Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Jesus Cristo Retornará a Esta Terra


Lição 43

Jesus Cristo Retornará a Esta Terra

Propósito

Ajudar cada criança a ter o desejo de se preparar para a segunda vinda de Jesus Cristo seguindo Seus ensinamentos.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Mateus 24:36; Lucas 24:50–53 e Atos 1:3, 9–11. Ver também Princípios do Evangelho (31110 059), capítulo 43.

  2. Faça uma cópia do jogo “Preparando-se para a Vinda de Jesus”, encontrado nas últimas páginas do manual (se não for possível fazer a cópia, retire as páginas do manual com cuidado). Cole o jogo em papelão ou papel cartão. Guarde o jogo para utilização futura.

    Caso a turma seja grande, você poderá fazer uma segunda cópia do jogo de modo que dois grupos joguem ao mesmo tempo. Peça a uma líder da Primária ou a um dos pais das crianças que ajude a supervisionar o segundo jogo.

  3. Corte doze pequenos pedaços de papel para o jogo. Escreva um número em cada pedaço, usando os números de 1 a 6 duas vezes. Dobre os papéis e coloque-os em uma caixa.

  4. Prepare-se para contar às crianças a respeito de uma ocasião em que alguém muito chegado a você teve de viajar por algum tempo. Planeje contar como você sentiu saudade da pessoa e como você se preparou para a volta dela.

  5. Prepare-se para cantar ou repetir a letra de “Quando Jesus Voltar”, p. 46 (Músicas para Crianças).

  6. Materiais necessários:

    1. Bíblia;

    2. Um objeto pequeno, tal como um botão ou uma pedrinha, para cada criança. Esses objetos serão utilizados como marcadores do jogo e, portanto, devem ser diferentes (em cor, formato ou tamanho) para que as crianças consigam distingui-los.

    3. Gravura 2–62, Maria e o Senhor Ressuscitado [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 233]; gravura 2–64, Jesus Mostra os Ferimentos [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 234]; gravura 2–65, Jesus Cristo Ressuscitado [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 239]; gravura 2–71, A Ascensão de Jesus [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 236];

  7. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Verifique alguma designação que tenha sido dada na semana anterior.

Preparamo-nos para a Volta de Nossos Entes Queridos

Atividade motivadora

Fale a respeito de uma ocasião em que alguém muito chegado a você tenha viajado durante algum tempo. Explique como você se sentiu quando essa pessoa partiu e como você ficou ansioso para que ela voltasse logo. Fale sobre quaisquer preparações que você tenha feito para o retorno de seu ente querido e sobre como você se sentiu ao ver essa pessoa novamente.

Ajude as crianças a pensarem em ocasiões em que pessoas chegadas afastaramse delas por algum tempo. Alguns exemplos de tais situações são: um dos pais teve de viajar; a mãe ficou no hospital para ter um bebê; um irmão ou parente saiu para cumprir uma missão de tempo integral. Fale com as crianças a respeito dos sentimentos que elas tiveram quando essas pessoas partiram e quando voltaram para casa. Saliente que sentimos saudade de nossos entes queridos quando eles se afastam e ficamos felizes quando voltam para casa. Deixe as crianças falarem sobre os preparativos que sua família fez para a volta dessas pessoas, tais como limpar e enfeitar a casa, preparar uma refeição diferente ou usar roupas feitas especialmente para a ocasião.

Jesus Cristo Retornará

Apresentação pelo professor

Explique que quando Jesus Cristo viveu na Terra, Ele tinha amigos que O amavam muito. Esses amigos seguiam-No e prestavam atenção a Seus ensinamentos. Como faziam o que Ele lhes ensinava, eram chamados de Seus discípulos.

Explique que Jesus amava Seus discípulos. Ele os ajudava a aprender o que precisavam para que voltassem a viver com Ele e o Pai Celestial. Ele os ajudou a compreender a diferença entre o certo e o errado para que fossem capazes de escolher o que fosse certo.

Atividade com gravura

Mostre a gravura 2–62, Maria e o Senhor Ressuscitado, e a gravura 2–64, Jesus Mostra os Ferimentos. Lembre às crianças que há algumas semanas (lição 41) aprenderam a respeito da visita de Jesus a Seus discípulos depois da ressurreição. Deixe que as crianças falem a respeito das gravuras por alguns instantes.

Explique que Jesus visitou e ensinou os discípulos por quarenta dias após a ressurreição (Ver Atos 1:3). Ele queria ter certeza de que eles sabiam que Ele estava vivo novamente e compreendiam Seus ensinamentos. Jesus queria que os discípulos obedecessem a Seus mandamentos quando não mais estivesse entre eles.

História das escrituras

Mostre a gravura 2–71, A Ascensão de Jesus. Com suas próprias palavras, conte a história da ascensão de Jesus aos céus, conforme descrita em Lucas 24:50–53 e Atos 1:9–11. Dê destaque aos seguintes pontos:

  1. Jesus deu uma bênção aos discípulos;

  2. Jesus deixou os discípulos e subiu numa nuvem para junto do Pai Celestial nos céus;

  3. Os discípulos observaram até que Jesus desaparecesse.

Diga às crianças que enquanto os discípulos olhavam para o céu, dois anjos de branco apareceram ao lado deles.

Leia em Atos 1:11 o que os anjos disseram aos discípulos: (começando em por que estais olhando …).

Explique que os anjos disseram aos discípulos que Jesus Cristo voltaria algum dia à Terra do mesmo modo em que dela havia saído. Diga às crianças que chamamos a isso de a Segunda Vinda.

Saliente que não sabemos exatamente quando Jesus retornará. Só o Pai Celestial sabe o momento exato (Ver Mateus 24:36). Sabemos, no entanto, que um dia Jesus retornará à Terra para aqui viver.

Debate

Mostre a gravura 2–65, Jesus Cristo Ressuscitado.

Explique que quando Jesus voltar, Ele viverá entre as pessoas na Terra. Todos saberão que Ele é Jesus Cristo, nosso Salvador, e O adorarão.

• Vocês gostariam de estar aqui quando Jesus voltar à Terra? Por quê?

Comente com as crianças como será maravilhoso aqui na Terra quando Jesus voltar. As pessoas serão capazes de ver Jesus, andar a Seu lado e conversar com Ele, e Ele colocará Seus braços a nosso redor para nos abraçar. Saliente que quando Jesus voltar, todos serão amigos. Não haverá pessoas más. Não precisaremos trancar as portas de nossa casa porque tudo e todos estarão seguros. Não haverá doenças para nos causar dores e mal-estares, e os animais serão amigos uns dos outros e das pessoas.

Atividade de revisão

Faça as seguintes perguntas de revisão a respeito da Segunda Vinda. Peça às crianças que se levantem quando souberem a resposta. Quando pelo menos algumas crianças estiverem em pé, chame uma delas para responder à pergunta. Se ninguém se levantar ou se as crianças estiverem confusas ou inseguras sobre as respostas, faça uma revisão das informações apresentadas até agora:

  • Durante quantos dias Jesus Cristo ficou visitando Seus discípulos após a ressurreição? (Quarenta.)

  • Quem sabe quando Jesus virá novamente à Terra? (Somente o Pai Celestial. Ninguém na Terra o sabe.)

  • Haverá guerras e brigas quando Jesus vier novamente à Terra? (Não. Todos na Terra serão amigos.)

  • O que acontecerá às pessoas que estiverem doentes ou incapacitadas quando Jesus vier novamente à Terra? (Elas serão curadas. Não haverá mais doenças nem dor quando Jesus retornar à Terra.)

  • Como os animais agirão quando Jesus voltar à Terra? (Eles serão amigos uns dos outros e também das pessoas.)

Devemos Preparar-nos para a Segunda Vinda de Jesus Cristo

Apresentação pelo professor

Lembre às crianças como se prepararam para a volta de seus entes queridos ao lar. Explique que temos também que nos preparar para a volta de Jesus Cristo à Terra, aprendendo e seguindo os ensinamentos de Jesus.

Saliente que, se estivermos preparados, ficaremos felizes em ver o Salvador. Ele quer que todos voltem a viver com Ele, mas somente aqueles que seguem Seus ensinamentos e escolhem o que é certo serão capazes de fazê-lo. Jesus ajudou Seus discípulos a aprenderem o que tinham de fazer para voltar a viver com Ele e também deu-nos ensinamentos para nos ajudar a estar preparados para quando Ele retornar.

Música

Cante ou repita a letra da segunda estrofe de “Quando Jesus Voltar”. Ajude as crianças a fazerem os gestos sugeridos:

Não sei se pronto estarei (coloque o dedo na têmpora)

Ao regressar Jesus

Se Sua face eu verei (coloque a mão sobre os olhos)

Ou mesmo Sua luz.

Mas todo dia tentarei

A Sua lei cumprir.

Pois vendo, outros, minha luz (erga os braços sobre a cabeça, formando um círculo)

A Cristo hão de seguir.

E quando Ele regressar

Eu sei que me dirá: (abrace a si mesmo)

“Fizeste bem menino, Em meus braços ficarás. (estenda os braços)

(© 1952, 1980 de Mirla Greenwood Thayne. Usado com permissão)

Jogo

Diga às crianças que se preparar para a segunda vinda não é uma coisa que se faça em um só dia. Temos de nos preparar durante toda a vida, seguindo os ensinamentos de Jesus.

Mostre o jogo “Preparando-se para a Vinda de Jesus”. Diga-lhes que o jogo irá lembrá-las de algumas das coisas que elas podem fazer a fim que se prepararem para viver com Jesus.

Mostre como o jogo descreve coisas boas que podemos fazer para seguir Jesus. Tais coisas conduzem para a área do jogo chamada “Estou Me Preparando para a Vinda de Jesus”. Diga que o jogo também mostra coisas erradas que poderíamos vir a fazer. Essas coisas levam para a área chamada “Não Estou Me Preparando para a Vinda de Jesus”.

Dê um objeto pequeno a cada uma das crianças para que usem como marcador do jogo e, a seguir, explique-lhes as seguintes regras:

  1. O objetivo do jogo é, partindo-se da seta indicada como “Saída”, chegar à área do jogo chamada “Estou Me Preparando para a Vinda de Jesus”;

  2. Cada criança tem sua vez de jogar;

  3. Quando for sua vez, escolha um pedaço de papel da caixa e mova seu marcador o número de espaços indicados no papel. A seguir, dobre o papel e coloque-o na caixa novamente.

  4. Ao parar em um determinado espaço, você ou o professor lerão em voz alta o que está escrito nele. Diga alguma coisa que você pode fazer para seguir esse ensinamento ou explique por que é importante fazer o que está descrito no espaço. Se você cair num espaço que descreve uma coisa errada, explique o que você deve fazer como alternativa ao que está escrito. Caso precise de ajuda, o professor lhe dará algumas sugestões.

  5. A seta em cada espaço indica qual a direção a ser seguida na próxima jogada.

Quando uma criança chegar a um espaço cuja seta indique a direção oposta ao objetivo do jogo, ajude-a a compreender que quando fazemos coisas erradas, não estamos seguindo os ensinamentos de Jesus, mas conseguiremos mudar de direção fazendo o que é certo.

Joguem até que todos atinjam o objetivo ou que o tempo da aula esteja quase esgotado.

Resumo

Testemunho

Testifique que Jesus Cristo virá novamente à Terra apesar de não sabermos quando isso acontecerá. Diga às crianças o quanto você deseja seguir os ensinamentos de Jesus para ter a oportunidade de vê-Lo novamente quando Ele retornar. Fale de seu desejo de que cada criança da turma siga os ensinamentos de Jesus de modo que todos juntos estejam com Ele.

Anel CTR

Peça às crianças que olhem para o anel CTR, caso o estejam usando. Lembre às crianças que o anel as ajuda a lembrar de escolher o que é certo e seguir os ensinamentos de Jesus.

Peça a cada criança que diga alguma coisa que fará durante a semana vindoura a fim de se preparar para a segunda vinda de Jesus.

Convide uma criança para fazer a última oração. Sugira que a criança peça ao Pai Celestial que ajude os componentes da classe a se prepararem para a vinda de Jesus Cristo.

Atividades Complementares

Escolha dentre as atividades seguintes as que melhor se adaptem às crianças de sua classe. Pode utilizá-las na própria lição ou como revisão ou resumo. Para mais informações, ver “Distribuição do Tempo da Aula” em “Auxílios para o Professor”.

  1. Cante ou repita a letra de “Quando Jesus Voltar”, p. 46 (Músicas para Crianças). A letra da segunda estrofe está impressa nas páginas 237–38.

    Não sei se anjos cantarão,

    Ao regressar Jesus.

    Se branca neve cairá

    Ou brilhará a luz.

    Não sei se as estrelas

    Brilharão com mais fulgor

    Ou se o sol afastará

    Da noite o negror.

    Mas sei que os pequeninos

    O mestre abraçará.

    Pois Ele mesmo disse assim:

    “Deixai-os vir a mim.”

    (© 1952, 1980 de Mirla Greenwood Thayne. Usado com permissão)

  2. Explique que a décima regra de fé fala a respeito da segunda vinda de Cristo. Ajude as crianças a decorarem a expressão: “Cremos (…) que Cristo reinará pessoalmente sobre a Terra”. Explique o significado dessa expressão às crianças.

  3. Mostre às crianças uma lâmpada de azeite (ou lamparina) ou um desenho simples dela. Explique que Jesus nos ensinou a importância de nos prepararmos para Sua vinda na história a respeito das dez virgens (ou moças) com suas lâmpadas. Conte a parábola das dez virgens conforme encontrada em Mateus 25:1–13. Explique que as lâmpadas de azeite não produzem luz a menos que tenham azeite (ou óleo) para queimar. Saliente que por não terem se preparado, as moças imprudentes (loucas) não puderam ir ao casamento (bodas).

    Explique que o Salvador comparou o casamento a Sua segunda vinda. As moças que colocaram azeite em suas lâmpadas podem ser comparadas a nós, quando nos preparamos para estar com Jesus. Se não estivermos preparados quando Ele voltar, não poderemos viver com Ele.

    Peça às crianças que mencionem algumas maneiras pelas quais podem se preparar para a vinda de Jesus (talvez seja preciso apresentar algumas sugestões, como as do jogo). Ajude-as a compreender que ao escolhermos o que é certo estamos nos preparando para a segunda vinda de Cristo.

  4. Escreva Estou Me Preparando para a Vinda de Cristo na parte superior de uma flâmula para cada criança. Peça a cada uma que faça um desenho de si mesma fazendo alguma coisa a fim de se preparar para a vinda de Jesus. Prenda as flâmulas nas crianças com alfinete ou ajude-as a passar um barbante por um buraco feito previamente na parte superior da flâmula para que a pendurem no pescoço.