Conferência Geral
Sede aperfeiçoados Nele
Conferência Geral de Outubro de 2022


Sede aperfeiçoados Nele

Nossa perfeição só é possível por meio da graça de Deus.

Nosso Pai Celestial e nosso Salvador, Jesus Cristo, têm o poder de nos salvar e nos transformar. Eles podem nos ajudar a nos tornar como Eles.

Há alguns anos, um de nossos netos jovens, Aaron, começou a ter problemas de saúde. Ele se sentia cansado, tinha muitos hematomas e não parecia saudável. Após exames médicos, ele foi diagnosticado com uma anemia aplástica grave, uma doença em que a medula óssea para de produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Sem tratamento e uma eventual cura, o sangue não coagula adequadamente nem combate infecções; então mesmo pequenas quedas, ferimentos ou doenças podem rapidamente se tornar fatais.

Por um período de tempo, ele recebeu plaquetas e transfusões de sangue regularmente para mantê-lo fora de perigo. Os médicos explicaram que a única cura para a doença seria um transplante de medula, e a melhor chance de sucesso seria ter um irmão como doador. Se um de seus irmãos fosse um doador compatível, o resultado do transplante poderia ser sua salvação. Seus quatro irmãos mais novos foram testados e um deles, Maxwell, foi considerado um doador compatível.

Mesmo com um doador compatível, um transplante de medula ainda representava um risco grave de complicações. O processo exigia que as próprias células de Aaron em sua medula óssea doente fossem destruídas por uma combinação de quimioterapia e radioterapia antes de ele receber as células-tronco da medula óssea de seu irmão Maxwell. Então, devido ao sistema imunológico comprometido de Aaron, ele precisou ficar isolado no hospital por várias semanas e depois ficar em casa por vários meses com protocolos, restrições e medicamentos especiais.

O resultado esperado do transplante era que o corpo de Aaron não rejeitasse as células do doador e que as células de Maxwell produzissem gradualmente os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas necessárias no corpo de Aaron. Um transplante de doador bem-sucedido causa uma mudança fisiológica real. Surpreendentemente, um médico explicou que, se Aaron cometesse um crime e deixasse sangue no local do crime, a polícia poderia prender seu irmão Maxwell. Isso ocorre porque o sangue de Aaron viria das células transplantadas de Maxwell e teria o DNA dele, e isso aconteceria pelo resto da vida.

Aaron ser salvo pelo sangue de seu irmão provocou muita reflexão sobre o sangue expiatório de Jesus Cristo e o efeito de Sua Expiação sobre nós. Gostaria de me concentrar hoje na mudança permanente e vivificante que ocorre quando permitimos que o Senhor faça milagres em nós.1

Aaron não tinha poder em si mesmo para vencer a doença. Seu corpo não conseguia produzir as células sanguíneas necessárias para manter sua vida. Não importava seu esforço pessoal, ele não conseguiria curar a medula. Assim como Aaron não conseguiu se curar, não podemos salvar a nós mesmos. Por mais capazes, instruídos, brilhantes ou fortes que sejamos, não podemos nos purificar de nossos pecados, mudar nosso corpo para um estado imortal ou nos exaltar. Isso somente é possível por meio do Salvador Jesus Cristo e Sua Expiação infinita. “Não há qualquer outro caminho ou nome debaixo do céu pelo qual o homem possa ser salvo no reino de Deus.”2 É Seu sangue expiatório que nos purifica e santifica.3

Embora Aaron não pudesse curar a si mesmo, para que o transplante desse certo, ele precisava estar disposto a fazer o que os médicos pediam, mesmo as coisas muito difíceis e desafiadoras. Embora não possamos salvar a nós mesmos, quando nos submetemos à vontade do Senhor e guardamos nossos convênios, o caminho está aberto para nossa redenção.4 Assim como o extraordinário processo de mudança do próprio DNA das células sanguíneas de Aaron, podemos mudar nosso coração,5 ter Sua imagem em nosso semblante6 e nos tornar novas criaturas em Cristo.7

Alma lembrou ao povo de Zaraenla sobre a geração anterior que havia sido convertida. Falando de seu pai, Alma explicou que, “em virtude de sua fé, verificou-se uma grande mudança em seu coração”.8 Então ele perguntou: “Haveis experimentado esta poderosa mudança em vosso coração?”9 Não foram as pessoas que mudaram seu próprio coração. O Senhor realizou a mudança real. Alma foi muito claro sobre isso. Ele disse: “Eis que ele lhes transformou o coração”.10 Eles “humilharam-se e depositaram confiança no Deus verdadeiro e vivo (…) [e] foram fiéis até o fim (…) [e] foram salvos”.11 As pessoas estavam dispostas a abrir o coração e exercer fé, e então o Senhor mudou o coração delas. E que vigorosa mudança foi essa! Pense na diferença na vida desses dois homens chamados Alma antes e depois de o coração deles ser transformado.12

Somos filhos de Deus com um destino majestoso. Podemos ser transformados para nos tornar semelhantes a Ele e ter “a plenitude da alegria”.13 Satanás, por outro lado, quer que sejamos tão miseráveis quanto ele.14 Temos a capacidade de escolher a quem seguimos.15 Quando seguimos Satanás, damos a ele poder.16 Quando seguimos a Deus, Ele nos dá poder.

O Salvador ensinou que devemos “[ser] perfeitos”.17 Pode parecer assustador. Tenho certeza de que não estou sozinho em sentir inadequação pessoal e perceber a distância entre nós e a perfeição. Talvez tenhamos a tendência de achar que temos que ser perfeitos, mas isso não é possível. Seguir todas as sugestões de todos os livros de autoajuda do mundo não fará isso acontecer. Há apenas uma maneira e um nome pelo qual se alcança a perfeição. Somos “aperfeiçoados por meio de Jesus, o mediador do novo convênio, que efetuou esta expiação perfeita pelo derramamento de seu próprio sangue”.18 Nossa perfeição só é possível por meio da graça de Deus.

Conseguem imaginar como teria sido difícil para nosso jovem neto Aaron presumir que ele mesmo tinha que entender e realizar todos os procedimentos médicos associados a seu transplante? Não devemos presumir que precisamos fazer o que somente o Salvador pode fazer nesse processo milagroso de nosso aperfeiçoamento.

Ao concluir seu registro, Morôni ensinou: “Sim, vinde a Cristo, sede aperfeiçoados nele (…) e se vos negardes a toda iniquidade e amardes a Deus com todo o vosso poder, mente e força, então sua graça vos será suficiente; e por sua graça podeis ser perfeitos em Cristo”.19 Que verdade consoladora e poderosa! Sua graça basta para mim. Sua graça basta para vocês. Sua graça basta para todos os que estão “cansados e oprimidos”.20

Com tratamentos médicos como os de Aaron, sempre há alguma incerteza do resultado. Na verdade, Aaron precisou de um segundo transplante quando o primeiro teve complicações. Felizmente, com uma mudança espiritual de coração, não precisamos questionar se isso vai acontecer. Quando vivemos de acordo com Sua vontade, “confiando plenamente nos méritos daquele que é poderoso para salvar”,21 há uma garantia de 100 por cento de sermos purificados pelo sangue do Salvador e, por fim, sermos aperfeiçoados Nele. Ele é “um Deus de verdade e não [pode] mentir”.22

Não há dúvida de que esse processo de mudança leva tempo e não será concluído até depois desta vida, mas a promessa é certa. Quando o cumprimento das promessas de Deus parece distante, ainda assim nos agarramos a essas promessas, sabendo que elas serão cumpridas.23

A milagrosa mudança na saúde de Aaron trouxe grande alegria para nossa família. Imagine a grande alegria no céu à medida que vigorosas mudanças acontecem em nossa alma.

Somos amados por nosso Pai Celestial e pelo Salvador, Jesus Cristo, e Eles Se ofereceram graciosamente para nos transformar e aperfeiçoar. Eles querem fazer isso. É o ponto central de Sua obra e glória.24 Testifico que Eles têm poder para fazer isso quando nos aproximamos Deles com fé. Em nome de Jesus Cristo, amém.