Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Jesus Cristo É Nosso Salvador


Lição 41

Jesus Cristo É Nosso Salvador

Propósito

Ajudar cada criança a compreender que por ter Jesus Cristo ressuscitado, todos ressuscitarão.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Mateus 27:45–66, 28:1–8, Lucas 24:13–46 e João 19:30, 20:11–18. Ver também Princípios do Evangelho (31110 059), capítulos 11 e 12.

  2. Corte em oito pedaços uma folha de papel do mesmo tamanho da gravura 2–65, Jesus Cristo Ressuscitado [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 239]. Numere os pedaços de 1 a 8. Cubra a gravura 2–65 conforme ilustrado, prendendo os pedaços de papel à gravura com clips de papel ou pequenos pedaços de fita adesiva.

    Imagem
    picture puzzle
  3. Prepare-se para cantar ou repetir a letra de “Cristo É Já Ressuscitado” (Hinos, nº 119) ou traga uma gravação do hino.

  4. Materiais necessários:

    1. Bíblia;

    2. Recorte 2–5, cena da crucificação; recorte 2–6, envolvendo o corpo de Jesus; recorte 2–7, o sepulcro; recorte 2–8, grande pedra; recorte 2–9, guardas; recorte 2–10, anjo; recorte 2–11, mulheres com os ungüentos; recorte 2–12, Jesus ressuscitado. Coloque os recortes na ordem em que serão utilizados na lição.

    3. Gravura 2–2, Família com Bebê; gravura 2–35, Cristo e as Crianças [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 216]; gravura 2–62, Maria e o Senhor Ressuscitado [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 233]; gravura 2–63, A Caminho de Emaús; gravura 2–64, Jesus Mostra os Ferimentos [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 234].

  5. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Verifique alguma designação que tenha sido dada na semana anterior.

Jesus Cristo Fez Algo Por Nós Que Não Poderíamos Ter Feito

Atividade motivadora

Mostre a gravura 2–2, Família com Bebê. Peça às crianças que pensem a respeito de quando chegaram a esta Terra como bebês.

• O que seus pais (ou outros familiares) faziam por vocês quando eram bebezinhos e não podiam fazê-lo por si mesmos?

Ajude as crianças a pensarem em coisas que os pais (ou outros familiares) faziam por elas. Certifique-se de que cada uma das crianças teve a oportunidade de mencionar pelo menos uma coisa.

• O que seus pais (ou outros familiares) fazem por vocês agora que não podem fazer sozinhos?

• Por que eles fazem essas coisas por vocês?

Explique que nossos pais e familiares ficam felizes por fazer coisas por nós, quando não somos capazes de fazê-las sozinhos, porque nos amam e querem nos ajudar.

Debate

Explique que mais alguém nos ama muito e esteve disposto a fazer uma coisa por nós que não podíamos fazer por nós mesmos.

Mostre a gravura 2–35, Cristo e as Crianças.

• Quem é essa pessoa que nos ama?

Explique que antes de virmos a esta Terra, Jesus Cristo se ofereceu para ser nosso Salvador. Isso significa que Ele estava disposto a morrer e ressuscitar, para que vivêssemos novamente e voltássemos a nosso Pai Celestial. Jesus era a única pessoa com o poder para fazer isso por nós. Nós não o poderíamos fazer por nós mesmos.

• O que significa ressuscitar?

Explique que, quando morremos, nosso espírito sai de nosso corpo físico. Depois que Jesus morreu, Seu espírito e Seu corpo físico juntaram-se novamente em um corpo ressuscitado que viveria para sempre. Por ter Jesus morrido e ressuscitado, nós também ressuscitaremos.

Jesus Cristo Ressuscitou

Apresentação pelo professor

Explique que a ressurreição de Jesus Cristo, nosso Salvador, foi um acontecimento tão importante que temos um dia especial todos os anos para nos ajudar a lembrar do que aconteceu.

• Que nome damos a esse dia? (Páscoa.)

Lembre às crianças que na época da Páscoa elas tiveram uma lição a respeito da ressurreição de Jesus Cristo.

História das escrituras com recortes

Conte a história da crucificação, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo (Ver Mateus 27:45, 57–66; 28:1–6 e João 19:30). Deixe as crianças segurarem e mostrarem os recortes no momento adequado.

Peça a uma criança que mostre o recorte 2–5, cena da crucificação.

Explique que Jesus foi colocado na cruz, pouco antes do meio-dia. Ao meio-dia o sol se escondeu e a escuridão cobriu a Terra durante três horas (Ver Mateus 27:45). A dor de Cristo era mais terrível do que Ele poderia suportar. Cristo poderia ter decidido não sofrer e morrer, mas havia prometido ao Pai Celestial que viria à Terra, sofreria e morreria por nós.

Diga às crianças que a terra tremeu. Aqueles que observavam na escuridão ouviram Jesus clamar: “Está consumado” (João 19:30), que quer dizer está terminado. Seu sofrimento acabara. Ele abaixou a cabeça e morreu. Seu espírito saiu do corpo.

• Como vocês acham que os amigos e discípulos de Jesus se sentiram depois que Ele foi crucificado?

Peça à criança que coloque o recorte com a cena da crucificação sobre a mesa ou que o guarde.

Peça a outra criança que pegue e mostre o recorte 2–6, envolvendo o corpo de Jesus.

Explique que os amigos e discípulos de Jesus cuidadosamente retiraram Seu corpo da cruz. Eles envolveram o corpo em um delicado lençol de linho com especiarias, como era o costume na época.

Peça a outra criança que pegue e mostre o recorte 2–7, o sepulcro.

Explique que os amigos de Jesus colocaram Seu corpo em um sepulcro. O sepulcro é um lugar normalmente escavado na rocha, em que as pessoas são sepultadas.

Peça à criança que guarde o recorte que mostra os amigos de Jesus envolvendo Seu corpo nos lençóis.

Peça a outra criança que pegue e mostre o recorte 2–8, grande pedra e o recorte 2–9, guardas.

Diga às crianças que uma grande pedra foi colocada à porta do sepulcro e que havia guardas do lado de fora.

• Por que foram colocados guardas e uma grande pedra à porta do sepulcro? (Ver Mateus 27:62–66.)

Explique que durante três dias o corpo de Jesus esteve no sepulcro. No início do terceiro dia, que era um domingo, a terra tremeu novamente (Ver Mateus 28:1–2).

Peça a outra criança que pegue e mostre o recorte 2–10, anjo.

Explique que um anjo veio do céu e afastou a pedra da porta do sepulcro.

Peça à criança que guarde o recorte da grande pedra.

Peça a outra criança que pegue e mostre o recorte 2–1, mulheres com os ungüentos.

Explique que na mesma manhã de domingo, Maria Madalena, uma seguidora de Jesus, e outra mulher foram ao sepulcro (Ver Mateus 28:1). Elas queriam passar ungüento e especiarias no corpo de Jesus, conforme o costume da época. Quando se aproximaram, viram que a pedra havia sido removida. O sepulcro estava vazio. O corpo de Jesus desaparecera.

Explique que as mulheres viram um anjo, que lhes disse para não terem medo. Leia em Mateus 28:5–6 o que o anjo disse à mulher.

Peça a todas as crianças que guardem os recortes. Peça a uma criança que segure o recorte 2–12, Jesus ressuscitado.

Saliente que o anjo lhes explicou que Jesus havia ressuscitado. Seu espírito havia retornado ao corpo e Ele estava vivo novamente.

Música

Peça à criança que continue a segurar o recorte de Jesus ressuscitado enquanto vocês cantam ou escutam a gravação da primeira estrofe de “Cristo É Já Ressuscitado”. Depois do hino, peça à criança para guardar o recorte.

Cristo é já ressuscitado

Proclamai com grande voz.

Do sepulcro é libertado

Exultemos todos nós!

Cristo a morte conquistou

Todo homem, pois, livrou!

Jesus Cristo Apareceu a Maria Madalena e a Seus Discípulos

Debate

Mostre a gravura 2–62, Maria e o Senhor Ressuscitado.

Explique que Jesus Cristo apareceu a alguns de Seus seguidores depois de ter ressuscitado. A primeira pessoa para quem Ele apareceu foi Maria Madalena (Ver João 20:11–18). Maria estava chorando perto do sepulcro quando Jesus apareceu a ela.

• Como vocês acham que Maria se sentiu ao ver Jesus e saber que Ele estava vivo novamente?

História das escrituras Mostre a gravura 2–63, A Caminho de Emaús, e conte a história encontrada em Lucas 24:13–46.

Explique que os dois discípulos não reconheceram Jesus, quando Ele começou a falar com eles. Os discípulos contaram a Jesus tudo o que havia acontecido naquele dia no sepulcro. Quando Jesus parou para cear com eles, Ele partiu o pão, abençoou-o e deu-o aos discípulos. Foi aí que perceberam quem era Ele. A seguir, Jesus desapareceu.

• Como vocês acham que os discípulos se sentiram depois de verem Jesus?

• Se vocês fossem os discípulos e tivessem acabado de ver Jesus, o que fariam?

Explique que os dois discípulos correram até Jerusalém para contar aos outros discípulos que haviam visto Jesus. Enquanto contavam o que havia acontecido, Jesus apareceu.

Leia em voz alta Lucas 24:36–37. Explique que os discípulos estavam assustados ao verem Jesus porque pensavam que Ele era um espírito.

Mostre a gravura 2–64, Jesus Mostra os Ferimentos.

Explique que Jesus queria que Seus discípulos tocassem Seu corpo para que soubessem que Ele havia ressuscitado. Leia em voz alta Lucas 24:39–40.

Diga às crianças que Jesus também lhes pediu algo para comer. Ele comeu para mostrar aos discípulos que Seu corpo de carne e ossos havia sido reunido com Seu espírito e era agora um corpo ressuscitado (Ver Lucas 24:41–43).

Por Ter Jesus Cristo Ressuscitado, Nós Também Ressuscitaremos

Apresentação pelo professor Diga às crianças que Jesus Cristo, nosso Salvador, prometeu que todas as pessoas viveriam novamente depois de morrerem. Cada um de nós ressuscitará como Jesus e terá um maravilhoso corpo ressuscitado como o Dele. Jesus tornou isso possível porque nos ama.

Atividade Mostre a figura coberta com os oito pedaços de papel. Explique que escondida pelos papéis encontra-se uma maravilhosa gravura. Peça às crianças que, uma por vez, escolham um número de 1 a 8. Faça a pergunta correspondente ao número e deixe a classe responder (ajude as crianças conforme necessário). Após os alunos responderem cada pergunta, ajude uma criança a retirar o papel correspondente à pergunta, revelando uma parte da gravura.

Use as seguintes perguntas para a atividade (ou crie algumas você mesmo):

  1. Quem ressuscitará? (Todas as pessoas.)

  2. O que significa ressuscitar? (Viver novamente; ter o corpo e o espírito reunidos após a morte.)

  3. O que o anjo explicou às mulheres diante do sepulcro? (Que Jesus havia ressuscitado.)

  4. Quais foram algumas das coisas que Jesus Cristo fez depois de ter ressuscitado? (Ele andou, falou, comeu, apareceu a Maria Madalena e aos discípulos, deixou os discípulos tocarem Suas mãos e Seus pés.)

  5. Quem é nosso Salvador? (Jesus Cristo.)

  6. A quem Jesus Cristo apareceu depois de ressuscitar? (A Maria Madalena e a muitos de Seus discípulos.)

  7. Jesus Cristo está vivo agora? (Sim, no céu com o Pai Celestial.)

  8. Por que Jesus estava disposto a morrer e a ressuscitar por nós? (Porque Ele nos ama e quer que sejamos capazes de viver novamente com Ele o com o Pai Celestial.)

Quando a gravura inteira estiver descoberta, explique que se trata de uma pintura de Jesus Cristo ressuscitado. Quando vemos esse quadro, lembramo-nos de que devido a Jesus Cristo ter ressuscitado, nós todos ressuscitaremos.

Resumo

Testemunho

Fale de seu amor por Jesus Cristo e preste testemunho a respeito Dele e de Sua ressurreição. Lembre às crianças que a notícia dada pelo anjo de que Ele havia ressuscitado é uma boa notícia para todas as pessoas.

Convide uma criança para fazer a última oração. Sugira à criança que agradeça ao Pai Celestial por ter enviado Seu Filho, Jesus Cristo, que nos tornou possível vivermos novamente depois de termos morrido.

Atividades Complementares

Escolha dentre as atividades seguintes as que melhor se adaptem às crianças de sua classe. Pode utilizá-las na própria lição ou como revisão ou resumo. Para mais informações, ver “Distribuição do Tempo da Aula” em “Auxílios para o Professor”.

  1. Revise a atividade com a luva da lição 3 (Ver a página 13). Continue a analogia e explique que morrer é como tirar a mão de dentro da luva. O corpo (como a luva) não consegue se mexer, mas o espírito (como a mão) continua vivo. Na ressurreição, o espírito e o corpo são reunidos e ambos vivem novamente.

  2. Peça às crianças que se levantem e repitam a terceira regra de fé com você. Explique que devido a Jesus Cristo ter morrido e ressuscitado, nós também ressuscitaremos e, se guardarmos os mandamentos, seremos também capazes de viver novamente com Jesus e o Pai Celestial algum dia. Você pode ajudar as crianças a decorarem essa regra de fé.

  3. Com a aprovação da presidente da Primária, convide um membro da ala ou ramo para vir à aula falar de seu amor pelo Salvador e prestar testemunho da ressurreição.

  4. Peça às crianças que fechem os olhos e finjam ser cegas. Explique que quando ressuscitamos, não haverá mais cegueira ou outras doenças. Nosso corpo será perfeito. Todos serão capazes de ver, ouvir e correr; ninguém terá problemas físicos. Ninguém ficará doente. Peça às crianças que abram os olhos e digam como será maravilhoso ter um corpo perfeitamente sadio.