Biblioteca
Unidade 21, Dia 4: 1 Coríntios 3–6


Unidade 21: Dia 4

1 Coríntios 3–6

Introdução

O Apóstolo Paulo explicou aos membros da Igreja em Corinto o papel dos missionários na edificação do reino de Deus. Ele ensinou que as congregações são lugares onde o Espírito pode habitar, e aconselhou os membros a não se acharem melhores que os outros. Além disso, advertiu-os a não permitirem que pessoas iníquas tenham influência sobre eles. Ele também os advertiu a evitar as práticas e filosofias imorais que se disseminavam por Corinto.

1 Coríntios 3

Paulo explica o papel dos missionários e dos membros da Igreja na edificação do reino de Deus

Imagine uma pessoa que se inscreve em um curso avançado de matemática (por exemplo, cálculo), mas que ainda não fez nem um curso básico (por exemplo, álgebra).

Qual seria o desempenho dessa pessoa ao fazer esse curso? Por que é preciso compreender os conceitos básicos de uma matéria antes de estudar os mais avançados?

Leia 1 Coríntios 3:1–3 e identifique a analogia usada por Paulo para mostrar aos membros coríntios que eles ainda não estavam prontos para receber mais verdades do evangelho. Você pode marcar as palavras leite e alimento sólido em 1 Coríntios 3:2.

O que a expressão “crianças em Cristo”, em 1 Coríntios 3:1, sugere a respeito da maturidade espiritual dos membros da Igreja em Corinto?

Lembre-se de que alguns membros coríntios não eram unidos e que alguns incluíam crenças e práticas pagãs (idólatras) em sua maneira de observar o evangelho. Eles também haviam começado a se dividir em grupos, com base em diferentes interpretações da doutrina da Igreja, citando líderes proeminentes para fundamentar seus pontos de vista (ver 1 Coríntios 1:10–16; 3:4).

Leia 1 Coríntios 3:5–8 e identifique a metáfora usada por Paulo para ajudar os membros a compreender o papel dos missionários que haviam levado o evangelho a Corinto.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, faça um desenho representando a metáfora de Paulo e descreva o que você acha que ele queria ensinar com ela aos coríntios.

Segundo 1 Coríntios 3:6–7, quem é que muda o coração das pessoas e leva-as à conversão? Com esses versículos, aprendemos que podemos ajudar outras pessoas a aprender sobre o evangelho de Jesus Cristo, mas é pelo poder do Espírito Santo que elas são convertidas.

Por que é importante que compreendamos que é o poder de Deus, e não o nosso, que converte?

Em 1 Coríntios 3:9–23, aprendemos que Paulo estimulou os membros da Igreja em Corinto a edificar o fundamento de sua fé sobre Jesus Cristo e a permitir que o Espírito habite na Igreja. Paulo também os aconselhou a não depender da sabedoria do mundo, pois é “loucura” (1 Coríntios 3:19) quando comparada à sabedoria de Deus.

1 Coríntios 4

Paulo aconselha os membros a não se acharem melhores que os outros

Pelo conselho de Paulo registrado em 1 Coríntios 4:1–3, parece que alguns membros da Igreja em Corinto haviam criticado o trabalho de Paulo como missionário e líder da Igreja. É possível que tenham questionado seu julgamento ou indicado que outra pessoa teria feito um trabalho melhor.

Em 1 Coríntios 4:3–5, Paulo ensinou que o Senhor seria o seu juiz, o qual traria “à luz as coisas ocultas” e manifestaria “os desígnios dos corações” (1 Coríntios 4:5). Com isso aprendemos que, a despeito da maneira como outras pessoas nos julgam, o Senhor nos julgará com justiça, pois Ele conhece todas as coisas, inclusive os pensamentos e intentos de nosso coração.

Em 1 Coríntios 4:6–21, Paulo ensinou os membros da Igreja em Corinto a não se ensoberbecerem a favor de um líder contra outro. Ele também os ensinou que os apóstolos de Jesus Cristo são chamados para sofrer por causa da iniquidade do mundo. O mundo julga os apóstolos e outros líderes da Igreja como “loucos” (1 Coríntios 4:10), por procurarem seguir a Cristo. Paulo então ensinou que o reino de Deus é guiado pelo poder de Deus, por meio daqueles que portam as chaves do sacerdócio.

1 Coríntios 5

Paulo adverte os membros a não se associarem àqueles que intencionalmente decidem pecar

Imagine uma tigela cheia de frutas frescas, mas com um fruto apodrecido em meio aos demais.

Imagem
tigela de mangas

O que aconteceria se a fruta apodrecida permanecesse junto com as outras?

O que a fruta apodrecida representa em nossa vida?

Ao estudar 1 Coríntios 5, identifique princípios que possam ajudá-lo a melhor reagir às influências nocivas que há em sua vida.

Leia 1 Coríntios 5:1–2 e identifique um pecado contra o qual os membros coríntios não haviam tomado nenhuma providência disciplinar.

A fornicação refere-se a qualquer relação sexual fora do casamento. Parece que um dos membros em Corinto havia cometido pecados sexuais com sua madrasta.

A expressão “ter sido dentre vós tirado” em 1 Coríntios 5:2 significa que o pecador deveria ter sido excomungado da Igreja. Os líderes da Igreja levam muitos fatores em consideração antes de excomungar alguém ou tomar qualquer medida disciplinar. Além de levar em conta a seriedade da transgressão, os líderes consideram os vários propósitos das medidas disciplinares na Igreja: ajudar o pecador a se arrepender, proteger aqueles que poderiam ser prejudicados por suas ações ou crenças e proteger a integridade dos ensinamentos da Igreja (ver “Church Discipline”, mormonnewsroom.org/article/church-discipline).

Leia 1 Coríntios 5:6–7 e identifique a analogia usada pelo Apóstolo Paulo para explicar por que aquele indivíduo deveria perder sua condição de membro da Igreja.

O fermento, ou levedura, faz o pão crescer. Além disso, é o levedo que faz com que o pão se estrague e mofe. A massa representa A Igreja de Jesus Cristo. De que maneira você resumiria o significado dessa analogia?

Com a analogia de Paulo, aprendemos a seguinte verdade: Se escolhermos nos associar com aqueles que abraçam o pecado, podemos ser influenciados por sua iniquidade.

Leia 1 Coríntios 5:9–11 e identifique o conselho que Paulo deu aos coríntios para ajudá-los a aplicar o princípio ensinado no versículo 6.

De que maneira os ensinamentos de Paulo se relacionam à tigela com um fruto apodrecido em meio aos outros.

Imagem
Élder Neal A. Maxwell

Para melhor compreender o conselho de Paulo, de não nos associarmos a fornicadores ou a pessoas que não querem se arrepender de seus pecados, leia a seguinte declaração do Élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos: “Não se associe com fornicadores — não porque você seja bom demais para eles, mas porque você não é bom o bastante. Lembre-se que situações constrangedoras podem desgastar até mesmo os melhores” (“Razões para Permanecer Puros”, A Liahona, março de 2003, p. 6).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Quais são alguns exemplos de situações constrangedoras que podem desgastar pessoas boas, levando-as a comprometer seus padrões e aceitar o comportamento pecaminoso?

Devemos ajudar e inspirar aqueles que lutam com o pecado, mas sem comprometer nossos próprios padrões. Em espírito de oração, pense no que você pode fazer para influenciar positivamente outras pessoas sem comprometer seus padrões.

Em 1 Coríntios 5:12–13, aprendemos que os líderes da Igreja têm a responsabilidade de julgar e, se necessário, excomungar os que cometem transgressões graves.

1 Coríntios 6

Paulo ensina a respeito da união e da lei da castidade

Os coríntios da antiguidade tinham a reputação de ser imorais, e muitos promoviam a ideia de que o corpo era feito para o prazer. Em 1 Coríntios 6:13–17, o Apóstolo Paulo ensinou que nosso corpo foi criado para cumprir os propósitos do Senhor, e não para envolver-se em pecados sexuais ou meramente para desfrutar prazeres físicos, como a comida. Aqueles que se unem à Igreja tornam-se um com Cristo, como “membros” espirituais de Seu corpo. A imoralidade sexual é incompatível com uma relação espiritual com Jesus Cristo.

Leia 1 Coríntios 6:18–20 e identifique o que Paulo ensinou a respeito do nosso corpo. (1 Coríntios 6:19–20 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de maneira chamativa a fim de localizá-la com facilidade posteriormente.)

  1. Faça as seguintes atividades em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Resuma o princípio ensinado por Paulo em 1 Coríntios 6:19.

    2. Explique como a compreensão de que nosso corpo é um templo de Deus influencia a maneira como tratamos nosso próprio corpo e o de outras pessoas.

    3. Resuma o princípio ensinado por Paulo em 1 Coríntios 6:20.

Imagem
Templo de Córdoba Argentina

O Apóstolo Paulo ensinou que nosso corpo é um templo de Deus.

De que maneira a compreensão dessas verdades pode ajudá-lo a permanecer puro mesmo que esteja rodeado de iniquidade?

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — 1 Coríntios 6:19–20

  1. Para ajudá-lo a memorizar essa passagem de domínio das escrituras, repita-a em voz alta e, conforme for decorando as palavras, cubra algumas linhas com um pedaço de papel. Continue a fazer isso até memorizá-la. Depois, recite essa passagem para um amigo ou membro de sua família e peça que assine seu diário de estudo das escrituras.

    [19] Ou não sabeis

    que o vosso corpo é o templo

    do Espírito Santo, que habita em vós,

    o qual tendes da parte de Deus,

    e que não sois de vós mesmos?

    [20] Porque fostes comprados por um preço;

    glorificai, pois, a Deus no vosso corpo,

    e no vosso espírito,

    os quais pertencem a Deus.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei 1 Coríntios 3–6 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: