Mulheres
Acessar o poder de Deus por meio dos convênios


Acessar o poder de Deus por meio dos convênios

Devocional Mundial da Sociedade de Socorro — 2024

Domingo, 17 de março de 2024

Queridas irmãs, nosso profeta, o presidente Russell M. Nelson, tem falado repetidamente sobre o poder do sacerdócio que está disponível para homens e mulheres por meio de um relacionamento por convênio com Deus.1 Ele disse:

“Toda mulher e todo homem que (…) participa (…) das ordenanças do sacerdócio [e que faz e cumpre convênios com Deus] tem acesso direto ao poder de Deus. Aqueles que são investidos na casa do Senhor recebem a dádiva do poder do sacerdócio de Deus, em virtude de seu convênio, assim como a dádiva do conhecimento de saber como fazer uso desse poder.

Os céus estão abertos tanto para as mulheres que são investidas com o poder de Deus que emana de seus convênios do sacerdócio quanto para os homens que portam o sacerdócio”.2

Sendo filhas de Deus, podemos ser investidas com o poder do sacerdócio — o poder de Deus que nos é concedido à medida que fazemos e cumprimos os convênios do sacerdócio. Isso tem implicações muito importantes. Sendo mulheres investidas, temos o direito de recorrer liberalmente ao poder do Salvador para ajudar a nós mesmas, nossa família e outras pessoas.3

Recebi minha própria investidura quando tinha 20 anos de idade, mas, durante décadas, não entendi o poder celestial ao qual eu tinha acesso por meio dos convênios que fiz com meu Pai Celestial e com Jesus Cristo. No entanto, agora, ao olhar para trás, reconheço a força e a capacidade adicionais que me foram concedidas para enfrentar os diversos desafios nas variadas circunstâncias de minha vida. É uma bênção vivermos em uma época em que há mais compreensão do acréscimo de poder, paz e força que podem ser nossos por meio de um relacionamento por convênio com Deus.

Nosso Pai Celestial ama todos os Seus filhos e deseja fazer parte de nossa vida. Mas Ele não vai interferir em nosso arbítrio. Ele não vai impor Sua presença em nossa vida. Quando usamos nosso arbítrio para escolher entrar em um relacionamento por convênio com Ele, testemunhamos a Ele que desejamos Seu total envolvimento em nossa vida e que estamos dispostas a pagar o preço para receber o acréscimo de poder e privilégios que advêm desse relacionamento por convênio.

Como nosso profeta ensinou, quando entramos em um relacionamento por convênio com Deus, nosso relacionamento com Ele se torna muito mais próximo do que antes do convênio, e Ele nunca abandonará esse relacionamento. Ele nunca Se cansará de procurar nos ajudar e nunca esgotaremos Sua paciência para conosco. Estamos alegremente unidas por meio de um convênio eterno que escolhemos fazer com Ele.4

Esse conhecimento deve nos proporcionar grande paz e segurança à medida que passamos pelas dificuldades e sofrimentos desta vida. O poder do sacerdócio de Deus ampliará nossos dons espirituais e talentos, ele nos dará força além da nossa própria para carregar os pesados fardos da mortalidade e nos dará a paz e o poder necessários à medida que enfrentamos os terremotos físicos, emocionais e espirituais de nossa vida.

Esse poder que emana de nossos convênios pode abençoar nossa vida de muitas maneiras diferentes porque é o poder de Deus! As mães podem recorrer ao Seu poder para obter mais capacidade e energia para enfrentar seus desafios diários e ouvir mais claramente a orientação do Senhor para ajudar e orientar os seus filhos. As pessoas que perderam um ente querido por morte ou divórcio podem invocar Seu poder para encontrar consolo e serem amparadas. O poder de Deus também pode proporcionar esperança às pessoas que têm dificuldade em enxergar luz em sua vida devido às circunstâncias muito difíceis que enfrentam.

Além do poder com o qual podemos ser abençoadas por meio do cumprimento de nossos convênios do sacerdócio, quando somos chamadas e designadas por imposição de mãos para ajudar na obra de Deus, também recebemos a autoridade do sacerdócio — a autoridade de Deus para representá-Lo ao cumprirmos nossos chamados e designações.5 Em 2014, quando meu marido e eu estávamos servindo como líderes de missão no Equador, o presidente Dallin H. Oaks disse o seguinte na conferência geral: “Não estamos acostumados a dizer que as mulheres têm a autoridade do sacerdócio em seu chamado na Igreja, mas que outra autoridade poderia ser?”6 Senti-me muito grata por ter essa compreensão adicional e, desde aquele dia, tenho tentado ensinar essa verdade às mulheres em meus círculos de influência. O presidente Nelson disse: “Como mulheres virtuosas, que são membros da Igreja e que receberam a investidura, vocês falam e ensinam com o poder e a autoridade de Deus”.7

Não há outra organização religiosa no mundo, que eu saiba, que tenha concedido poder e autoridade às mulheres de forma tão ampla. Há religiões que ordenam algumas mulheres para posições como sacerdotisas e pastoras, mas muito poucas, levando em consideração o número de mulheres em suas congregações, recebem essa autoridade que sua igreja lhes confere. Por outro lado, todas as mulheres de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com 18 anos de idade ou mais, que escolhem ter um relacionamento por convênio com Deus na Casa do Senhor são investidas com poder do sacerdócio diretamente de Deus. E ao servirmos em qualquer chamado ou designação, inclusive em designações de ministração, recebemos autoridade do sacerdócio para cumprir essas responsabilidades.8 Minhas queridas irmãs, vocês pertencem a uma Igreja que oferece a todas as suas mulheres o poder e a autoridade do sacerdócio de Deus!

No entanto, o adversário quer concentrar nossa atenção naquilo que não nos foi dado e nos cegar para tudo o que nos foi dado, tal como ele tentou fazer com Adão e Eva no Jardim do Éden com a árvore da vida.9 Irmãs, as gerações que virão depois de nós serão influenciadas pelas escolhas que estamos fazendo agora. Vamos escolher ter um relacionamento por convênio profundamente conectado com nosso Pai Celestial e com Jesus Cristo para que possamos convidar Seu poder, Sua força e Seu alívio mais plenamente em nossa vida.

Sei que os privilégios divinos e as bênçãos que podem ser nossos ao escolhermos esse relacionamento por convênio abençoarão nossos filhos e netos nas gerações futuras.