Biblioteca
Unidade 3, Dia 3 Mateus 11–12


Unidade 3: Dia 3

Mateus 11–12

Introdução

Jesus Cristo testificou que João Batista foi enviado para preparar o caminho para Ele e prometeu descanso para todos os que a Ele se achegarem. Ele respondeu às alegações dos fariseus de que Seu poder vinha do diabo. Também os advertiu contra fazerem falsas acusações e buscarem sinais, e ensinou a parábola da casa vazia.

Mateus 11

Jesus Cristo testifica que João Batista foi enviado para preparar o caminho para a Sua vinda

Imagem
policial uniformizado, médico mostrando um raio-x, o Senhor Jesus Cristo

Por que é importante saber se as pessoas que se apresentam como policiais ou médicos realmente são quem elas parecem ser? Como você pode saber se elas são quem aparentam ser?

Durante o ministério mortal de Jesus Cristo, à medida que Ele realizava milagres e ensinava às pessoas, muitos procuraram saber se Ele realmente era quem parecia ser — o Messias prometido. Naquela ocasião, o rei Herodes havia detido e aprisionado João Batista. Leia Mateus 11:2–3 e identifique como João Batista ajudou dois discípulos a ganharem um testemunho pessoal de quem era Jesus.

O que João disse a seus discípulos que perguntassem a Jesus?

A pergunta no versículo 3 mostra que os discípulos de João estavam perguntando a Jesus se Ele era o Messias. Lembre-se de que João Batista já sabia que Jesus era o Messias (ver Mateus 3:11, 13–14; João 1:29–34).

Em sua opinião, por que João enviou seus discípulos para saberem por si mesmos se Jesus era o Messias se ele já sabia quem era Jesus?

Leia Mateus 11:4–5 e identifique como Jesus respondeu a essa pergunta.

Em vez de simplesmente confirmar que Ele era o Messias, o que Jesus disse aos discípulos de João Batista que fizessem?

Jesus podia facilmente ter dito aos discípulos de João que Ele era o Messias. Em vez disso, Ele os convidou a ponderar Suas obras e depois a voltar e testificar sobre as coisas que haviam ouvido e visto Jesus fazer.

Como ponderar sobre as obras de Jesus ajudou os discípulos de João Batista a receberem um testemunho mais forte do Salvador do que se Ele apenas tivesse dito a eles quem Ele era?

Aprendemos com esse relato que ao procurarmos aprender sobre Jesus Cristo e ao testificarmos Dele, nosso testemunho pessoal será fortalecido.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre como soube por si mesmo que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Mateus 11:7–27 registra que depois que os dois discípulos partiram, Jesus disse à multidão que João Batista foi o profeta escolhido para preparar o caminho para o Messias. Jesus condenou aqueles que O rejeitaram e rejeitaram João Batista, embora houvessem testemunhado evidências claras da divindade de Jesus.

Leia Mateus 11:28–30 e identifique o convite e a promessa que Jesus fez àqueles que O aceitassem como o Messias. (Mateus 11:28–30 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo diferente para conseguir localizá-la facilmente no futuro.)

Complete as seguintes declarações de verdade com base no que aprendeu nos versículos 28–30. Se nos achegarmos a Jesus Cristo, Ele aliviará nossos fardos. .

  1. Escreva suas respostas para as seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: Quando sentiu o Salvador aliviar seu fardo ao se achegar a Ele?

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Mateus 11:28–30

  1. Para ajudá-lo a memorizar Mateus 11:28–30, crie gestos que poderiam representar as palavras ou as frases em cada versículo. Ensine esses gestos a outras pessoas (como os membros da família, durante a noite familiar, ou a um amigo). Pratique esses gestos enquanto lê os versículos, até conseguir recitar a passagem de cor. No diário de estudo das escrituras, escreva uma frase indicando que você cumpriu essa designação.

Mateus 12:1–42

Jesus Cristo repreende os fariseus por suas falsas acusações e por buscarem sinais

Imagem
Cristo e os fariseus

Aprendemos em Mateus 12:1–21 que após Jesus curar um homem no Dia do Senhor, alguns fariseus começaram a querer matá-Lo. Quando Ele curou um endemoninhado, eles tentaram desacreditá-Lo na frente das pessoas, acusando-O de realizar essas obras pelo poder do diabo. Jesus sabia quais eram seus pensamentos e declarou que, pelo contrário, ao expulsar demônios, Ele estava demonstrando que era o Messias e estava estabelecendo o reino de Deus.

Leia Mateus 12:30 e identifique o que Jesus ensinou sobre aqueles que não ajuntam com Ele.

De acordo com o versículo 30, se desejarmos fazer parte do reino de Deus, devemos estar totalmente comprometidos com Jesus Cristo.

Pense em algumas maneiras de demonstrar seu comprometimento total com Jesus Cristo.

Em Mateus 12:31–42, lemos que Jesus afirmou novamente que Suas boas obras eram uma evidência de que Ele era de Deus e não do diabo. Ele também advertiu os fariseus de que Deus os consideraria responsáveis por suas palavras de acusação. Alguns escribas e fariseus, então, pediram um sinal e Jesus os repreendeu por buscarem sinais e por não conseguirem perceber que Ele era maior do que qualquer profeta ou rei que já surgira em Israel. O Senhor também condenou a busca de sinais em nossos dias e ensinou que a fé não vem por sinais (ver D&C 63:7–11).

Em sua opinião, o que significa cometer “blasfêmia contra o Espírito Santo” (Mateus 12:31)?

Imagem
Profeta Joseph Smith

O Profeta Joseph Smith explicou como alguém comete esse pecado: “Ele precisa receber o Espírito Santo, ter os céus abertos para ele e conhecer Deus, e depois pecar contra Ele. Depois que um homem pecou contra o Espírito Santo, não há arrependimento para ele. Ele tem que dizer que o sol não brilha enquanto o vê; tem de negar Jesus Cristo quando os céus foram abertos para ele, e negar o Plano de Salvação com os seus olhos abertos para a veracidade Dele; e desse momento em diante começa a tornar-se um inimigo” (History of the Church, vol. VI, p. 314).

Algumas vezes os membros da Igreja ficam preocupados com o pecado de blasfemar contra o Espírito Santo ou negá-Lo. O Presidente Spencer W. Kimball ensinou: “O pecado contra o Espírito Santo exige tanto conhecimento que se torna impossível para o homem comum cometer essa transgressão” (Spencer W. Kimball, O Milagre do Perdão, 1969, p. 123).

Em Mateus 12:39–40 o Salvador condenou a busca de sinais. O Profeta Joseph Smith falou sobre esse ensinamento do Salvador: “Aquele que busca sinais é adúltero; e esse princípio é eterno, inabalável e firme como os pilares dos céus; quando vir um homem buscando sinais, pode ter certeza de que ele é um adúltero” (History of the Church, vol. III, p. 385).

O Profeta Joseph Smith posteriormente disse: “Quando eu estava pregando na Filadélfia, um Quaker pediu-me um sinal. Disse-lhe que se calasse. Depois do sermão, ele pediu um sinal novamente. Eu disse à congregação que o homem era um adúltero; que uma geração má e adúltera pede um sinal; e que o Senhor havia me revelado que qualquer homem que pedisse um sinal era adúltero. ‘É verdade’, gritou alguém, ‘eu o peguei no ato’, o que o homem confessou mais tarde, quando foi batizado” (History of the Church, vol. V, p. 268).

Mateus 12:43–50

Jesus ensina a parábola da casa vazia

Imagine que um de seus amigos pediu um conselho sobre como evitar cometer novamente o mesmo pecado que está tentando abandonar. Que conselho você daria a esse amigo para ajudá-lo a resistir à tentação?

Jesus Cristo contou uma parábola sobre um espírito imundo que foi expulso de um homem. Ao estudar essa parábola, identifique um princípio que poderia ajudar seu amigo a aprender a vencer a tentação.

Leia Mateus 12:43–44 e procure o que o espírito imundo fez depois de ser expulso do homem.

O que o espírito imundo fez depois de não encontrar um lugar para descansar?

Que palavras descrevem a situação da “casa”, ou do homem, quando o espírito imundo voltou?

Leia Mateus 12:45 e identifique o que o espírito imundo fez depois de encontrar a “casa” vazia ou o homem vazio.

Como a experiência do homem nessa parábola representa alguém que comete novamente o mesmo pecado e está tentando vencer a tentação?

Depois de expulsar o demônio, o que o homem na parábola deixa de fazer que permite que o espírito retorne?

Ao ler a declaração do Presidente Spencer W. Kimball a seguir, pondere sobre como o homem na parábola do Salvador pode ser comparado a alguém que luta para resistir à tentação:

Imagem
Presidente Spencer W. Kimball

“[O] diabo sabe onde tentar, onde aplicar seus poderosos golpes. Ele em geral encontra o ponto vulnerável. Onde se era fraco antes, será muito mais fácil ser tentado novamente.

Ao abandonar o pecado, não se pode apenas desejar melhores condições, tem-se que criá-las. (…) [A pessoa] precisa certificar-se não só de que abandonou a transgressão, mas que mudou as situações que o cercavam. Precisa evitar os locais, as condições e as circunstâncias em que ocorreu o pecado, pois eles poderiam prontamente trazê-lo de volta. Precisa abandonar as pessoas com quem cometia o pecado. Não precisa odiar as pessoas envolvidas, mas deve evitá-las e tudo o mais que estiver ligado ao pecado. (…) Deve livrar-se de todas as cartas, lembranças e coisas que o façam lembrar dos “velhos dias” e dos “velhos tempos”.

Isso significa que o homem (…) sinta a vida vazia por certo tempo? As coisas que o ocupavam e davam-lhe asas à imaginação e originavam-lhe os pensamentos já se foram, e substituições melhores ainda não preencheram o vazio. Essa é a oportunidade de Satanás. (…)

Muitos que abandonaram maus hábitos consideram que a substituição é parte da resposta, e dominaram o mau hábito substituindo-o por um hábito bom ou inofensivo” (O Milagre do Perdão, p. 164, grifo do autor).

Um princípio que podemos aprender com a parábola do Salvador é que podemos afastar influências ruins após removê-las de nossa vida, substituindo-as por retidão. Anote esse princípio na margem de suas escrituras ao lado de Mateus 12:43–45.

Estude a seguinte declaração e marque as maneiras pelas quais podemos resistir às influências ruins preenchendo nossa vida com retidão:

“Não basta simplesmente tentar resistir ao mal ou eliminar o pecado de sua vida. É necessário que você encha a sua vida com retidão e se empenhe em atividades que tragam força espiritual. Estude as escrituras com afinco. Ore diariamente para que o Senhor lhe dê forças além das suas próprias. Jejue, às vezes, pedindo bênçãos especiais.

A obediência plena traz o poder completo do evangelho à sua vida, inclusive aumentando suas forças para vencer as fraquezas. Essa obediência inclui ações que podem nem parecer importantes no processo do arrependimento, tais como frequentar as reuniões, pagar o dízimo, prestar serviço e perdoar aos outros” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, p. 22).

  1. Pondere sobre algumas coisas que você pode fazer para encher sua vida com retidão. Relacione-as em seu diário de estudo das escrituras e explique como fazer essas coisas pode trazer mais força espiritual à sua vida e ajudá-lo a vencer as más influências.

No restante de Mateus 12, lemos que enquanto Jesus estava ensinando, alguém disse-Lhe que alguns membros de Sua família queriam falar com Ele. O Senhor ensinou que todos os que fazem a vontade do Pai fazem parte de Sua família.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Mateus 11–12 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: