Seminários e Institutos
Lição 16: Arrependimento e Perdão


Lição 16

Arrependimento e Perdão

Introdução

A fim de sermos limpos do pecado, precisamos exercer fé em Jesus Cristo para o arrependimento. Ao nos arrependermos sinceramente, podemos receber a remissão dos pecados, o que traz alegria e paz de consciência à nossa alma. Podemos manter a remissão de nossos pecados durante a vida se guardarmos fielmente os mandamentos de Deus e amarmos e servirmos ao próximo.

Leitura Preparatória

Sugestões Didáticas

Alma 34:15–17; 3 Néfi 9:13–14, 19–22

Exercer fé em Cristo para o arrependimento

Peça aos alunos que imaginem que foi pedido a eles que falassem em uma reunião sacramental sobre o arrependimento. Peça a alguns deles que falem o que poderiam dizer para ajudar os membros da Igreja a entender melhor essa doutrina. Depois que os alunos tiverem respondido, leia a seguinte declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“Precisamos de grande fé em Cristo para sermos capazes de nos arrepender” (“O Ponto de Retorno Seguro”, A Liahona, maio de 2007, p. 100).

  • Por que essa declaração é verdadeira?

Peça a um aluno que leia em voz alta Alma 34:15–17, que registra os ensinamentos de Amuleque aos zoramitas sobre o arrependimento. Incentive a classe a acompanhar e identificar o que Amuleque ensinou o que é necessário para se obter o perdão.

  • Que princípio sobre receber perdão é ensinado nesses versículos? (À medida que responderem, escreva este princípio no quadro: A fim de recebermos as misericordiosas bênçãos do perdão, precisamos exercer fé em Jesus Cristo para o arrependimento. Ressalte que a expressão “fé para o arrependimento” é mencionada quatro vezes nesses versículos. Esta é uma oportunidade de enfatizar a técnica de reconhecer repetições no estudo das escrituras.)

  • Por que para nos arrependermos e sermos perdoados, precisamos exercer fé em Jesus Cristo? (Precisamos ter fé em Seu Sacrifício Expiatório, a fim de que ele tenha efeito em nossa vida. Somente por meio de Sua Expiação podemos ser perdoados para que nosso coração mude e sejamos limpos do pecado [ver Mosias 5:2].)

Para ajudar os alunos a entender melhor como vir ao Salvador e nos arrepender, explique-lhes que após a ampla destruição nas Américas que testificou sobre Sua Crucificação, o Salvador ensinou às pessoas que elas precisavam se arrepender e receber o perdão Dele. Peça aos alunos que estudem 3 Néfi 9:13–14, 19–22 com um colega e procurem frases que descrevam o que o Salvador disse que precisamos fazer para nos achegarmos a Ele e nos arrependermos. Dê-lhes tempo suficiente e, depois, peça-lhes que relatem o que encontraram.

  • Qual princípio o Senhor ensinou nesses versículos sobre o que precisamos fazer para nos arrepender? (Mesmo que os alunos usem outras palavras, eles devem identificar o seguinte princípio: Se nos achegarmos a Jesus Cristo com um coração quebrantado e um espírito contrito, Ele nos receberá e nos redimirá de nossos pecados.)

  • Como o convite do Salvador de “[vir] a [Ele] como criancinhas” (versículo 22) e de nos “[volver] a [Ele]” (versículo 13) nos ajuda a entender melhor o que significa ter um coração quebrantado e um espírito contrito?

  • Quais experiências da vida podem fazer com que uma pessoa tenha um coração quebrantado e um espírito contrito?

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Bruce D. Porter, dos Setenta. Se desejar, prepare uma cópia desta declaração para cada aluno. Incentive os alunos a prestar atenção às ideias de como oferecer um coração quebrantado e um espírito contrito ao nos arrependermos.

Imagem
Élder Bruce D. Porter

“O que são um coração quebrantado e um espírito contrito? (…) A perfeita submissão do Salvador ao Pai Eterno é a própria essência de um coração quebrantado e um espírito contrito. O exemplo de Cristo nos ensina que um coração quebrantado é um atributo eterno da divindade. Quando nosso coração está quebrantado, estamos completamente receptivos ao Espírito de Deus e reconhecemos nossa dependência Dele em tudo o que temos e somos. O sacrifício necessário para isso é o sacrifício do orgulho em todas as suas formas. Como a argila maleável nas mãos de um oleiro habilidoso, o coração quebrantado pode ser moldado nas mãos do Mestre.

Um coração quebrantado e um espírito contrito são também pré-requisitos para o arrependimento [ver 2 Néfi 2:6–7]. (…) Quando pecamos e desejamos o perdão, um coração quebrantado e um espírito contrito significam sentir a ‘tristeza segundo Deus’ que ‘opera [o] arrependimento’ (2 Coríntios 7:10). Isso acontece quando nosso desejo de ser purificados do pecado é tão ardente, que nosso coração dói de tristeza e ansiamos sentir-nos em paz com nosso Pai Celestial. Aqueles que têm o coração quebrantado e o espírito contrito estão dispostos a cumprir toda e qualquer coisa que Deus lhes pedir, sem resistência ou ressentimento. Paramos de fazer as coisas à nossa maneira e aprendemos a fazê-las à maneira de Deus. Nesse estado de submissão, a Expiação pode tornar-se eficaz e o verdadeiro arrependimento pode ocorrer” (“Um Coração Quebrantado e um Espírito Contrito”, A Liahona, novembro de 2007, p. 32).

  • De acordo com o Élder Porter, o que significa achegar-se a Cristo com um coração quebrantado e um espírito contrito?

Peça aos alunos que ponderem o que podem fazer para exercer mais plenamente a fé no Senhor Jesus Cristo ao oferecer-Lhe um coração quebrantado e um espírito contrito. Dê-lhes alguns minutos para escreverem impressões pessoais que receberem por meio do Espírito.

Testifique sobre como o dom misericordioso do Salvador acerca do arrependimento está à disposição de cada um de nós. Convide alguns alunos para compartilharem seus sentimentos sobre o Sacrifício Expiatório do Salvador e o dom do arrependimento.

Enos 1:4–8; Mosias 4:1–3; Alma 19:29–30, 33–36; 36:19–21

O perdão dos pecados traz sentimentos de alegria e paz

  • De que maneira vocês responderiam às pessoas que querem saber como podem ter certeza de que foram perdoadas de um pecado do passado?

Peça aos alunos que pesquisem Enos 1:4–8; Mosias 4:1–3 e Alma 36:19–21 e procurem maneiras pelas quais as pessoas podem saber se estão recebendo a remissão de seus pecados.

  • De acordo com esses versículos, como podemos saber se estamos recebendo a remissão de nossos pecados? (Ajude os alunos a identificar o seguinte princípio: Ao nos arrependermos sinceramente e recebermos a remissão de nossos pecados, nossa culpa é eliminada, ficamos repletos do Espírito do Senhor e sentimos alegria e paz. Seguindo a orientação do Espírito, leia esta declaração do Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos: “Para aqueles que verdadeiramente se arrependeram, mas parecem incapazes de sentir alívio, eu digo: continuem a guardar os mandamentos. Prometo-lhes que o alívio virá no devido tempo do Senhor. A cura também leva tempo” [“Arrependendo-vos (…) para Que Eu Vos Cure”, A Liahona, novembro de 2009, p. 42].)

Para ilustrar melhor esse princípio, peça a alguns alunos que leiam vários versículos que descrevem a conversão do rei Lamôni e de seu povo em Alma 19:29–30, 33–36. Peça à classe que identifique bênçãos que as pessoas receberam por causa de seu arrependimento e sua fé.

  • Quais bênçãos específicas o rei Lamôni, sua esposa e muitos outros lamanitas receberam por causa de seu arrependimento e sua fé? (O coração deles foi mudado, anjos ministraram a eles e foram batizados, a Igreja foi estabelecida e o Senhor derramou Seu Espírito sobre eles.)

  • Em que ocasião vocês viram outras pessoas experimentarem essas mesmas bênçãos ao terem se arrependido e se aproximado do Senhor?

Para ajudar os alunos a sentir a veracidade e importância desse princípio, peça a um aluno que leia o seguinte testemunho do Presidente Boyd K. Packer (1924–2015), do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“Recebemos cartas de pessoas que cometeram trágicos erros. Elas perguntam: ‘Poderei ser perdoado algum dia?’

A resposta é sim!

O evangelho ensina que se obtém o alívio do tormento e da culpa por meio do arrependimento. Exceto no caso dos poucos que desertam para a perdição depois de conhecerem a plenitude, não há hábito, vício, rebeldia, transgressão ou ofensa que não se inclua na promessa do total perdão.

‘Vinde agora, e argui-me, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.’ E Isaías continuou: ‘se quiserdes, e obedecerdes’ [Isaías 1:18–19]” (“A Radiante Manhã do Perdão”, A Liahona, janeiro de 1996, p. 19).

Peça aos alunos que reflitam sobre experiências em que sentiram a alegria e a paz de consciência que acompanham o arrependimento completo.

Mosias 4:11–12, 26

Conservar a remissão de nossos pecados

Peça a um aluno que leia Mosias 4:11–12, 26 em voz alta. Peça aos alunos que procurem o que o rei Benjamim ensinou sobre como podemos conservar a remissão de nossos pecados.

  • De acordo com essas palavras do rei Benjamim, como podemos conservar a remissão de nossos pecados por toda a vida? (Os alunos devem identificar o seguinte princípio: Se nos lembrarmos do amor de Deus e de Sua bondade para conosco, se permanecermos firmes em nossa fé, amarmos e servirmos ao próximo, podemos conservar a remissão de nossos pecados.)

Para ajudar os alunos a entender melhor esse princípio, peça a um deles que leia a seguinte declaração do Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

“Arrependimento significa esforço para mudar. Estaríamos zombando do sofrimento do Salvador no Jardim do Getsêmani e na cruz se esperássemos que Ele nos transformasse em seres angelicais sem esforço real de nossa parte. Em vez disso, buscamos Sua graça para complementar e recompensar nossos esforços mais diligentes (ver 2 Néfi 25:23). Talvez, tanto quanto orar por misericórdia, devêssemos orar pelo tempo e a oportunidade de trabalhar, lutar e vencer. Certamente o Senhor sorri para aquele que deseja se apresentar dignamente para o julgamento e que trabalha resolutamente dia após dia para transformar fraqueza em força. O arrependimento real e a verdadeira mudança podem exigir várias tentativas, mas há algo de refinador e santo nessa luta” (“A Divina Dádiva do Arrependimento”, A Liahona, novembro de 2011, p. 39).

  • Quais sentimentos e ideias vocês têm ao refletir que o Senhor “sorri” quando vocês se esforçam para vencer o pecado e as fraquezas mortais?

Preste seu testemunho da Expiação de Jesus Cristo. Certifique aos alunos de que, quando eles se arrependerem, vão sentir alegria e paz de consciência. Incentive os alunos a avaliar a própria vida e a exercer fé em Jesus Cristo por meio do arrependimento.

Leituras Sugeridas aos Alunos