Biblioteca
Unidade 3, Dia 4 Mateus 13:1–23


Unidade 3: Dia 4

Mateus 13:1–23

Introdução

Enquanto o Salvador estava na Galileia, uma grande multidão foi até Ele. Jesus ensinou a multidão usando parábolas, começando com a parábola do semeador.

Mateus 13:1–17

O Salvador ensina a parábola do semeador

Pense em um jardim ou em um vaso de plantas. Quais são algumas características de um solo fértil? Quais são algumas características de um solo infértil?

Em Mateus 13:1–23, lemos que o Salvador comparou diferentes tipos de solo ao coração das pessoas. Ao estudar esses versículos hoje, pense em que tipo de solo é mais semelhante à condição atual de seu coração.

Leia Mateus 13:1–3 e identifique como Jesus ensinou a multidão na Galileia.

Como Jesus ensinou a multidão?

O que é uma parábola? (Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Parábola”.)

Parábola é “uma história simples usada para ilustrar e ensinar uma verdade ou um princípio espiritual. Na parábola compara-se um objeto ou acontecimento comum a uma verdade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Parábola”, scriptures.LDS.org).

De acordo com Mateus 13:3, sobre o que falava a parábola do Salvador?

Semear significa espalhar ou plantar sementes. Leia Mateus 13:4–9 e identifique os quatro tipos de solo em que as sementes caíram.

Imagem
pássaro com semente, germinando entre as pedras, semente entre ervas daninhas, planta

Em que tipos de solo as sementes caíram?

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, faça desenhos representando os quatro tipos de solo. À medida que aprender a interpretação da parábola, identifique os desenhos.

  • Ao pé do caminho significa à beira da estrada; é um terreno duro por ser pisado muitas vezes. A rigidez da beira da estrada impede que as sementes criem raiz no solo.

  • Pedregais são superfícies rochosas cobertas com uma fina camada de terra. Embora as sementes desenvolvam raízes superficiais, a rocha logo abaixo da superfície impede que as sementes criem raízes profundas.

  • A terra com espinhos é um solo fértil, mas os espinhos sufocam as plantas, privando-as de luz, água e dos nutrientes necessários.

  • A boa terra é um solo fértil com profundidade suficiente para as raízes.

Em Mateus 13:10–11 lemos que os discípulos do Salvador perguntaram-lhe por que Ele ensinava por parábolas. Ele explicou que as parábolas revelavam os mistérios ou as verdades do reino dos céus àqueles que estavam preparados para recebê-las, ao mesmo tempo em que ocultavam o significado àqueles que não estavam preparados espiritualmente (ver New Testament Student Manual [Novo Testamento – Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 45).

Leia Mateus 13:14–15 e identifique o que impedia as pessoas de entender os princípios que o Salvador ensinava.

O que Jesus disse que impedia as pessoas de verem, ouvirem e entenderem os princípios que Ele ensinava?

Imagem
Profeta Joseph Smith

O Profeta Joseph Smith disse: “A condenação imposta à multidão que não recebeu Suas palavras foi porque não estavam dispostos a ver com os olhos e ouvir com os ouvidos; não porque não pudessem e não tivessem o privilégio de ver ou ouvir, mas porque seu coração estava cheio de iniquidade e abominações”. Ele também ensinou: “O motivo pelo qual a multidão, ou o mundo, como foram denominados pelo Salvador, não recebeu uma explicação de Suas parábolas foi devido à descrença deles” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, pp. 311, 313).

A frase “o coração deste povo está endurecido”, no versículo 15, significa que o coração das pessoas havia se tornado duro e insensível. De acordo com o versículo 15, que bênçãos podemos perder se endurecermos o coração?

Aprendemos com esses versículos que, se endurecermos o coração, não entenderemos a palavra de Deus ou não seremos convertidos ou curados pelo Salvador. Escreva esse princípio perto do desenho referente às sementes que caíram ao pé do caminho em seu diário de estudo das escrituras.

Pondere sobre o que significa ser convertido e curado pelo Salvador.

Quando somos convertidos, nós nos transformamos e somos purificados por meio de Sua Expiação, de modo que nossas crenças, nosso coração e nossa vida entram em harmonia com a vontade do Pai Celestial e ficamos livres do fardo do pecado.

Em Mateus 13:16–17, Jesus disse a Seus discípulos que eles eram abençoados por terem olhos para ver e ouvidos para ouvir.

Mateus 13:18–23

O Salvador interpreta a parábola do semeador

Veja novamente seu desenho sobre ao pé do caminho. Leia Mateus 13:18–19 e procure a que o Salvador comparou a semente, ao pé do caminho e os pássaros mencionados em Mateus 13:4. Depois, identifique seu desenho de acordo com a interpretação do Salvador. No versículo 19, a frase “não a entendendo” refere-se ao resultado de um coração endurecido; e “vem o maligno” pode representar Satanás e seus servos.

Pondere sobre como os ensinamentos do Salvador sobre ao pé do caminho poderia ajudá-lo a entender melhor o princípio de que se endurecermos o coração, não entenderemos a palavra de Deus, tampouco seremos convertidos e curados pelo Salvador.

Olhe seu desenho do pedregal no diário de estudo das escrituras. Leia Mateus 13:20–21 e Lucas 8:13 e procure a interpretação do Salvador sobre o pedregal. A palavra logo no versículo 20 significa imediatamente ou sem demora.

Nesses versículos, Jesus ensinou que as plantas que crescem nos pedregais representam aqueles que não possuem um testemunho fortemente enraizado. Identifique seu desenho das plantas nos pedregais como um testemunho que não é fortemente enraizado.

De acordo com Mateus 13:20–21 e Lucas 8:13, o que o calor do sol representa? Em cima de seu desenho das plantas com raízes superficiais, escreva o que o calor do sol representa.

Escreva o seguinte princípio perto de seu desenho do pedregal: A menos que nos esforcemos para fortalecer nosso testemunho, não teremos a força necessária para suportar provações, perseguições e tentações.

Veja seu desenho do solo com espinhos. Leia Mateus 13:22 e procure o que os espinhos representam. Identifique seu desenho com o que os espinhos representam.

Quais são alguns exemplos de cuidados do mundo que podem “[sufocar] a palavra”?

As coisas do mundo, a ambição e as distrações são alguns exemplos dos cuidados que podem “[sufocar] a palavra” e nos distanciar de Deus. Ao lado do desenho do solo com espinhos, escreva o seguinte princípio: Os cuidados do mundo podem sufocar nossa fé e nosso testemunho da palavra de Deus.

Olhe seu desenho da boa terra. Leia Mateus 13:23.

A Tradução de Joseph Smith de Mateus 13:23 nos ajuda a entender que as plantas na boa terra resistem. Observe também que as plantas na boa terra foram expostas ao mesmo calor do Sol (que representa as tribulações, as perseguições e as tentações) que as plantas secas no pedregal. Pense em como resumiria o que a boa terra representa e identifique seu desenho.

Imagem
muitas maçãs numa árvore

Com base no que aprendeu em Mateus 13:15, o que o fruto mencionado no versículo 23 representa?

Aprendemos com os ensinamentos do Salvador sobre a boa terra que, ao recebermos a palavra de Deus, entendê-la e ao suportar as provações, as perseguições e as tentações, seremos convertidos ao Salvador. Escreva esse princípio ao lado de seu desenho sobre a boa terra.

Leia as seguintes situações. Ligue cada tipo de solo à situação que melhor ilustra o princípio ensinado e representado por esse solo na parábola do semeador.

  1. Ao pé do caminho

Uma moça adorava ir à Igreja todos os domingos. Entretanto, com o passar dos anos, alguns amigos começaram a zombar dela por causa de seus padrões. Ela começou a quebrar alguns mandamentos. E agora, não se sente mais à vontade na Igreja e perdeu a desejo de frequentá-la.

  1. Solo pedregoso

Uma moça vai à Igreja e ora em silêncio para que possa ser receptiva aos sussurros do Espírito Santo. Quando ouve a inspiração, ela a segue. Ela se sente perto do Senhor e é grata pela maneira como tem sido inspirada a vencer a tentação.

  1. Solo com espinhos

Um rapaz vai à Igreja com regularidade, mas raramente participa e não abre o coração à influência do Espírito Santo. Ele leu informações na Internet que contestam doutrinas importantes da Igreja, e se questiona se ainda acredita na veracidade do evangelho.

  1. A boa terra

Um rapaz passa a maior parte do tempo estudando para ser aceito em uma prestigiada universidade. Quando não está estudando, está muito ocupado trabalhando. Ele diz a si mesmo que não tem tempo de ler as escrituras, de orar ou de ir à Igreja.

É importante se lembrar de que o coração, assim como o solo, pode mudar e melhorar.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que poderia ser feito para tornar ou manter cada tipo de solo um lugar onde possam crescer plantas frutíferas e saudáveis?

    2. Como podemos comparar a melhoria do solo com o que podemos fazer para mudar nosso coração para sermos mais receptivos à palavra de Deus?

    3. Como procurar receber e entender a palavra de Deus o tem ajudado a se tornar mais profundamente convertido ao Salvador?

Pondere sobre que tipo de solo melhor representa a condição de seu coração atualmente.

  1. No diário de estudo das escrituras, escreva uma meta relacionada ao que vai fazer para receber e entender melhor a palavra de Deus e suportar as provações, as perseguições e as tentações.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Mateus 13:1–23 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: