Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Jesus Cristo Foi Criança Como Eu


Lição 9

Jesus Cristo Foi Criança Como Eu

Propósito

Fortalecer o desejo das crianças de ser como Jesus Cristo ao aumentar seu conhecimento a respeito da infância de Jesus.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Mateus 2:19–23 e Lucas 2:40–52. Ver também Princípios do Evangelho (31110 059), capítulo 11.

  2. Usando papel e varetas, faça um papiro como demonstrado na gravura 2–12, Uma Escola Bíblica, e descrito na lição. Escreva as palavras contidas em Lucas 2:52 no papiro.

  3. Prepare-se para cantar ou repetir a letra de “Jesus Criança Já Foi Também”, p. 34 (Músicas para Crianças). Se possível, peça à líder de música da Primária que ajude as crianças a treinarem essa canção durante o período de música da Primária na semana que precede esta lição e no dia da lição.

  4. Materiais necessários:

    1. Bíblia;

    2. Objetos de bebê, tais como mamadeira, cobertor e chocalho;

    3. Cartaz CTR (Ver lição 1);

    4. Gravura 2–10, Vida Familiar dos Tempos Bíblicos; gravura 2–11, Infância de Jesus Cristo [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 206]; gravura 2–12, Uma Escola Bíblica; gravura 2–13, O Menino Jesus no Templo [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 205].

  5. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a oração de abertura.

Verifique alguma designação que tenha sido dada na semana anterior.

Jesus Também Foi Criança

Atividade motivadora

Distribua os objetos de bebê e deixe as crianças olharem-no e segurarem-no. Explique para que se usa cada um deles. Saliente que Jesus Cristo também já foi bebê.

• Vocês acham que Jesus usou objetos iguais a esses?

Diga que algumas das coisas que Jesus tinha quando bebê eram muito parecidas com as que elas usaram quando bebês. Algumas outras eram bem diferentes. Explique que nessa lição as crianças aprenderão a respeito de Jesus quando pequeno.

Jesus Tinha um Lar

Atividade com gravura

Mostre a gravura 2–10, Vida Familiar nos Tempos Bíblicos. Diga às crianças que esse é o tipo de lar em que as pessoas de Nazaré viviam. Nazaré é a cidade onde Jesus foi criado (Ver Mateus 2:23) e Jesus deve ter morado em uma casa parecida com esta. Deixe as crianças observarem bem a gravura, falarem a respeito dela e fazerem perguntas. Se as crianças não tiverem perguntas, faça algumas das seguintes:

• Onde vocês acham que a família dormia? (Mostre a esteira que a mulher está guardando e o armário atrás dela, que parece ter outras esteiras enroladas. Explique que os telhados das casas eram planos e a escada do lado de fora da casa levava até o telhado. Talvez as crianças dormissem no telhado algumas vezes.

• Onde o bebê dormia nesta casa? (Mostre o berço. Explique que José era carpinteiro e poderia ter feito um berço igual a este para Jesus quando bebê.)

• Para que você acha que os grandes potes serviam? (Alguns eram para água. Toda a água usada pela família era carregada do poço da aldeia porque não havia água corrente nas casas. Um poço é um grande buraco no chão com água limpa dentro dele.)

• O que a mulher sentada no chão está fazendo? (Moendo cereais para fazer pão.)

• Uma vez que não havia luz elétrica, como as casas eram iluminadas? (Eles usavam lamparinas de óleo. Mostre a lamparina no banco atrás da mulher moendo cereais. Talvez alguns dos potes servissem para guardar óleo para as lamparinas.)

Atividade com gravura

Mostre a gravura 2–11, Infância de Jesus Cristo.

• Quem são as pessoas nesta gravura? (Jesus e José)

• O que eles estão fazendo?

Explique que Jesus provavelmente ajudava José em seu trabalho e José deve ter ensinado Jesus a ser carpinteiro como ele (Ver Marcos 6:3).

• O que mais vocês acham que Jesus aprendeu em casa?

Saliente que em casa Jesus ouvia histórias sobre profetas, como as histórias que lemos na Bíblia. Ele também aprendeu a orar e a decidir fazer o que é certo, do mesmo modo que nossos pais nos ensinam. Maria e José acreditavam no Pai Celestial exatamente como nós.

Jesus Fez Diversas Coisas Quando Menino

Atividade

Peça às crianças que se dêem as mãos. Diga os nomes de alimentos diversos que costumam comer. Diga às crianças que virem a palma da mão para cima se acharem que Jesus comia esse alimento e virem as palmas para baixo se acharem que não comia. Certifique-se de mencionar alimentos que as crianças usem e que Jesus possa ter usado, tal como pão, peixe, carneiro, mel, uvas, figos, tâmaras e leite.

Debate

• Como vocês acham que sua infância difere da de Jesus?

• Quais as semelhanças entre sua infância e a de Jesus?

Peça às crianças que digam coisas que elas fazem e que Jesus Cristo deve ter feito quando criança. Por exemplo, elas podem fazer coisas em casa ou na vizinhança, ajudar os pais, ir à escola, cuidar do bebê, cantar, brincar, apostar corridas ou andar a cavalo. Sugira que Jesus provavelmente fez essas coisas ou outras parecidas (por exemplo, Jesus pode nunca ter andado a cavalo, mas andou de burro.)

Jesus Estudava as Escrituras

Atividade com gravura

Mostre a gravura 2–12, Uma Escola Bíblica. Explique que os meninos em Nazaré freqüentavam a escola na sinagoga ou igreja. O professor era o chefe da sinagoga da aldeia. Ele era chamado de rabino.

Peça às crianças que digam rabino juntas.

Explique que além de ser ensinado em casa, Jesus deve ter freqüentado uma escola igual a esta.

• Como essa escola difere da sua? (As respostas podem incluir a maneira em que os meninos estão vestidos, onde se sentam e as placas onde escrevem.)

Explique que naquela época as meninas não iam à escola. Elas eram ensinadas em casa pela mãe.

Demonstração com o papiro

Diga que as escolas não tinham livros. No tempo de Jesus, os meninos aprendiam a ler em papiros. Peça às crianças que repitam a palavra papiro.

Mostre às crianças o papiro que você preparou. Explique que um papiro é uma longa faixa de um tipo de tecido parecido com papel onde se escreve, tendo uma vareta em cada extremidade. Ao se desenrolar uma extremidade, a outra é enrolada, de modo que se vê sempre uma extensão mais ou menos do tamanho de uma página. Demonstre com o papiro que você preparou. Deixe o papiro de lado, para usá-lo posteriormente na lição.

Apresentação pelo professor

Explique que os papiros que os meninos usavam na escola continham ensinamentos dos profetas que haviam vivido antes do nascimento de Jesus Cristo. Mostre o Velho Testamento na Bíblia. Diga às crianças que esta parte da Bíblia contém os escritos e as histórias de alguns dos papiros.

Peça a uma criança que aponte o papiro que o rabino está segurando na gravura e os papiros na caixa ao lado dele. Explique que os meninos aprendiam a ler e escrever na Bíblia.

História das escrituras

Mostre a gravura 2–13, O Menino Jesus no Templo, e conte a história encontrada em Lucas 2:41–50.

Ajude as crianças a compreenderem como Maria e José ficaram assustados e preocupados quando, ao final do primeiro dia de viagem, não encontraram Jesus em lugar algum. Eles voltaram imediatamente a Jerusalém e procuraram durante três dias até encontrá-Lo.

• Onde Maria e José encontraram Jesus?

• O que Jesus estava fazendo no templo? (Ver Lucas 2:46.)

Explique que Jesus estava falando com homens que haviam estudado muito as escrituras. Esses homens ficaram surpresos com o quanto Jesus sabia. Leia Lucas 2:47 em voz alta. Explique que admirar significa ficar surpreso.

Tornar-nos Mais como Jesus Cristo

Debate

Explique que Jesus voltou a Nazaré com Maria e José e cresceu lá. Pegue o papiro que preparou com Lucas 2:52 e leia.

• O que a escritura quer dizer ao mencionar que Jesus crescia em sabedoria?

Explique às crianças que cada uma delas também está crescendo em sabedoria, porque estão aprendendo a conservar sua rota escolhendo o que é certo. Dê diversos exemplos de como estão mais espertas agora do que há alguns meses antes.

• O que a última parte do versículo significa quando diz que Jesus crescia “em graça para com Deus”? (O Pai Celestial ficava contente porque Jesus sempre fazia o que o Pai Celestial queria que Ele fizesse.)

• Como você pode crescer em graça para com o Pai Celestial?

Explique que o Pai Celestial fica contente quando somos parecidos com Jesus e conservamos nossa rota escolhendo o que é certo.

• Como vocês acham que Jesus trataria uma criança de quem as outras caçoassem?

Peça às crianças que perguntem a si mesmas: “Como trato uma criança da qual as outras caçoam?”

• Quando Jesus era menino e estava brincando e sua mãe ou José pediam-Lhe que fizesse alguma coisa, o que vocês acham que ele fazia?

Peça às crianças que perguntem a si mesmas: “O que faço quando estou brincando e minha mãe ou meu pai me pedem que faça alguma coisa?”

Explique que Jesus também “crescia em graça” com outras pessoas (Ver Lucas 2:52). As pessoas gostavam de estar próximas a Ele.

• Vocês gostariam de ter Jesus como amigo quando Ele era menino?

Cartaz CTR

Mostre o cartaz CTR e peça às crianças que repitam as palavras “Conserva Tua Rota”. Lembre-lhes que se tornam mais parecidos com Jesus Cristo quando conservam sua rota escolhendo o que é certo.

Resumo

Música

Cante ou repita a letra de ambas as estrofes de “Jesus Criança Já Foi Também”, p. 34 (Músicas para Crianças). Explique quaisquer palavras que as crianças não conheçam.

Jesus pequenino foi também,

Pequenino como eu.

A todos sempre respeitou

E eu sigo o exemplo seu.

Por isso os meninos

Como eu e você

Iguais a Jesus

Devem ser.

Brincou tal como fazemos nós,

E um bom exemplo deu.

Falava palavras de amor

E dava do que era seu.

Por isso os meninos

Como eu e você

Iguais a Jesus

Devem ser.

Testemunho

Testifique que escolher o que é certo e tornar-se como Jesus Cristo, nos fará feliz. Diga às crianças como você é grato por ter a vida de Jesus como um exemplo para nossa vida.

Sugira às crianças que a infância de Jesus era provavelmente muito semelhante à delas em algumas coisas. Incentive-as a sempre escolherem o que é certo, como fez Jesus.

Atividades Complementares

Escolha dentre as atividades seguintes as que melhor se adaptem às crianças de sua classe. Pode utilizá-las na própria lição ou como revisão ou resumo. Para informações adicionais, ver “Distribuição do Tempo da Aula” em “Auxílios para o Professor”.

  1. Meça a altura de cada criança com um barbante ou linha de tricô. Corte a linha ou barbante do tamanho da criança e dê a ela. Lembre às crianças que, assim como o corpo delas cresce, elas devem também crescer em graça com Deus. Elas podem fazê-lo tomando as decisões corretas, como fez Jesus.

  2. Ajude as crianças a repetirem Lucas 2:52 com você algumas vezes. Discutam as escolhas específicas que elas podem fazer, a fim de capacitá-las a crescer em graça com o Pai Celestial.

  3. Leve algum tipo de comida que Jesus provavelmente comia, como figos, tâmaras, queijo, pão, nozes ou azeitonas e de às crianças para que provem. Verifique com os pais antecipadamente para saber se alguma das crianças é alérgica a algum dos alimentos. (Não leve comida se a lição for dada no domingo de jejum.)

  4. Debata as coisas que os bebês conseguem fazer e compare-as com as coisas que os alunos sabem fazer agora. Pergunte:

    • Um bebê sabe andar? Vocês sabem andar?

    • Um bebê sabe falar? Vocês sabem falar?

    Explique que à medida que as crianças crescem, cresce também a habilidade de serem mais parecidas com o Salvador ao escolherem o que é certo.

  5. Dê a cada criança um pedaço de massa de modelar (ver a receita abaixo) e peça-lhes que façam uma pequena tigela, vaso ou outro objeto que Jesus Cristo possa ter usado quando menino.

    Massa de Modelar

    • Materiais necessários:

    • 2 xícaras de farinha

    • 1 xícara de sal

    • 1 colher de sopa de óleo

    • água anilina (opcional)

    Instruções: Misture a farinha e o sal. Acrescente o óleo e água suficiente para que a massa adquira uma consistência de barro. Acrescente água aos poucos até que a mistura esteja maleável sem estar muito grudenta. Misture e sove a massa levemente. Caso deseje massa colorida, acrescente anilina à água antes de misturá-la à farinha. Guarde a massa num recipiente hermeticamente fechado.