agora e na eternidade, porque encontrarão tudo isso em Jesus Cristo, em Seu evangelho e em Sua Igreja.

Presto meu solene testemunho como apóstolo do Senhor Jesus Cristo e deixo-lhes minha sincera bênção com profunda gratidão e amor por vocês. Em nome de Jesus Cristo, amém.

Notas

  1. Lucas 5:10; 8:50; 12:7; Doutrina e Convênios 38:15; 50:41; 98:1.

  2. Doutrina e Convênios 6:36.

  3. Mateus 14:27; João 16:33; Doutrina e Convênios 61:36; 68:6; 78:18.

  4. João 14:1, 27.

  5. Ver Mateus 11:28–30.

  6. Ver Doutrina e Convênios 84:38.

  7. Podemos dizer que o plano do Pai foi elaborado para permitir que vocês expressem seus desejos por meio de suas escolhas para que possam receber os resultados completos do que desejam. Como o élder Dale G. Renlund ensinou, “o objetivo de nosso Pai Celestial ao nos ensinar não é que Seus filhos façam o que é certo, é ajudar Seus filhos a escolherem fazer o que é certo e, por fim, tornarem-se semelhantes a Ele” (“Escolhei hoje”, Liahona, novembro de 2018, p. 104).

  8. Ver 2 Néfi 2:26–27.

  9. 1 Coríntios 13:12.

  10. Ver Isaías 5:20.

  11. João 14:6.

  12. Ver Isaías 40:29–31.

  13. Como santos dos últimos dias, muitas vezes somos conhecidos pelo que fazemos e pelo que não fazemos — por nosso comportamento. Isso pode ser bom, mas é ainda melhor sermos conhecidos pelo que sabemos (as verdades que motivam nosso comportamento) e por quem conhecemos (o Salvador — e como nosso amor por Ele inspira nosso comportamento).

  14. Russell M. Nelson, “Revelação para a Igreja, revelação para nossa vida”, Liahona, maio de 2018, p. 96.

  15. Ver Russell M. Nelson, “Ouvir o Senhor”, Liahona, maio de 2020, p. 88.

  16. A abordagem com base em princípios do novo guia Força dos Jovens é consistente com outras iniciativas recentes apresentadas pela Igreja do Salvador, incluindo o manual Pregar Meu Evangelho, a ministração, o currículo centralizado no lar intitulado Vem, e Segue-Me, o programa Crianças e Jovens, o manual Ensinar à Maneira do Salvador e o novo Manual Geral. O Senhor está claramente edificando nossa capacidade espiritual. Ele está demonstrando mais confiança em Seu povo do convênio nos últimos dias.

  17. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 298.

  18. Mosias 4:29. De certa forma, foi isso que os fariseus da época de Jesus tentaram fazer. Em seu zelo de impedir que as pessoas quebrassem a lei, compilaram centenas de regras com base em seu entendimento dos escritos sagrados. O que os fariseus erraram foi que pensaram que suas regras os salvariam. Então, quando o Salvador apareceu, eles não O reconheceram.

  19. Mosias 4:30; grifo do autor.

  20. Outro motivo pelo qual uma abordagem com base em princípios é necessária hoje é a crescente diversidade cultural da Igreja do Senhor. Os princípios são eternos e universais. Regras ou aplicações específicas desses princípios funcionam bem em alguns lugares, mas não em outros. O que nos une é Jesus Cristo e as verdades eternas que Ele ensinou, mesmo que as aplicações específicas variem ao longo do tempo e em todas as culturas. Portanto, o problema de listar todas as coisas possíveis de se fazer ou não fazer não é apenas impraticável e insustentável. O problema é que fazer isso desvia nosso foco da verdadeira fonte de nossa força, nosso Salvador, Jesus Cristo.

  21. Há muitos anos, o presidente Boyd K. Packer disse estas palavras poderosas: “A verdadeira doutrina, quando compreendida, modifica atitudes e comportamento. O estudo das doutrinas do evangelho melhora o comportamento com mais rapidez do que um estudo sobre comportamento” (“Não temais”, A Liahona, maio de 2004, p. 79).

    O presidente Ezra Taft Benson ensinou uma verdade semelhante: “O Senhor opera de dentro para fora. O mundo opera de fora para dentro. (…) O mundo procura modelar o comportamento humano; Cristo, porém, consegue mudar a natureza humana” (“Nascidos de Deus”, A Liahona, janeiro de 1986, pp. 4–5).

    Quando o profeta Alma, do Livro de Mórmon, viu o mal no mundo ao seu redor, ele se voltou para a palavra de Deus porque sabia que ela “surtia um efeito mais poderoso sobre a mente do povo do que a espada ou qualquer outra coisa que lhe houvesse acontecido — Alma, portanto, pensou que seria aconselhável pôr à prova a virtude da palavra de Deus” (Alma 31:5).

  22. Russell M. Nelson, “Permita que Deus prevaleça”, Liahona, novembro de 2020, p. 94. O presidente Nelson explicou essa abordagem quando nos ensinou a guardar o Dia do Senhor: “Quando eu era bem mais jovem, estudei o trabalho de outros que tinham compilado listas de coisas para fazer e coisas para não fazer no Dia do Senhor. Foi só mais tarde que aprendi nas escrituras que minha conduta e minha atitude no Dia do Senhor constituíam um sinal entre mim e meu Pai Celestial. Com esse entendimento, não precisei mais de listas do que fazer ou evitar. Quando tinha que tomar a decisão sobre uma atividade ser ou não adequada para o Dia do Senhor, simplesmente me perguntava: ‘Que sinal quero dar a Deus?’ Essa pergunta fez com que minhas escolhas para o Dia do Senhor ficassem bem claras” (“O Dia do Senhor é deleitoso”, A Liahona, maio de 2015, p. 130).

  23. O élder David A. Bednar ensinou que “[os] princípios de retidão (…) nos ajudam a ver além de nossas preferências pessoais e de nossos desejos egocêntricos, proporcionando a preciosa perspectiva da verdade eterna ao navegarmos por diferentes desafios, circunstâncias, decisões e experiências da mortalidade” (“Os princípios de meu evangelho”, Liahona, maio de 2021, pp. 123–124).

  24. Lucas 18:22.