Mulheres
Tornar-se um com Deus por meio de nossos convênios


Tornar-se um com Deus por meio de nossos convênios

Devocional mundial da Sociedade de Socorro 2024

Domingo, 17 de março de 2024

Queridas irmãs, cada uma de nós tem a oportunidade de se associar ao Senhor de maneira poderosa por meio de nossos convênios. Como ensinou o presidente Russell M. Nelson: “O caminho do convênio tem tudo a ver com nosso relacionamento com Deus”1 — um relacionamento com laços eternos e bênçãos essenciais.

Uma dessas bênçãos é a parceria reconfortante e duradoura de nosso Salvador Jesus Cristo em “todas as nossas ações”. Nunca estamos sozinhas. Não precisamos enfrentar os desafios, as incertezas e as fraquezas da vida sozinhas. Ele estará ao nosso lado; essa é a nossa promessa e bênção do convênio. Ele ama vocês e deseja fazer parte de sua vida, de suas preocupações, de sua felicidade e de suas decisões. Jesus Cristo deseja dar-lhes Seu alívio.

Como irmã que ainda não se casou, esse relacionamento de convênio com Deus ocupa um lugar profundo em minha vida e é a fonte de minha paz, segurança, alegria e orientação. Nosso Pai Celestial e o Salvador desejam essas bênçãos para cada um de nós, independentemente das circunstâncias. Eles enxergam vocês e conhecem o seu caminho.

Às vezes, no final do dia, quero falar com alguém sobre uma terna misericórdia do Senhor que testemunhei ou sobre uma situação difícil pela qual estou passando. Às vezes, em Sua misericórdia, o Senhor envia amigos, familiares e outras pessoas para me ajudar, e às vezes Ele me inspira a estender a mão para eles. Mas muitas vezes tive o privilégio e a bênção de falar com meu Pai Celestial sobre meu dia e os sentimentos de meu coração. Por causa disso, tenho me aproximado mais de Deus e me aconselhado melhor com Ele. Sinto uma proximidade e um amor constante Dele. E, nesse relacionamento, sinto-me segura em Seu amor e sabedoria e em como Ele me compreende e compreende minhas necessidades perfeitamente. Desenvolvi um profundo amor e gratidão por Ele e por Sua presença divina em minha vida. Essa parceria por meio de nossos convênios é real. Jesus Cristo vive. Ele deseja socorrer você e oferecer-lhe Seu amor e alívio, que curam. Nunca estamos sozinhas.

Em 3 Néfi, o Salvador orou ao Pai em favor dos fiéis, incluindo você e eu: “Pai, não rogo pelo mundo, mas por aqueles que tu me deste do mundo por causa de sua fé, para que sejam purificados em mim e para que eu esteja neles, como tu, Pai, estás em mim, para que sejamos um, para que eu seja glorificado neles”.2

Somos destinadas a nos tornar um com Deus por meio de nossos convênios. Quando escolhemos entrar em um relacionamento de convênio com Ele, escolhemos mudar, arrepender-nos e tentar novamente, tornar-nos puras assim como Ele é puro. Essa mudança é possível por meio de Jesus Cristo e de Sua Expiação. Viver nossos convênios muda nossa natureza para nos tornarmos como Ele é, aproximando-nos cada vez mais de nos tornarmos um por meio de Seu Espírito. Isso é um consolo e um presente. À medida que desenvolvermos o nosso relacionamento de convênio com Deus, todos os outros relacionamentos na nossa vida serão elevados.

Convidamos você a investir nesse relacionamento amoroso vivendo seus convênios, passando um tempo com nosso Salvador Jesus Cristo em Sua santa casa, orando, estudando e ministrando como Ele faria. E convidamos você a aprender tudo o que puder sobre como acessar Sua bênção do convênio de poder do sacerdócio.

Durante uma designação, uma querida irmã solteira fez uma bela pergunta sobre como tornar o lar um lugar sagrado estando solteira. Muitas vezes falamos em criar um lar, mas como isso funciona?

Gostaria de compartilhar algumas das verdades que me vieram à mente, que se aplicam a todas nós, não importa a nossa circunstância.

  • Como filhas de Deus, cada uma de nós pertence à Sua amorosa família eterna. Embora atualmente não seja casada, não me considero necessariamente solteira. Como filhas de Deus, somos muito mais do que um estado civil ou um rótulo demográfico.

    Todas nós também viemos de uma família terrena, por isso temos um trabalho a fazer para apoiar e ajudar a nossa família, tanto imediata como extensa, incluindo as pessoas que estão além do véu. Cada uma de nós tem um papel essencial e benéfico a desempenhar numa eterna cadeia de laços familiares. Como mulheres do convênio da Sociedade de Socorro, temos o papel de levar o alívio do Salvador à nossa família e a todos os filhos de Deus. Ajudamos a trazê-los a Cristo.

  • Podemos criar um “lar” onde o Espírito habite e trazer outras pessoas a esse espaço sagrado para que sejam nutridas e amadas. Sua casa, seu apartamento, seu quarto carregam o Espírito que você traz para sua vida. Podemos criar locais seguros e protegidos no mundo, onde as coisas da eternidade prevaleçam e onde o descanso seja possível. Cada uma de nós tem a bênção e o privilégio desta mordomia: a mordomia de estabelecer um “lar” onde residam o amor e o alívio de Jesus Cristo.

  • Estamos sempre progredindo. Não há fila de espera quando se trata disso. Independentemente de nosso estado civil ou origem, se estivermos dispostas a seguir o Salvador, Ele nos proporcionará amplas oportunidades de aprender e crescer, de nos comunicarmos e construir relacionamentos, de nos arrependermos e perdoar, de amar e nutrir, e de nos achegarmos a Cristo e ser transformadas.

  • Queridas irmãs, sua influência é grande e seus dons são necessários. Observem a vida das pessoas ao seu redor e daqueles que o Senhor colocou sob sua influência. No meu caso, sinto-me inspirada a participar da vida dos meus sobrinhos e sobrinhas e a amá-los e ajudá-los a saber quem realmente são como filhos de Deus. Também sinto que devo encorajar e amar os jovens e as famílias da minha vizinhança. E sinto o desejo de ajudar a curar minha família, tanto do passado como do presente, por meio da história da família e do trabalho do templo. Temos o papel de nutrir todos que estão em nossa esfera de convívio. Como você administra sua influência? Quem Jesus Cristo colocou em sua vida para que você pudesse amar e elevar? Para quem você pode trazer Seu alívio?

Eu sei que Jesus Cristo vive e que Ele ama você. Ele virá novamente. Ele é o Noivo há tanto tempo esperado, e nós somos as dez virgens, as mulheres do convênio de Sua Igreja. Temos a bênção de encher nossa lâmpada com o belo azeite de um relacionamento de convênio com Cristo. Não precisamos esperar para conhecê-Lo só quando Ele voltar; podemos escolher conhecê-Lo hoje e receber Seu amor , poder e alívio reparadores em nossa vida agora, por meio de nossos convênios. E, quando Ele voltar, “[seremos] como ele, porque o veremos como ele é”,3 pois seremos um com Ele.