Biblioteca
Unidade 14, Dia 4: João 10


Unidade 14: Dia 4

João 10

Introdução

Jesus ensinou que Ele é o Bom Pastor e que daria a vida por Suas ovelhas. Algumas pessoas O acusaram de blasfêmia porque Ele proclamou que Ele era o Filho de Deus.

João 10:1–24

Jesus ensina que Ele é o Bom Pastor e que daria a vida por Suas ovelhas

Se você fosse vendado e pedissem que identificasse os membros de sua família ou alguns amigos próximos tocando o rosto deles, você acha que conseguiria? Se sua mãe fosse vendada, você acha que ela conseguiria identificar todos os filhos dela apenas tocando-lhes o rosto?

Certa vez, perguntaram a um pastor do Oriente Médio o quanto ele conhecia suas ovelhas. Ele respondeu: “Se eu fosse vendado e me trouxessem qualquer ovelha e me deixassem apenas colocar minha mão na cara dela, eu poderia dizer imediatamente se era minha ou não” [citado por G. M. Mackie, Bible Manners and Customs, (s.d.), p. 35].

Se você fosse um pastor, o que acha que seria necessário para conhecer as ovelhas de seu rebanho, assim como o pastor fez?

  1. Leia João 10:14 e pense por que Jesus chamou a Si mesmo de o Bom Pastor. Escreva a seguinte declaração em seu diário de estudo das escrituras: Jesus Cristo é o Bom Pastor. Ao estudar João 10, identifique os princípios que nos ensinam como o Salvador é nosso Bom Pastor. Escreva o seguinte abaixo dessa declaração em seu diário.

Aqueles que ouviram os ensinamentos de Jesus registrados em João 10 conheciam a respeito de ovelhas, pastores e apriscos. Na época do Salvador, os pastores guiavam seus rebanhos até a comida, água e abrigo durante o dia. À noite, muitos pastores reuniam seus rebanhos em um aprisco comunitário. Um aprisco é uma caverna ou um local cercado de muros de pedra com espinhos afiados em toda a parte superior para evitar a entrada de animais selvagens ou ladrões.

Imagem
aprisco

Leia João 10:1–5 e identifique o que faz um bom pastor. Escreva o que você descobrir abaixo da declaração “Jesus Cristo é o Bom Pastor” em seu diário de estudo das escrituras.

João 10:3 descreve como cada pastor entraria pela porta e chamaria suas ovelhas pelo nome. Apenas as ovelhas de seu rebanho o seguiriam para fora do aprisco e as outras ovelhas permaneceriam.

Por que as ovelhas seguiriam somente o seu pastor?

Observe nos versículos 1 e 5 como o Salvador chama aqueles que tentam entrar no aprisco por outros meios que não seja a porta.

Para sua informação, os fariseus estavam entre o grupo de pessoas com quem Jesus estava falando (ver João 9:40). De que maneira muitos fariseus eram como ladrões, salteadores e estranhos?

Em João 10:6 vemos que os fariseus não entenderam o que Jesus ensinava. Leia João 10:7–10 e veja como o Salvador começou a explicar o simbolismo do aprisco.

Perceba que a Tradução de Joseph Smith esclarece o que Jesus disse nos versículos 7 e 8:

“Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.

Todos quantos vieram antes de mim que não testificaram de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram” [Tradução de Joseph Smith, João 10:7–8 (ver João 10:8, nota de rodapé a)].

Em sua opinião, o que o Salvador quis dizer quando afirmou: “Eu sou a porta” nos versículos 7 e 9?

“Os pastores em Israel ficavam na entrada do aprisco e inspecionavam cada ovelha quando elas entravam, tratando machucados quando necessário. Depois que as ovelhas eram reunidas no cercado para passar a noite, o pastor deitava para dormir na entrada, barrando o caminho para que predadores ou ladrões não fizessem nenhum mal às ovelhas” (ver New Testament Student Manual [Novo Testamento – Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014, pp. 231–232).

Como a atitude desses pastores se assemelha ao que o Salvador faz por nós?

Como, em sua opinião, o Salvador dá vida “em abundância” (João 10:10) para aqueles que O seguem?

Leia João 10:11–15 e identifique o que mais o Salvador disse que o bom pastor faz. (Um mercenário é alguém cuja principal motivação é apenas receber o pagamento.) Escreva o que você descobriu sobre os bons pastores abaixo da declaração “Jesus Cristo é o Bom Pastor” em seu diário de estudo das escrituras.

Leia João 10:11, 13, 15 e veja o que o Salvador disse que o bom pastor está disposto a fazer e o mercenário não.

João 10:11–15 nos ensina que assim como o Bom Pastor, Jesus Cristo conhece cada um de nós e deu a vida por nós. Escreva esse princípio abaixo da declaração “Jesus Cristo é o Bom Pastor” em seu diário de estudo das escrituras.

  1. Relembre o que o pastor do Oriente Médio disse sobre conhecer bem cada uma de suas ovelhas e responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Em sua opinião, até que ponto o Salvador conhece você? Por que você acha que é importante entender isso?

    2. Como o modo que você vive a cada dia é afetado pelo entendimento de que o Salvador o conhece e Se dispôs a dar a vida por você?

Depois de ensinar que Ele daria a vida por nós, o Salvador mencionou mais uma coisa que Ele faria. Leia João 10:16, e identifique o que mais o Salvador disse que faria por Suas ovelhas (significando Seu povo).

Em João 10:16, o Salvador estava ensinando aos judeus de Jerusalém que Ele visitaria os filhos do Pai Celestial em outras terras, que os ensinaria Seu evangelho e os traria para Seu rebanho (Sua Igreja). O Livro de Mórmon dá mais informações sobre esse versículo. Leia 3 Néfi 15:14–24, e escreva essa referência em suas escrituras perto de João 10:16, ou marque João 10:16, nota de rodapé a. Você pode também cruzar a referência de João 10:16 com 3 Néfi 15:14–24.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras: Como esses versículos no Livro de Mórmon nos ajudam a entender melhor João 10:16?

Leia João 10:17–18 e procure uma doutrina a respeito do Salvador.

Termine as frases abaixo para identificar essa doutrina: Como Filho literal de Deus, Jesus Cristo tinha poder para Marque as palavras que ensinam essa doutrina nesses versículos.

De Sua mãe, Maria, uma mulher mortal, Jesus herdou a mortalidade, inclusive a capacidade de morrer. De Eloim, Seu Pai divino, Jesus herdou a imortalidade e o poder de viver para sempre. Portanto, Ele tinha herdado a capacidade de morrer e de ressuscitar. Isso era necessário para Jesus poder realizar a Expiação.

Em João 10:19–24, lemos que depois de o Salvador ter ensinado essas coisas, o povo ficou dividido em suas opiniões sobre quem era Jesus. Eles se aproximaram de Jesus no templo e O pressionaram a proclamar Sua verdadeira identidade como o Cristo ou Messias.

João 10:25–42

Jesus proclama que Ele é o Filho de Deus

Pense em algumas pessoas com as quais você tem contato todos os dias e tente lembrar como é a voz delas. Por que algumas vozes podem ser mais fáceis de reconhecer do que outras?

Leia João 10:25–27 e identifique como o Salvador respondeu ao pedido do povo para que dissesse se Ele era o Cristo. Marque o que determina se alguém é uma das ovelhas do Salvador.

Conforme lemos em João 10:28–30, Jesus falou de Seu Pai e testificou: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30).

Imagem
Presidente Joseph F. Smith

O Presidente Joseph F. Smith deu a seguinte explicação de como Eles são um: “Jesus e Seu Pai (…) são um em conhecimento, em verdade, em sabedoria, em entendimento e em propósito; assim como o próprio Senhor Jesus Cristo admoestou Seus discípulos a serem um com Ele e estarem com Ele, para que ele pudesse estar neles. É nesse sentido que entendo essa expressão e não como algumas pessoas pregam que Cristo e Seu Pai são a mesma pessoa. Afirmo-lhes que Eles não são a mesma pessoa, mas são duas pessoas, dois corpos, separados e distintos, da mesma forma que qualquer pai e filho” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, 1998, p. 357).

Leia João 10:28–30 e procure as bênçãos que serão dadas a quem ouvir a voz do Salvador e segui-Lo.

Esses versículos nos ensinam que, se reconhecermos a voz do Bom Pastor e O seguirmos, Ele nos conduzirá à vida eterna. Escreva esse princípio no diário de estudo das escrituras abaixo de “Jesus Cristo é o Bom Pastor”. Você também pode escrever isso em suas escrituras ao lado de João 10:27–28.

Leia as seguintes passagens e identifique como elas o ajudam a entender esse princípio: Enos 1:4–8; Doutrina e Convênios 1:38; 8:2–3; 18:34–36.

Imagem
pastor conduzindo ovelhas

Pense em cada uma das seguintes perguntas:

  • O que você tem feito para se familiarizar com a voz do Salvador?

  • O que você pode fazer para conhecer melhor a voz do Salvador?

  • O que você tem sido inspirado a fazer em sua vida para seguir melhor o Salvador?

Em uma folha à parte, escreva (1) uma meta para ouvir mais atentamente a voz do Salvador e maneiras especificas de fazer isso, ou (2) uma meta para seguir mais a voz do Salvador e como você pretende fazer isso. Coloque sua meta em um lugar que verá com frequência e lembre-se de cumpri-la.

Em João 10:31–42 lemos que depois que o Salvador testificou do relacionamento entre Ele e Seu Pai, os fariseus tentaram apedrejá-Lo por blasfêmia. Entretanto, o Salvador respondeu à acusação deles citando Salmos 82:6, que diz: “Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós soisfilhos do Altíssimo” (ver João 10:34). Depois o Salvador perguntou aos judeus por que eles O acusavam de blasfêmia por dizer que Ele era o Filho de Deus quando as escrituras dizem que somos filhos de Deus e que podemos ser deuses. Ele os admoestou a acreditarem Nele e em Sua obra, que testificam Dele e do Pai que O enviou.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei João 10 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: