Biblioteca
Unidade 11, Dia 1: Lucas 10:38–12:59


Unidade 11: Dia 1

Lucas 10:38–12:59

Introdução

O Salvador ensinou Maria e Marta na casa de Marta. Depois, Ele ensinou muitas verdades a Seus discípulos sobre a oração e os advertiu contra a hipocrisia e a avareza.

Lucas 10:38–42

Jesus ensina Maria e Marta

Imagem
Jesus com Maria e Marta
  1. No diário de estudo das escrituras, faça uma lista das várias escolhas que você fez ontem, em um minuto escreva o máximo que conseguir . Quando terminar, olhe toda a lista e marque algumas das boas escolhas que fez. Quais são algumas situações em que podemos ter que decidir entre duas boas escolhas?

Ao estudar Lucas 10: 38–42, identifique um princípio que o Salvador ensinou que pode guiá-lo em suas decisões — principalmente quando tiver que decidir entre várias escolhas boas.

Enquanto estava na Judeia, Jesus viajou para Betânia, que ficava perto de Jerusalém e visitou a casa de Marta, Maria e Lázaro.

Leia Lucas 10:38–40 e identifique o que Maria e Marta escolheram fazer enquanto o Salvador estava na casa delas.

Na época de Jesus, a hospitalidade era muito importante. Marta estava tentando fazer o que normalmente seria esperado dela como anfitriã. Ela estava preocupada com coisas temporais ou físicas como preparar e servir a refeição.

Observe em Lucas 10:40 que Marta andava “distraída”, ou sobrecarregada e queria que Maria a ajudasse.

Leia Lucas 10:41–42 e identifique a resposta do Salvador a Marta.

O que o Salvador quis dizer com: “Uma coisa só é necessária: e Maria escolheu a boa parte” (Lucas 10:41–42)?

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou: “Marta tinha motivos legítimos para ficar “ansiosa e afadigada com muitas coisas” (Lucas 10:41), mas aprender o evangelho com o Mestre dos mestres era ainda mais “necessário” (“Bom, Muito Bom, Excelente”, A Liahona, novembro de 2007, p. 104).

Quando o Salvador disse que a “boa parte” que Maria havia escolhido “não lhe [seria] tirada” (Lucas 10:42), Ele poderia estar indicando que ao escolher ouvir ao Salvador em vez de preocupar-se com coisas temporais ou mundanas, Maria receberia bênçãos espirituais, que são eternas.

Um princípio que podemos aprender com as palavras do Salvador a Marta é que se escolhermos devotar-nos aos assuntos espirituais em vez de às preocupações temporais, receberemos bênçãos duradouras.

No espaço fornecido, escreva alguns dos exemplos de situações em que a pessoa poderia escolher devotar-se aos assuntos espirituais em vez de a outros assuntos, preocupações e atividades menos importantes:

O Élder Oaks também ensinou:

“Ao refletirmos sobre várias escolhas, convém lembrar que não basta que algo seja bom. Há outras escolhas melhores, muito boas, e outras melhores ainda, excelentes. (…)

“Pensem em como usamos nosso tempo nas escolhas que fazemos quanto a ver televisão, jogar videogames, navegar na Internet ou ler livros e revistas. Claro que é bom participar de diversões saudáveis ou obter informações interessantes; mas nem todas as coisas dessa natureza merecem a porção da nossa vida que lhes dedicamos. Algumas são melhores, e outras, melhores ainda. Quando o Senhor nos mandou buscar conhecimento, exortou-nos: ‘Nos melhores livros buscai palavras de sabedoria’ (D&C 88:118; grifo do autor). (…)

Alguns usos do tempo individual e familiar são muito bons, e outros, excelentes. Temos de renunciar a algumas coisas boas em prol de outras muito boas ou excelentes, pois elas desenvolvem a fé no Senhor Jesus Cristo e fortalecem a família” (“Bom, Muito Bom, Excelente”, pp. 105, 107).

  1. Releia a lista de escolhas que você escreveu no primeiro exercício e marque cada uma das escolhas positivas como “bom”, “muito bom” ou “excelente”. Depois faça as seguintes atividades em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Escreva como você já foi abençoado por colocar os assuntos espirituais acima dos temporais.

    2. Selecione pelo menos um assunto espiritual no qual deseja concentrar-se mais e escreva uma meta a respeito do que você vai fazer para que ela seja uma das maiores prioridades em sua vida.

Lucas 11

Jesus ensina Seus discípulos a respeito da oração

Imagine que você seja um missionário de tempo integral e que você está ensinando um pesquisador que orou várias vezes e sente como se o Pai Celestial não respondesse. O pesquisador está se perguntando se deve continuar orando. O que você diria para ajudar essa pessoa?

Ao estudar Lucas 11, identifique as verdades que poderiam ajudar alguém que sente que Deus não respondeu suas orações.

De acordo com Lucas 11:1–4, depois de ouvir o Salvador orar, um de Seus discípulos perguntou se Ele o ensinaria a orar e o Salvador o fez. O Senhor então usou analogias para ensinar outras verdades sobre a oração. Observe que na Tradução de Joseph Smith de Lucas 11:4 lemos: “E não nos deixes ser levados à tentação, mas livra-nos do mal” (Tradução de Joseph Smith, Lucas 11:4, [em Lucas 11:4, nota de rodapé c; grifo do autor]). O Pai Celestial nunca induzirá Seus filhos à tentação.

Estude Lucas 11:5–13 e identifique o que o Senhor ensinou sobre a oração.

A Tradução de Joseph Smith fornece mais informações a respeito dos ensinamentos do Salvador sobre a oração. Aprendemos que antes de dar a analogia que começa em Lucas 11:5, “ele disse-lhes: Vosso Pai Celestial não deixará de dar-vos tudo quanto pedirdes a ele. E falou uma parábola, dizendo (…)” (Tradução de Joseph Smith, Lucas 11:5 [em Lucas 11:5, nota de rodapé a]). Também aprendemos sobre as “boas dádivas” das quais Ele falou: “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o nosso Pai Celestial boas dádivas, por meio do Santo Espírito, àqueles que lho pedirem”? (Tradução de Joseph Smith, Lucas 11:14 [em Lucas 11:13, nota de rodapé a].)

De acordo com Lucas 11:8, por que o segundo amigo atendeu o pedido de pão do primeiro amigo? A palavra importunação nesse versículo refere-se à persistência do homem em pedir, mesmo quando inicialmente o amigo recusou o pedido).

Por meio dessas analogias em Lucas 11:5–13, o Salvador ensinou que se nós, sendo imperfeitos, estamos dispostos a atender aos pedidos daqueles a quem amamos e pelos quais nos preocupamos, “quanto mais dará [nosso] Pai Celestial (…) àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:13.)

Qual é o propósito da oração? “A oração é o ato pelo qual a vontade do Pai e a vontade do Filho se tornam mutuamente correspondentes. O propósito da oração não é o de alterar a vontade de Deus, mas de obtermos para nós mesmos e para os outros as bênçãos que Deus já está disposto a conceder, mas que devemos pedir para obter. As bênçãos exigem certo esforço de nossa parte antes de podermos alcançá-las. A oração é uma forma de esforço e é o meio indicado para obtermos a mais elevada das bênçãos” (Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Prayer” [Oração]).

Com base no que aprendeu em Lucas 11:5–13, complete o princípio a seguir: Se orarmos e buscarmos as bênçãos do Pai Celestial com persistência em momentos de necessidade, Ele nos concederá, em Seu próprio tempo e a Sua própria maneira, .

Para entender esse princípio, precisamos ter em mente também que nem todas as bênçãos do Pai Celestial vêm da maneira que esperamos, desejamos ou reconhecemos imediatamente.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma ocasião em que recebeu uma resposta as suas orações depois de ter buscado com persistência as bênçãos do Pai Celestial.

Lucas 11:14–54 contém um relato de Jesus expulsando um demônio de um homem, admoestando o povo a ouvir a palavra de Deus e repreendendo os fariseus e os escribas pela ignorância espiritual e iniquidade deles.

Lucas 12

O Salvador adverte contra a hipocrisia e a avareza

Pense nas seguintes perguntas: Você já quis muito uma coisa que pensava o tempo todo nela? Que efeitos negativos, querer muito uma coisa, pode ter sobre nós?

Lemos em Lucas 12:1–13 que “ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas” (Lucas 12:1), Jesus ensinou Seus discípulos a acautelarem-se contra a hipocrisia. Ele ensinou que todas as coisas ocultas seriam um dia reveladas e que Deus conhece Seus filhos e cuida deles. Também falou da necessidade de que todos os Seus discípulos confessem Seu nome perante os homens e falou sobre o pecado da blasfêmia. Um homem perguntou ao Salvador se Ele falaria com o irmão do homem e persuadiria o irmão a dividir uma herança com ele.

Leia Lucas 12:14–15 e identifique a resposta do Salvador a esse pedido.

Que advertência Ele deu ao povo?

Avareza significa desejar muito uma coisa. Com o conselho do Senhor aprendemos a seguinte verdade: O Senhor ordena que não sejamos avarentos com bens materiais. Ele ensinou que há mais na vida do que coisas materiais que adquirimos, e que o valor de uma pessoa não depende do tamanho de suas posses.

Depois de advertir Seus discípulos a evitarem a avareza, Ele deu uma parábola para ilustrar a importância desse mandamento. Leia Lucas 12:16–19 e identifique quantas vezes o homem na parábola usou as palavras eu e meu. Você pode marcar cada ocorrência.

O que o uso frequente das palavras eu e meu ensinam a respeito das preocupações dele?

De que maneira podemos ser tentados a ser como esse homem?

Leia Lucas 12:20–21 e identifique o que Deus disse em resposta à ganância e à avareza do homem.

Você pode anotar em suas escrituras a seguinte declaração do Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos: “O mais importante é o que é duradouro” (“O Mais Importante É o Que É Duradouro”, A Liahona, novembro de 2005, p. 44).

Se o homem rico na parábola soubesse que morreria naquela noite e não poderia levar os bens consigo, o que você acha que ele faria diferente no dia anterior a sua morte? Pense em como o mandamento de não cobiçar bens materiais pode se aplicar a você.

Lemos em Lucas 12:22–30 que o Senhor enfatizou que Seus discípulos não precisavam se preocupar demais com as necessidades temporais. Essa instrução foi dada aos apóstolos e àqueles que foram chamados para servir como missionários de tempo integral. Leia Lucas 12:31–32 e identifique o que o Salvador ensinou Seus discípulos a buscar em vez de concentrar-se nas necessidades e nos desejos deles (ver também Jacó 2:18–19).

Observe que na Tradução de Joseph Smith de Lucas 12:31, aprendemos que o Senhor instruiu Seus discípulos: “Portanto buscai estabelecer o reino de Deus” (Tradução de Joseph Smith, Lucas 12:34 [em Lucas 12:31, nota de rodapé a]; grifo do autor). O “reino de Deus” refere-se à Igreja de Jesus Cristo. “O propósito da Igreja é preparar os seus membros para viverem eternamente no Reino Celestial ou reino do céu” (Guia para Estudo das Escrituras, “Reino de Deus ou Reino do Céu”, scriptures.LDS.org). O Senhor prometeu a Seus apóstolos e missionários que se eles buscassem estabelecer o reino de Deus, Ele cuidaria de suas necessidades e daria a eles um lugar em Seu reino.

  1. Copie o princípio a seguir no seu diário de estudo das escrituras: Ao buscarmos fazer nossa parte em estabelecer o reino de Deus e Sua retidão, Deus vai cuidar de nossas necessidades e preparar um lugar para nós em Seu reino.

Pense em como você pode buscar estabelecer o reino de Deus. (Enquanto pondera sobre isso, lembre-se do princípio identificado anteriormente na lição sobre devotar-se mais aos assuntos espirituais do que aos temporais).

Lemos em Lucas 12:35–59 que o Salvador ensinou Seus discípulos a prepararem-se para a Segunda Vinda. Ele os ajudou a entender que “a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá” (Lucas 12:48), e Ele explicou que Seu evangelho causaria muitas divisões entre o povo.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Lucas 10:38–12:59 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: