Chamados da missão
Recursos para Lidar com Exigências Espirituais


Recursos para Lidar com Exigências Espirituais

Entre os missionários, uma reação comum ao estresse excessivo é questionar a força de seu testemunho ou a veracidade do evangelho. Esse problema geralmente decorre da falta de recursos para lidar com o estresse excessivo, e não da falta de testemunho. Se tiver essas dificuldades, tente utilizar as sugestões abaixo que lhe parecerem úteis. Consulte também a seção “Princípios Gerais para Lidar com o Estresse”, nas páginas 17–22, para ideias adicionais.

Imagem
An elder missionary sitting at a desk or table with his hands clasped and eyes closed. There are scriptures laying on the desk.

A

Aprender a Fortalecer Meu Testemunho

  • Compreenda que essas perguntas são saudáveis. Joseph Smith recebeu muitas revelações em resposta a perguntas sinceras. As escrituras, os professores e o raciocínio podem ajudar com algumas perguntas, mas somente o Espírito pode confirmar que Deus é real, que Jesus é o Cristo e que a Igreja é verdadeira.

  • Compreenda o que é fé. Ter fé é confiar na perfeita bondade, amor, sabedoria e justiça do Senhor, mesmo que não compreendamos perfeitamente. Alma ensinou que “fé não é ter um perfeito conhecimento das coisas; portanto, se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não veem e que são verdadeiras” (Alma 32:21). Você não precisa ter um “conhecimento perfeito” para ter fé. Estude Alma 32 para ajudar a edificar sua fé. (Ver Pregar Meu Evangelho, pp. 122–123.)

  • Seja paciente. O tempo e a experiência vão ajudá-lo a compreender algumas das coisas que o confundem agora. Lembre a declaração de Néfi: “Sei que [Deus] ama seus filhos; não conheço, no entanto, o significado de todas as coisas” (1 Néfi 11:17). Edifique sobre o que você sabe pelo Espírito que é verdade a respeito de Deus. (Ver Pregar Meu Evangelho, p. 126.)

  • Guarde os mandamentos. Adquirimos confiança no Senhor quando aprendemos por experiência própria o valor de Seus ensinamentos. “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.” (João 7:17).

B

Aprender a Se Arrepender

  • Seja honesto com seu presidente de missão. Se precisar se arrepender de pecados graves que não foram resolvidos, converse aberta e sinceramente com seu presidente de missão. Ele vai ajudá-lo a corrigir essas coisas.

  • Perdoe-se depois do arrependimento. Se tiver se arrependido e ainda se sentir culpado e com vergonha, lembre-se de que todos sentimos pesar por erros e pecados do passado. Confie que a Expiação de Cristo é suficiente, até para você. Lembre-se de que o arrependimento não é apenas um plano alternativo. O arrependimento é o plano de felicidade para toda pessoa. Certifique-se de que as coisas com que mais se preocupa são as que realmente importam (por exemplo: o progresso de seus pesquisadores), não apenas questões de orgulho pessoal (o que os outros pensam de você).

    Imagem
    An elder missionary kneelining at his bed praying.
  • Compreenda o papel da confissão. Se sentir que precisa confessar pecados menos graves ou confessar repetidas vezes, mesmo depois que os líderes do sacerdócio lhe tiverem assegurado de que sua confissão foi suficiente, você provavelmente está levando o arrependimento longe demais. O fato de continuar a sentir pesar e tristeza por pecados do passado é normal e não significa que você precisa confessá-los de novo. Desvie sua atenção desses pensamentos com outras atividades e tome deliberadamente a decisão de acreditar no perdão do Senhor. Ignore a tentação de ficar ansioso ou envergonhado.

  • Converse com seu presidente de missão se continuar a ter dificuldades.

C

Aprender a Orar de Modo Significativo

  • Tente orar em voz alta, mesmo que seja sussurrando. Tente preparar-se para orar escrevendo suas perguntas ou preocupações. Visualize o Senhor a seu lado. Pergunte a Deus o que você pode fazer por Ele hoje, depois coloque em prática as ideias que lhe vierem à mente. Ocasionalmente use sua oração apenas para agradecer a Deus pelas muitas coisas boas com que Ele o abençoou.

  • Estude “Orar com Fé” em Pregar Meu Evangelho. Esta seção, que se encontra nas páginas 91–96, fornecem sugestões sobre oração.

D

Aprender a Amar as Escrituras

  • Ore especificamente por ajuda para compreender e desfrutar as escrituras. Use parte do seu tempo de estudo para escrever seus sentimentos e reações, o que aprendeu ou as impressões espirituais que teve.

  • Revise “Ideias e Sugestões para Estudo” em Pregar Meu Evangelho. Esta seção, que se encontra nas páginas 22–25, fornece sugestões sobre um estudo das escrituras mais proveitoso.

E

Aprender a Confiar no Espírito

  • Pratique com paciência. Aprender a reconhecer a voz do Espírito se parece muito com aprender um novo idioma: exige prática, paciência, humildade e a disposição de aprender com os erros sem desistir.

  • Aprenda com as conferências gerais. Para ideias sobre como cultivar a revelação pessoal, estude discursos da conferência geral sobre esse tópico.

  • Estude Pregar Meu Evangelho. As páginas 98–102 contêm sugestões e ideias adicionais sobre como reconhecer o Espírito e confiar Nele.