Biblioteca
Unidade 17, Dia 4: Atos 3–5


Unidade 17: Dia 4

Atos 3–5

Introdução

À porta do templo, Pedro e João curaram um homem coxo de nascença. Pedro, depois, ensinou as pessoas que testemunharam a cura desse homem. Por causa disso, Pedro e João foram presos e receberam ordem do Sinédrio de parar de ensinar em nome de Jesus. Os membros da Igreja viviam a lei da consagração, mas dois deles morreram por terem mentido a Pedro e a Deus. Pedro e João continuaram a realizar milagres, o que enfureceu os principais dos sacerdotes. Ambos foram novamente colocados na prisão, porém foram libertados por um anjo. O anjo disse-lhes que fossem ao templo pregar o evangelho.

Atos 3:1–11

Pedro cura um coxo de nascença

Pense em alguma vez na qual pediu uma coisa específica (talvez um presente de aniversário ou de Natal), mas recebeu outra coisa. De que maneira essa experiência é semelhante a buscar as bênçãos do Pai Celestial por meio da oração?

Ao estudar Atos 3, identifique um princípio que pode ajudá-lo quando não receber as respostas ou as bênçãos que esperava do Senhor.

Leia Atos 3:1–3 para saber quem Pedro e João encontraram à porta do templo.

Reflita sobre como se sentiria se estivesse no lugar do homem coxo. Em sua opinião, quais são as maneiras mais comuns pelas quais as pessoas atenderiam ao pedido desse homem por esmola, ou a algum tipo de ajuda como dinheiro ou comida?

Leia Atos 3:4–7 e veja o que Pedro fez pelo homem.

O que chama sua atenção a respeito do que Pedro disse e fez?

Imagem
Pedro com o homem coxo

Pedro curou um coxo à porta do templo.

Leia Atos 3:8 e identifique o que o homem fez depois que Pedro “o levantou” (Atos 3:7).

De que forma a bênção que esse homem recebeu foi maior do que a esmola (dinheiro) que ele havia pedido antes?

Podemos associar esse relato a nossa vida. O Pai Celestial pode não responder nossas orações da forma que queremos ou esperamos que Ele o faça, mas Suas respostas são sempre para o nosso maior benefício.

No relato que lemos em Atos 3:1–8, é óbvio que o que esse homem recebeu foi muito mais do que pediu. Contudo, há situações em que não nos parece tão claro que o que estamos recebendo é muito mais do que pedimos.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma experiência na qual a resposta do Senhor foi diferente daquela que você desejava, mas acabou sendo muito mais benéfica para você.

Imagine que você estivesse entre as pessoas que testemunharam a cura do homem coxo. Muitas vezes você viu esse homem pedindo esmola na porta do templo. Então, um dia, você o vê pulando e correndo depois de ter sido curado. Como sua opinião sobre Pedro e João teria mudado após testemunhar esse milagre?

Leia Atos 3:9–11 e descubra como o povo reagiu à cura desse homem.

Atos 3:12–26

Pedro dá testemunho de Cristo e prega o arrependimento

Leia Atos 3:12–18 para saber como Pedro explicou a cura do homem coxo para a multidão. Observe a quem Pedro deu o crédito pela cura desse homem.

Pelas palavras e ações de Pedro, aprendemos que os servos de Jesus Cristo podem realizar milagres pela fé em Seu nome.

Leia Atos 3:19 e identifique qual foi o convite de Pedro às pessoas. (Atos 3:19–21 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de maneira diferente a fim de localizá-la com facilidade no futuro.)

Pedro deu esperança àqueles que o ouviam, ensinando-lhes que eles também poderiam, no final, ser limpos pela fé no Senhor Jesus Cristo e em Sua Expiação.

Observe a frase “tempos de refrigério” em Atos 3:19. O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“Esse período específico, esses tempos de refrigério vão ocorrer na Segunda Vinda do Filho do Homem, no dia em que o Senhor enviar Cristo novamente à Terra.

(…) Será o dia em que ‘a terra será renovada e receberá sua glória paradisíaca’ (Regras de Fé 1:10). Será o dia da ‘terra nova’ que Isaías viu (Isaías 65:17), a terra que prevalecerá quando a iniquidade cessar, quando a era milenar tiver início” (Conference Report, outubro de 1967, p. 43).

Imagem
A Segunda Vinda

Leia Atos 3:20–21 e identifique o que mais vai acontecer nesse período.

A frase “tempos da restauração de todas as coisas” em Atos 3:21 refere-se à restauração do evangelho nos últimos dias. Em Atos 3:20–21, aprendemos que os profetas de todas as eras profetizaram a respeito da restauração do evangelho nos últimos dias.

De acordo com Atos 3:22–26, Pedro testificou que “todos os profetas, desde Samuel, e todos quantos depois têm falado” (Atos 3:24) ensinaram a respeito de Jesus Cristo e advertiram sobre as consequências de rejeitá-Lo (ver Atos 3:23). Em uma revelação moderna, o anjo Morôni repetiu essa mensagem a Joseph Smith, confirmando as consequências de se rejeitar Jesus Cristo (ver Joseph Smith—História 1:41).

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Atos 3:19–21

  1. Imagine que você é um missionário e que um pesquisador pergunta: “Onde, na Bíblia, diz que o evangelho seria restaurado nos últimos dias?” No seu diário de estudo das escrituras, responda a essa pergunta usando Atos 3:19–21 e pelo menos outra passagem da Bíblia. Você pode pesquisar o verbete “Restauração do Evangelho” no Guia para Estudo das Escrituras.

Atos 4–5

Pedro e João são presos e libertados; Ananias e Safira mentem para Pedro

Imagem
Pedro e João diante do Sinédrio

Pedro e João foram presos e levados ao Sinédrio.

Em Atos 4:1–31 e Atos 5:12–42, aprendemos o seguinte: Pedro e João foram presos por terem curado e pregado em nome de Jesus Cristo. Pedro pregou o evangelho com ousadia para os membros do Sinédrio, que era o “senado judaico e também a mais alta corte judaica para assuntos tanto civis como eclesiásticos” (Guia para Estudo das Escrituras, “Sinédrio”, scriptures.LDS.org). Após terem sido libertados, Pedro e João continuaram a pregar em nome de Jesus e foram presos novamente. Foram açoitados e, mais uma vez, disseram-lhes que não falassem em nome de Jesus Cristo, sendo soltos depois disso. No entanto, eles não cessaram de ensinar em nome de Jesus.

Pense na seguinte situação: Um rapaz está se preparando para servir missão. Ele sabe que o bispo vai lhe fazer perguntas sobre sua dignidade para servir missão e está pensando se conta ou não para o bispo a respeito de um pecado grave que cometeu no passado.

Ao estudar Atos 4:32–5:11, identifique um princípio que pode ajudá-lo a entender a necessidade de ser honesto com os servos de Deus.

Em Atos 4:32, lemos que os santos (os membros da Igreja) na época de Pedro estavam vivendo a lei da consagração, que significa que eles tinham feito um convênio com Deus de voluntariamente compartilhar seus bens materiais para que as necessidades de todas as pessoas fossem atendidas.

Leia Atos 4:34–35 e verifique como eles consagravam seus bens ao Senhor.

Leia Atos 5:1–2 e descubra o que um casal de nome Ananias e Safira fez com o dinheiro que recebeu por uma terra que eles venderam.

O que Ananias e Safira fizeram que foi considerado um pecado grave?

Leia Atos 5:3–4 e veja o que Pedro disse a Ananias.

De acordo com o versículo 4, a quem Ananias havia mentido na verdade?

Com a resposta de Pedro, aprendemos que mentir para os servos de Deus é o mesmo que mentir para Ele.

Leia Atos 5:5–11 e descubra o que aconteceu com Ananias e Safira como consequência de terem quebrado um convênio e mentido para Pedro e para Deus.

Imagem
Presidente Gordon B. Hinckley

O Presidente Gordon B. Hinckley ensinou sobre as consequências de mentir para o Senhor e Seus servos: “Em nossos dias, aqueles que são apanhados cometendo desonestidade não morrem, como aconteceu com Ananias e Safira, mas algo dentro deles morre. A consciência é sufocada, o caráter definha, o respeito próprio desaparece, a integridade morre” (“We Believe in Being Honest” [Cremos em Ser Honestos], Ensign, outubro de 1990, p. 4).

  1. Pondere novamente sobre a situação do rapaz que está se preparando para uma entrevista para servir missão. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva uma carta para esse rapaz, explicando o que ele deve saber sobre mentir para um líder do sacerdócio.

Reflita sobre as bênçãos que recebemos por ser totalmente honestos com os servos do Senhor.

Com o relato de Ananias e Safira, aprendemos sobre a necessidade de sermos totalmente honestos com os líderes do sacerdócio. Além disso, devemos ser honestos em todos os nossos negócios com os outros. O que significa para você ser honesto em todos os negócios com o próximo?

Além disso, o Presidente Hinckley ensinou: “Os que vivem o princípio da honestidade sabem que o Senhor realmente os abençoa. Eles têm o valioso direito de andar de cabeça erguida sob a luz do sol da verdade, sem ter vergonha de ninguém. Por outro lado, se algum membro da Igreja precisa corrigir a si mesmo, que seja agora” (“We Believe in Being Honest” [Cremos em Ser Honestos], p. 5).

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Atos 4–5 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: