Livros e lições
Capítulo 27: Trabalho e Responsabilidade Pessoal


Capítulo 27

Trabalho e Responsabilidade Pessoal

Imagem
A man working indoors on a lathe.

O Trabalho É um Princípio Eterno

  • Que experiências vocês tiveram que lhes mostraram a importância do trabalho?

O Pai Celestial e Jesus Cristo mostraram-nos por Seus exemplos e ensinamentos que o trabalho é importante no céu e na Terra. Deus trabalhou para criar os céus e a Terra. Fez os mares juntarem-se em um lugar, fazendo aparecer a porção seca. Fez a relva, as ervas e as árvores crescerem no solo. Criou o sol, a lua, as estrelas e toda a criatura viva do mar ou da terra. Depois, colocou Adão e Eva na Terra para cuidar dela e ter domínio sobre todos os seres vivos (ver Gênesis 1:1–28).

Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5:17). Disse ainda: “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou” (João 9:4).

Recebemos o Mandamento de Trabalhar

O trabalho tem sido o meio de vida na Terra desde que Adão e Eva deixaram o Jardim do Éden. O Senhor disse a Adão: “No suor do teu rosto comerás o teu pão” (Gênesis 3:19). Adão e Eva trabalharam nos campos para conseguirem seu próprio sustento e o de seus filhos (ver Moisés 5:1).

O Senhor disse ao povo de Israel: “Seis dias trabalharás” (Êxodo 20:9).

No começo da Igreja restaurada, o Senhor disse aos santos dos últimos dias: “Eu, o Senhor, não estou satisfeito com os habitantes de Sião, porque há ociosos entre eles” (D&C 68:31).

Um profeta de Deus afirmou: “O trabalho deve voltar a ser enaltecido como o princípio governante da vida dos membros de nossa Igreja” (Heber J. Grant, Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Heber J. Grant, 2002, p. 115).

Responsabilidade Familiar

  • Quais são algumas das responsabilidades que pais, mães e filhos têm para manter um lar? O que os membros da família podem fazer para ajudar no trabalho?

Os pais trabalham juntos para prover o bem-estar físico, espiritual e emocional da família. Eles nunca devem esperar que alguém cumpra essa responsabilidade por eles. O Apóstolo Paulo escreveu: “Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé” (I Timóteo 5:8).

Os casais devem buscar inspiração do Senhor e seguir o conselho dos profetas ao definirem as responsabilidades individuais. Criar um lar onde os princípios do evangelho sejam ensinados diariamente e onde haja amor e ordem é tão importante quanto prover as necessidades básicas de alimento e vestuário.

As crianças devem fazer sua parte nas tarefas da casa. É necessário que elas tenham designações de trabalho que se ajustem a sua capacidade. Precisam ser elogiadas por seu sucesso. Atitudes positivas no trabalho, bons hábitos e uma boa formação são desenvolvidos por meio de experiências bem-sucedidas no lar.

Às vezes as pessoas passam por dificuldades ao tentar prover o sustento da família. Uma doença crônica, a perda de um cônjuge ou a vinda dos pais idosos para morar com a família são coisas que aumentam as responsabilidades no lar. O Pai Celestial não Se esquece das famílias nessas situações e dá-lhes a força necessária para realizarem seus deveres. Ele sempre as abençoará se pedirem com fé.

Podemos Apreciar Nosso Trabalho

  • Como nossa atitude afeta nosso trabalho?

Para algumas pessoas, o trabalho é entediante. Para outras, é uma parte maravilhosa da vida. Uma das maneiras de apreciar os maiores benefícios da vida é aprender a amar o trabalho.

Nem todos podem escolher o tipo de trabalho que fazem. Alguns trabalham longas horas e mal conseguem satisfazer as necessidades básicas. É difícil apreciar um trabalho assim. No entanto, as pessoas mais felizes são aquelas que aprenderam a apreciar seu trabalho, seja ele qual for.

Podemos ajudar-nos uns aos outros no trabalho. O fardo mais pesado torna-se mais leve quando alguém nos ajuda a carregá-lo.

Nossa atitude para com o trabalho é muito importante. A história a seguir mostra como um homem olhava para além do seu trabalho diário. Um viajante passou por uma pedreira e viu três homens trabalhando. A cada um deles perguntou o que estava fazendo. A resposta de cada um revelou uma atitude diferente para com o mesmo trabalho. “Estou cortando pedras” respondeu o primeiro homem. O segundo replicou: “Estou ganhando três peças de ouro por dia”. O terceiro sorriu e disse: “Estou ajudando a construir uma casa de Deus”.

Podemos servir a Deus em qualquer trabalho honesto. O rei Benjamim, um profeta nefita, disse: “Quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus” (Mosias 2:17). Se nosso trabalho provê apenas as necessidades suficientes para nós e nossa família, ainda assim estamos ajudando alguns dos filhos de Deus.

  • Como podemos melhorar nossa atitude em relação ao trabalho?

Deus Condena a Ociosidade

O Senhor não Se apraz com os ociosos ou preguiçosos e diz: “O ocioso não terá lugar na igreja, a não ser que se arrependa e melhore o seu proceder” (D&C 75:29). Ele também ordenou: “Não serás ocioso; porque o ocioso não comerá o pão nem usará as vestes do trabalhador” (D&C 42:42).

Desde o princípio da Igreja, os profetas ensinaram os santos dos últimos dias a serem independentes e autossuficientes e a evitarem o ócio. Os verdadeiros santos dos últimos dias não passarão voluntariamente para outros a responsabilidade de seu próprio sustento. Até onde possam, suprirão suas próprias necessidades e as de sua família.

Se tiverem condições, todos os membros da Igreja devem aceitar a responsabilidade de cuidar de parentes seus que sejam incapazes de se sustentarem sozinhos.

  • Como a ociosidade afeta uma pessoa? Uma família? Uma comunidade?

Trabalho, Descanso e Lazer

  • Por que é importante manter um equilíbrio entre trabalho, descanso e lazer?

Cada um de nós deve encontrar o equilíbrio adequado entre o trabalho, o descanso e o lazer. Existe um velho ditado que diz: “Não fazer nada é a mais dura das tarefas, porque nunca se pode parar para descansar”. Sem o trabalho, o descanso e o lazer não têm significado.

Não somente é agradável e necessário descansar, como também nos foi ordenado que descansássemos no Dia do Senhor (ver Êxodo 20:10; D&C 59:9–12). Esse dia de descanso após cada seis dias de trabalho traz revigoramento para os dias que se seguem. O Senhor também prometeu “a plenitude da Terra” para os que guardarem o Seu dia (ver D&C 59:16–20; ver também o capítulo 24 deste livro).

Nos outros dias da semana, além de trabalhar, podemos dispor de tempo para desenvolver nossos talentos e distrair-nos com passatempos ou outras atividades recreativas que vão nos revigorar.

  • O que podemos fazer para manter um bom equilíbrio entre trabalho, descanso e lazer? Como os pais podem ajudar os filhos a manter esse equilíbrio?

As Bênçãos do Trabalho

  • Quais são algumas das bênçãos que resultam do trabalho honesto?

Deus revelou a Adão: “No suor do teu rosto comerás o teu pão” (Gênesis 3:19). Além de ser uma lei física, essa também foi uma lei para a salvação de sua alma. Não existe uma divisão real entre o trabalho espiritual, mental e físico. O trabalho é essencial a cada um de nós para o nosso crescimento, desenvolvimento de caráter e muitas satisfações que o ocioso nunca conhecerá.

O Presidente David O. McKay disse: “Precisamos entender que o privilégio de trabalhar é uma dádiva, que a capacidade de trabalhar é uma bênção, que o amor ao trabalho é sucesso” (Pathways to Happiness, 1957, p. 381).

“Os homens existem para que tenham alegria” (2 Néfi 2:25). O trabalho é o ponto-chave para a completa alegria no plano de Deus. Se formos justos, voltaremos a viver com o Pai Celestial e lá iremos trabalhar. À medida que nos tornarmos semelhantes a Ele, nosso trabalho se tornará semelhante ao Dele, e Seu trabalho é “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39).

Escrituras Adicionais