Seminários e Institutos
Lição 8: A Salvação Vem por Meio de Jesus Cristo


Lição 8

A Salvação Vem por Meio de Jesus Cristo

Introdução

Nossos esforços em seguir Jesus Cristo e guardar Seus mandamentos são necessários, mas insuficientes para qualificar-nos para a salvação. Nossa salvação só é possível por meio dos méritos, da misericórdia e da graça de Jesus Cristo. A doutrina de Cristo nos ajuda a entender que, por meio de Sua graça, podemos aprender o evangelho, receber as ordenanças e prosseguir no caminho que conduz à vida eterna.

Leitura Preparatória

Sugestões Didáticas

2 Néfi 2:6–9; 25:23; Mosias 4:6–8

A salvação é possível por causa de Jesus Cristo

Mostre aos alunos a seguinte declaração do Élder L. Tom Perry (1922–2015), do Quórum dos Doze Apóstolos, e peça a um deles que a leia:

Imagem
Élder L. Tom Perry

“Muitos se perguntam: ‘De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde iremos?’ Nosso Pai Eterno não nos enviou à Terra numa jornada sem sentido ou propósito. Ele providenciou um plano para seguirmos. Ele é o autor desse plano, o qual foi criado para o progresso do homem e sua salvação e exaltação” (“O Plano de Salvação”, A Liahona, novembro de 2006, p. 70).

  • O que você acha que as pessoas sentem quando descobrem que Deus não os colocou aqui para vagar sozinhos, mas providenciou um plano para sua salvação?

Peça aos alunos que leiam 2 Néfi 2:6–9 e identifiquem o que o Profeta Leí disse que torna possível a salvação.

  • De acordo com Leí, o que torna possível a salvação no plano de Deus? [Os alunos devem identificar o seguinte: Podemos ser salvos somente por meio dos méritos, da misericórdia e da graça de Jesus Cristo. Você pode mencionar a seguinte definição do que significa ser salvo ou receber a salvação: “A salvação, em seu pleno e real significado, é sinônimo de exaltação ou vida eterna, e consiste em obter uma herança no mais elevado dos céus, no Reino Celestial. Com raras exceções, é outra a salvação de que falam as escrituras” (Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, 2ª ed., 1966, p. 670).]

  • O que quer dizer pelos méritos, misericórdia e graça de Jesus Cristo? (Os méritos de Jesus Cristo são Seus atos justos, especialmente Sua Expiação. A misericórdia refere-se à compaixão e paciência que Ele estende a nós a despeito de nossos pecados. A graça refere-se à ajuda que Ele nos dá em forma de misericórdia, amor, bondade e poder capacitador, que permite que recebamos a vida eterna e a exaltação depois tudo o que pudermos fazer. Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Graça”.)

A fim de aumentar o entendimento dos alunos sobre essa doutrina, mostre-lhes a seguinte declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf e peça a um deles que a leia em voz alta:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“Não podemos simplesmente merecer o céu; os requisitos da justiça são uma barreira que somos incapazes de superar por nós mesmos.

Mas nem tudo está perdido.

A graça de Deus é nossa grande e eterna esperança.

Por meio do sacrifício de Jesus Cristo, o plano de misericórdia satisfaz os requisitos da justiça (ver Alma 42:15)” (“O Dom Divino da Graça”, A Liahona, maio de 2015, p. 108).

  • Por que a retidão de uma pessoa não é suficiente para satisfazer “os requisitos da justiça” e obter a vida eterna? [Embora com o tempo possamos aprender a viver os mandamentos perfeitamente, ninguém viveu uma vida perfeita a não ser o Salvador (ver Romanos 3:23). Mesmo que paremos de pecar, não podemos apagar os danos e a culpa de nossas ações passadas. É por isso que a Expiação e a graça são necessárias.]

Relembre aos alunos que, embora sejamos salvos somente por meio dos méritos, da misericórdia e da graça de Jesus Cristo, os profetas do Livro de Mórmon ensinaram o que precisamos fazer para alcançar o poder redentor do Salvador.

Peça a um aluno que leia Mosias 4:6–8 em voz alta e peça à classe que identifique o que o rei Benjamim ensinou que devemos fazer para receber a salvação por meio da Expiação de Jesus Cristo.

  • De acordo com o rei Benjamim, o que devemos fazer para receber a salvação por meio da Expiação? (Adquirir conhecimento de Deus e da Expiação, colocar nossa confiança em Deus, guardar os mandamentos diligentemente e perseverar na fé até o fim da vida.)

Peça aos alunos que leiam 2 Néfi 25:23.

  • Que doutrina Néfi ensinou a respeito de nossa salvação? (Os alunos devem identificar a seguinte doutrina: Por causa da Expiação de Jesus Cristo, podemos ser salvos pela graça depois de tudo o que pudermos fazer. Ajude os alunos a entender que somente por meio de Jesus Cristo podemos nos tornar santos e semelhantes a nosso Pai Celestial.)

Para ajudar os alunos a entender melhor essa doutrina, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Ezra Taft Benson (1899–1994):

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

“‘Depois de tudo o que pudermos fazer’ inclui nossos melhores esforços. Inclui obedecer Seus mandamentos.

‘Depois de tudo o que pudermos fazer’ inclui amar nosso próximo e orar por aqueles que nos consideram seus inimigos. Significa vestir os nus, alimentar os famintos, visitar os doentes e ‘[socorrer] os que necessitarem de [nosso] socorro’ (ver Mosias 4:16) — lembrando que o que fazemos aos filhos de Deus, fazemos a Ele também.

‘Depois de tudo o que pudermos fazer’ significa viver uma vida casta e moralmente limpa, ser completamente honesto em todas as nossas interações com as outras pessoas e tratar as pessoas da maneira que gostaríamos de ser tratados” (“Redenção por Meio de Jesus Cristo: Depois de Tudo o Que Pudermos Fazer”, A Liahona, dezembro de 1988, p. 5).

  • De que maneira você experimentou a graça do Salvador ajudando-o além de suas forças ao esforçar-se ao máximo para vir a Ele?

Use a seguinte declaração, também do Presidente Ezra Taft Benson, para ajudar os alunos a ponderar essa pergunta antes de respondê-la:

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

“Como Igreja, concordamos com Néfi que disse: ‘é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer’ (2 Néfi 25:23). (…)

Pela graça, o Salvador realizou Seu Sacrifício Expiatório para que toda a humanidade ganhe a imortalidade.

Por Sua graça e por meio de nossa fé em Sua Expiação e do arrependimento de nossos pecados, podemos receber a força que necessitamos para fazer as obras necessárias que de outro modo não poderíamos fazer sozinhos.

Pela graça recebemos um dom de bênçãos espirituais e força que podem levar-nos à vida eterna se perseverarmos até o fim.

Pela graça nos assemelhamos mais a Sua personalidade divina” (“Redenção por Meio de Jesus Cristo: Depois de Tudo o Que Pudermos Fazer”, pp. 4–5).

  • O que podemos fazer para mostrar gratidão pelo que Jesus Cristo possibilitou para nós?

Preste testemunho aos alunos de que somente por meio da graça que se tornou possível pela Expiação de Jesus Cristo podemos sobrepujar os efeitos da Queda de Adão e Eva, superar imperfeições e progredir rumo à perfeição. Incentive-os a ponderar se têm feito tudo o que podem para receber as bênçãos da graça do Senhor.

2 Néfi 31:2, 10–21; 3 Néfi 11:31–40; 3 Néfi 27:13–22

A doutrina de Cristo

Anote estas referências de escritura no quadro:

2 Néfi 31:2, 10–21

3 Néfi 11:31–40

3 Néfi 27:13–22

Peça a um grupo que estude 2 Néfi 31:2, 10–21; peça ao segundo grupo que estude 3 Néfi 11:31–40; e peça ao terceiro grupo que estude 3 Néfi 27:13–22. Antes de os alunos começarem, saliente que essas passagens contêm os termos “doutrina de Cristo”, “minha doutrina” ou “meu evangelho”. Explique aos alunos que a doutrina ou o evangelho de Cristo consiste no que Jesus Cristo fez e continua a fazer para aproximar-nos do Pai. Consiste também no que precisamos fazer para receber as bênçãos da Expiação de Jesus Cristo. Peça a cada grupo que identifique e marque o que os versículos designados a eles ensinam sobre a doutrina de Cristo — o que Cristo fez e o que nós devemos fazer.

Depois de dar aos alunos alguns minutos para estudar as passagens atribuídas a eles, peça-lhes que façam ao lado de cada referência no quadro uma lista do que encontraram. Depois pergunte:

  • O que Jesus Cristo fez para aproximar-nos do Pai?

  • Quais são algumas das coisas que devemos fazer para receber as bênçãos da Expiação de Cristo? (Devemos ter fé, arrepender-nos, ser batizados, receber o Espírito Santo, perseverar até o fim e receber e seguir a revelação pessoal.)

  • Como você resume a importância de viver a doutrina ou o evangelho de Jesus Cristo? (Os alunos devem identificar o seguinte princípio: Se vivermos de acordo com a doutrina de Cristo, receberemos as bênçãos da Expiação e receberemos a vida eterna.)

De acordo com as necessidades dos alunos, faça perguntas como as seguintes para ajudá-los a analisar o que leram:

  • Qual frase em 2 Néfi 31:20 tem um significado especial para você e de que modo ela o ajuda a receber as bênçãos da Expiação?

  • Como ensinado em 2 Néfi 31:13–14, 17, o que significa ser batizado “por fogo”? (A pessoa recebe a remissão dos pecados e a purificação que vem por meio do Espírito Santo.)

  • De acordo com 3 Néfi 11:39–40, por que é tão importante que cada pessoa aceite a doutrina de Cristo? (Você pode sugerir que eles cruzem a referência dessa passagem com a de Helamã 5:12.)

  • De acordo com 3 Néfi 27:14–16, o que acontece quando vivemos de acordo com a doutrina ou o evangelho de Jesus Cristo?

Conclua mostrando a seguinte declaração de Pregar Meu Evangelho: Guia para o Serviço Missionário. Peça aos alunos que a leiam e procurem as maneiras pelas quais viver a doutrina de Cristo pode abençoá-los por toda a vida.

“As pessoas e as famílias começam a seguir Cristo ao exercerem fé Nele e arrependerem-se de seus pecados. Elas recebem a remissão dos pecados por meio do batismo e do recebimento do dom do Espírito Santo de alguém que possua autoridade de Deus para realizar essas ordenanças. Elas então perseveram até o fim, ou em outras palavras, continuam por toda a vida exercendo fé em Jesus Cristo, arrependendo-se e renovando os convênios que fizeram. Esses passos não são algo que elas vivenciam apenas uma vez na vida; mas, sim, ao serem repetidos por toda a vida, esses princípios se tornam um padrão de vida cada vez mais recompensador. Na verdade, essa é a única maneira de viver que trará paz de consciência e permitirá que os filhos do Pai Celestial voltem a viver em Sua presença” (Pregar Meu Evangelho, 2004, p. 6).

  • De que maneira o fato de viver a doutrina de Cristo “se torna um padrão de vida cada vez mais recompensador” para você?

Peça aos alunos que ponderem como estão se saindo na aplicação prática da doutrina de Cristo. Peça-lhes que pensem no que poderiam fazer para melhor receber as bênçãos de viver a doutrina de Cristo.

Leituras Sugeridas aos Alunos