Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
O Nascimento de Jesus Cristo Trouxe Alegria à Terra


Lição 7

O Nascimento de Jesus Cristo Trouxe Alegria à Terra

Propósito

Ajudar cada criança a sentir a alegria que o nascimento de Jesus Cristo trouxe à Terra.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Lucas 2:1–20.

  2. Leve um calendário de doze meses para a aula ou prepare uma “linha do tempo” para a atividade do aniversário. Para fazer uma “linha do tempo”, divida uma tira de papel em doze partes iguais e escreva o nome dos meses, em ordem, em cada uma das partes.

  3. Descubra o aniversário de cada uma das crianças da classe; peça a informação à secretária da Primária, ao secretário da Ala ou aos pais das crianças.

  4. Com a autorização da presidente da Primária, convide uma mãe ou uma mulher que esteja grávida para relatar brevemente como ela está se preparando para o nascimento do bebê. Peça-lhe que mencione seu entusiasmo.

  5. Prepare-se para cantar ou repetir a letra de “Lá na Judéia, Onde Cristo Nasceu” (Hinos, nº 123).

  6. Materiais necessários:

    1. Bíblia;

    2. Um pedaço de papel e lápis para cada criança;

    3. Fita adesiva;

    4. Gravura 2–6, A Natividade [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 201].

  7. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Observação: Ao mencionar o nascimento de crianças, tenha cuidado com os sentimentos de quaisquer crianças adotivas na classe. Certifique-se que elas compreendem que seu nascimento também foi uma ocasião de alegria.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a oração de abertura.

Verifique alguma designação que tenha sido dada na semana anterior.

Os Aniversários São Datas Especiais

Atividade motivadora

Diga às crianças que você está pensando em um dia muito especial. Explique que você vai dar-lhes uma pista e peça-lhes que prestem atenção à pista e levantem a mão quando souberem em que dia você está pensando. Cantarole “Parabéns pra você” ou dê qualquer outra pista óbvia.

• Em que dia especial estou pensando?

• O que você mais gosta a respeito de seu aniversário?

Atividade com o calendário ou a “linha do tempo”

Distribua lápis e papel. Peça a cada criança que escreva o nome em um pedaço de papel. (Ajude as crianças que precisarem.)

Mostre o calendário ou a “linha do tempo”. Convide as crianças a repetirem o nome dos meses com você. Leia o nome dos meses novamente, um de cada vez, e convide as crianças cujo aniversário cai em cada um dos meses a colarem seus nomes com fita adesiva no mês adequado no calendário ou “linha do tempo”.

• Como acham que suas famílias se sentiram quando vocês nasceram?

Convidada

Apresente a mãe ou mulher grávida e peça-lhe que fale a respeito de seus sentimentos ao preparar-se para o nascimento de um bebê.

Debate

Converse com as crianças sobre as coisas que as famílias devem ter feito em preparação para seu nascimento, como, por exemplo, orar para que fossem sadias, escolher nomes, preparar as roupinhas do bebê e outros objetos necessários e planejar onde o bebê dormiria. Ajude as crianças a sentirem que seu nascimento foi uma ocasião de alegria e entusiasmo. Caso tenha filhos, pode contar às crianças a respeito do que fez e de seus sentimentos quando do nascimento de um bebê em sua família.

Lembre às crianças que nascer e receber um corpo físico é uma parte importante do plano do Pai Celestial para nós.

O Nascimento de Jesus Cristo Foi um Dia Maravilhoso

Apresentação pelo professor

Diga às crianças que irão aprender a respeito do nascimento de um bebê por quem as pessoas estavam esperando há muitos anos. Os profetas haviam dito que, um dia, o Salvador nasceria. Ele possibilitaria às pessoas voltarem a viver com o Pai Celestial. As pessoas esperavam muito o nascimento desse bebê.

• Quem era esse bebê? (Jesus Cristo)

Saliente que ninguém sabia exatamente quando Jesus iria nascer. Alguns pais ensinavam os filhos a aguardarem ansiosamente esse grande momento porque sabiam que Jesus indicaria a maneira correta de se viver e possibilitaria às pessoas viverem novamente com o Pai Celestial. Sem Jesus como nosso Salvador, ninguém seria capaz de voltar a viver com o Pai Celestial.

Preparação para a dramatização

Peça às crianças que finjam ter vivido há muitos anos, antes do nascimento de Jesus Cristo. Diga-lhes que são crianças que moram perto da cidade de Belém. Seus pais ensinaram-lhes a aguardar o nascimento do Salvador. Agora é noite e elas estão no campo, ajudando o pai a tomar conta das ovelhas.

• O que vocês levariam consigo para ajudar seu pai a tomar conta das ovelhas? (As respostas podem incluir um agasalho ou alguma coisa para comer.)

Peça às crianças que fechem os olhos e imaginem a seguinte cena:

A noite está chegando, os pastores estão reunindo as ovelhas no aprisco onde poderão dormir tranqüilas até a manhã. A noite está límpida e as estrelas começam a surgir. Logo o céu se enche de estrelas que brilham. Tudo está calmo e tranqüilo. (Você pode apagar as luzes da sala de aula para simular a noite.)

História das escrituras e dramatização

Conte a história da aparição do anjo aos pastores, conforme Lucas 2:8–18. Leia alguns versículos em voz alta ao contar a história.

Mencione que os pastores ficaram com medo ao verem o anjo, mas este lhes disse: “Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria (…)” (Lucas 2:10).

Peça às crianças que simulem estar com medo do anjo e, a seguir, contentes por ouvir o que o anjo lhes tinha a dizer.

Explique que o anjo contou aos pastores a respeito do nascimento de Jesus (Ver Lucas 2:11) e disse-lhes onde encontrar o menino Jesus (Ver Lucas 2:12). De repente, os pastores ouviram muitos anjos “louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens.” (Lucas 2:13–14)

Música

Cante ou repita a letra de “Lá na Judéia, Onde Cristo Nasceu”. Peça às crianças que cantem junto, se souberem a letra.

Lá na Judéia, onde Cristo nasceu

Os pastorzinhos ouviram do céu:

Glória a Deus! Glória a Deus!

Glória a Deus nas alturas

E na Terra sempre paz —

E na Terra sempre paz!

Continuação da história das escrituras e dramatização

Explique que quando os anjos voltaram para o céu, os pastores decidiram ir procurar o menino Jesus (Ver Lucas 2:15). Peça às crianças que finjam ir com seu pai a Belém para ver o menino Jesus (você pode deslocar-se para outro ponto da sala de aula).

Mostre a gravura 2–6, A Natividade.

• Quem são as pessoas nesta gravura?

Explique que os pastores encontraram o bebê exatamente como o anjo lhes dissera que aconteceria. Ele estava envolto em panos e deitado numa manjedoura (explique o significado de envolto em panos, se necessário). Os pastores ficaram gratos pelas muitas coisas que lhes foi permitido ver e ouvir a respeito de Jesus e contaram a outras pessoas sobre o que viram e ouviram (Ver Lucas 2:17–18).

Resumo

Participação das Crianças

Convide cada uma das crianças a ficar de pé e contar um coisa que aconteceu naquela noite enquanto os pastores cuidavam de suas ovelhas. Saliente que muitas pessoas ficaram contentes após esperar durante tanto tempo o nascimento do Salvador.

Testemunho

Diga às crianças como você é feliz por Jesus Cristo ter vindo à Terra. Preste o testemunho de que Jesus é o Salvador do mundo e diga às crianças que seguir os ensinamentos de Jesus as ajudará a tornar a viver com o Pai Celestial algum dia.

Encoraje as crianças a contarem à família o que aprenderam sobre o nascimento de Jesus Cristo.

Convide uma criança para fazer a última oração. Sugira que a criança demonstre gratidão pelo nascimento de Jesus.

Atividades Complementares

Escolha dentre as atividades seguintes as que melhor se adaptem às crianças de sua classe. Você pode utilizá-las na própria lição ou como revisão ou resumo. Para mais informações, ver “Distribuição do Tempo da Aula” em “Auxílios para o Professor”.

  1. Ajude as crianças a dramatizar os eventos ocorridos quando do nascimento do Salvador.

  2. Peça às crianças que se levantem e cantem o seguinte trecho com a mesma melodia de “Era uma Vez um Homem de Neve”, p. 121 (Músicas para Crianças). Diga-lhes que fiquem agachadas ao cantar as duas primeiras linhas e faça movimentos de alongamento nas duas últimas.

    Eu já fui um bebê, pequenino.

    Sim! sim! Eu já fui um bebezinho.

    Agora eu cresci, já estou grandinho(a),

    Sim, sim! Sou agora um(a) belo(a) menininho(a).

  3. Cante ou repita a letra de “Jesus num Presépio”, p. 26 (Músicas para Crianças), “Canção de Ninar de Maria”, p. 28 (Músicas para Crianças) ou “Dorme, Menino”, p. 30 (Músicas para Crianças). As letras estão incluídas no final deste manual.

  4. Faça o contorno da ilustração ou uma cópia da gravura do menino Jesus e a mangedoura (encontrada no final da lição) para cada criança. Deixe que as crianças pintem a mangedoura e colem nela grama seca ou lã para fazer uma cama macia para o bebê. A seguir, deixe as crianças colorirem o menino Jesus. Ajude as crianças a recortarem o menino Jesus e colarem-no na mangedoura.