Livros e lições
Capítulo 29: A Lei de Saúde do Senhor


Capítulo 29

A Lei de Saúde do Senhor

Imagem
A young girl eating an apple.

Nosso Corpo É um Templo de Deus

Uma das maiores bênçãos que recebemos quando viemos à Terra foi a de receber um corpo físico. Necessitamos desse corpo para nos tornar como o Pai Celestial. O corpo é tão importante, que o Senhor o chama de templo de Deus (ver I Coríntios 3:16–17; 6:19–20). Nosso corpo é sagrado.

Por ser algo importante, o Pai Celestial deseja que cuidemos bem dele. Ele sabe que podemos ser pessoas mais felizes e melhores, se formos saudáveis. O Espírito Santo pode ficar conosco, se nosso corpo e nossa mente forem puros. O Pai Celestial sabe que somos tentados a tratar o corpo de maneira imprópria ou a ingerir substâncias prejudiciais. Por essa razão Ele nos disse quais as coisas que são boas para a saúde e quais são ruins. A maior parte das informações que o Senhor nos deu a respeito da boa saúde encontra-se em Doutrina e Convênios 89. Essa revelação chama-se a Palavra de Sabedoria.

Precisamos obedecer à Palavra de Sabedoria para ser dignos de entrar no templo. Se não obedecermos a essa lei de saúde, o Espírito do Senhor Se afastará de nós. Se profanarmos o “templo de Deus”, que é o corpo, seremos prejudicados física e espiritualmente.

Recebemos o Mandamento de Não Ingerir Certas Coisas

  • O que o Senhor ordenou que não ingeríssemos?

O Senhor ordena que não façamos uso de vinho e bebidas fortes ou seja, de bebidas alcoólicas. A Primeira Presidência ensinou que a ingestão de bebidas fortes muitas vezes resulta em crueldade, pobreza, doença e desentendimentos no lar. É causa frequente de desonestidade, imoralidade e falta de bom senso. É uma maldição para todos os que as utilizam (ver “Message of the First Presidency”, Improvement Era, novembro de 1942, p. 686). Gestantes que bebem podem causar danos físicos e mentais aos filhos. Muitos acidentes automobilísticos são causados todos os anos por pessoas alcoolizadas.

O Senhor disse também que o “ tabaco não é para o corpo” (D&C 89:8). É prejudicial ao corpo e ao espírito. Não devemos fumar nem mascar fumo. Os cientistas mostraram que o fumo causa muitas doenças e pode prejudicar o feto.

O Senhor também nos aconselha a abster-nos de “bebidas quentes” (D&C 89:9). Os líderes da Igreja explicaram que essas bebidas são o café e o chá, que contêm substâncias prejudiciais. Devemos abster-nos de todas as bebidas que contenham esse tipo de substâncias.

Não devemos usar drogas, exceto quando necessário, como remédios. Algumas drogas são ainda mais prejudiciais que o álcool e o fumo (que também são drogas). Os que fazem uso de drogas precisam procurar ajuda, orar pedindo forças e aconselhar-se com o bispo para que consigam arrepender-se plenamente e tornar-se puros.

Devemos abster-nos de tudo que sabemos ser prejudicial para o corpo. Não devemos usar qualquer substância que nos cause dependência. Também não devemos alimentar-nos em excesso. A Palavra de Sabedoria não nos diz tudo o que precisamos evitar, mas dá-nos diretrizes. É uma valiosa lei secular, mas também uma grande lei espiritual. Cumprindo a Palavra de Sabedoria, tornamo-nos espiritualmente mais fortes. Com isso, purificamos o corpo para que o Espírito do Senhor possa habitar em nós.

  • Quais são algumas coisas não mencionadas especificamente na Palavra de Sabedoria que devemos evitar?

Foi-nos Ensinado que Certas Coisas São Boas para o Corpo

  • De acordo com a Palavra de Sabedoria, quais são algumas coisas que o Senhor diz que são boas para nós?

Frutas, hortaliças e verduras são boas para nós. Devemos usá-las com sabedoria e gratidão.

A carne de aves e de animais também nos foi dada como alimento. Contudo, devemos comer carne com moderação (ver D&C 49:18; 89:12). Peixe também faz bem para nós.

Os grãos são bons alimentos, especialmente o trigo.

  • Como a utilização dessas coisas os abençoou?

Trabalho, Descanso e Exercícios Também São Importantes

  • O que o trabalho, o descanso e os exercícios têm a ver com a lei de saúde do Senhor?

Além de Doutrina e Convênios 89, outras escrituras nos dizem como manter-nos saudáveis. Elas admoestam: “Cessai de ser ociosos; cessai de ser impuros (…) cessai de dormir mais do que o necessário; recolhei-vos cedo, para que não vos canseis; levantai-vos cedo, para que vosso corpo e vossa mente sejam fortalecidos” (D&C 88:124). Também nos ensinam: “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra” (Êxodo 20:9). O Senhor aconselha-nos a não trabalharmos mais do que as nossas forças o permitam (ver D&C 10:4).

Um profeta moderno disse que devemos manter o corpo saudável. Ele aconselhou: “Refeições nutritivas, exercícios regulares e sono adequado são coisas necessárias para um corpo forte, assim como o estudo constante das escrituras e a oração fortalecem a mente e o espírito” (Thomas S. Monson, Conference Report, outubro de 1990, p. 60; ou A Liahona, janeiro de 1991, p. 52, tradução atualizada).

Bênçãos Prometidas pelo Cumprimento da Lei de Saúde do Senhor

  • Que bênçãos recebemos por obedecer à Palavra de Sabedoria?

O Pai Celestial deu-nos leis de saúde para ensinar-nos como cuidar do corpo. As escrituras dizem o seguinte sobre as leis de Deus: “Mas nenhum mandamento terreno lhe dei, porque meus mandamentos são espirituais” (D&C 29:35). Isso significa que os mandamentos a respeito de nossa condição física são para o nosso bem espiritual.

Quando cumprimos a lei de saúde do Senhor e obedecemos aos outros mandamentos, o Senhor promete abençoar-nos física e espiritualmente.

Fisicamente, recebemos a promessa de ter boa saúde. Graças a essa boa saúde, seremos capazes de “[correr] e não [nos cansar], e [caminhar] e não [desfalecer]” (D&C 89:20). Essa é uma grande bênção, mas as bênçãos espirituais que Ele nos prometeu são ainda maiores do que as físicas.

O Senhor promete que “[encontraremos] sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros ocultos” (D&C 89:19). Verdades importantes nos serão ensinadas pelo Espírito Santo por meio de revelação. O Presidente Boyd K. Packer ensinou: “Nosso corpo físico é o instrumento de nosso espírito. Na maravilhosa revelação da Palavra de Sabedoria, aprendemos que devemos manter nosso corpo livre de impurezas que podem entorpecer ou até destruir os delicados sentidos físicos que têm a ver com a comunicação espiritual. A Palavra de Sabedoria é o ponto-chave para a revelação individual” (Conference Report, outubro de 1989, p. 16; ou A Liahona, janeiro de 1990, p. 15; tradução atualizada).

O Senhor também prometeu que o anjo destruidor nos poupará. O Presidente Heber J. Grant disse: “Se desejamos as bênçãos da vida, da saúde, do vigor físico e mental; se desejamos que o anjo destruidor nos poupe, como aconteceu nos dias dos filhos de Israel, precisamos obedecer à Palavra de Sabedoria; então Deus fica obrigado a fazer Sua parte, e receberemos a bênção” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Heber J. Grant, 2002, p. 192).

  • Como podemos ajudar as crianças e os jovens a compreender o significado eterno da Palavra de Sabedoria?

  • O que podemos fazer para ajudar familiares ou amigos que têm dificuldade em obedecer à Palavra de Sabedoria?

Escrituras Adicionais