Velho Testamento 2022
9 a 15 de maio. Números 11–14; 20–24: “Não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais”


“9 a 15 de maio. Números 11–14; 20–24: ‘Não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Velho Testamento 2022

“9 a 15 de maio. Números 11–14; 20–24”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2022

Imagem
vale deserto

9 a 15 de maio

Números 11–14; 20–24

“Não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais”

Este esboço não pretende ser um plano de aula. Em vez disso, use-o para obter ideias e inspiração para atividades de aprendizado que abençoarão as crianças de sua classe.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Mostre às crianças uma das gravuras neste esboço ou no esboço da semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Peça a elas que descrevam o que sabem sobre o que está acontecendo na gravura.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Números 11:4–10

Posso ser grato pelo que Deus me deu.

Embora o Senhor tenha feito coisas maravilhosas pelos filhos de Israel, eles frequentemente se concentravam no que não tinham. Ajude as crianças a aprenderem a ser gratas pelo que Deus lhes deu.

Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças se elas se lembram de alguns dos milagres que o Senhor realizou para abençoar os israelitas no deserto. (Se as crianças precisarem de ajuda, mostre-lhes as gravuras do esboço de 4 a 10 de abril do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar; ver também Êxodo 14:21–22; 15:23–25; 16:4.) Em seguida, resuma para elas Números 11:4–10, enfatizando que o Senhor estava triste porque os israelitas estavam reclamando. Ajude as crianças a pensar em maneiras como elas podem mostrar gratidão ao Senhor.

  • Cantem juntos uma música sobre gratidão, como “Conta as bênçãos” (Hinos, nº 57). Peça que cada criança faça um desenho das bênçãos que o Senhor concedeu a elas ou sua família. Incentive-as a pensar ou olhar para seu desenho sempre que forem tentadas a reclamar de algo que não têm.

Números 13:17–33; 14:6–9

A fé pode me ajudar a não temer.

Quando Moisés enviou 12 homens para descobrir mais sobre a terra prometida, dez deles voltaram com medo por causa do povo poderoso que vivia lá. Dois deles, Calebe e Josué, não ficaram com medo, porque tinham fé no Senhor.

Atividades sugeridas

  • Use gravuras ou desenhos de uvas, mel, gigantes e gafanhotos para contar brevemente às crianças sobre os 12 homens que Moisés enviou para explorar a terra prometida (ver Números 13:17–33; ver também “Quarenta Anos no Deserto”, em Histórias do Velho Testamento). Explique que eles encontraram muitas frutas e outros alimentos (peça que as crianças façam de conta que estão comendo), mas também ficaram com medo porque as pessoas eram grandes e fortes (peça que as crianças façam de conta que estão com medo). Mostre uma gravura de Jesus e saliente que dois israelitas, Calebe e Josué, não ficaram com medo porque tinham fé em Jesus Cristo.

  • Leia Números 14:9 para as crianças e fale sobre uma ocasião em que você teve medo, mas sua fé em Jesus Cristo o ajudou a ter coragem. Ajude as crianças a pensarem em experiências semelhantes que elas tiveram.

    Imagem
    homens mostrando frutas a Moisés

    Dez dos espiões israelitas estavam com medo; Josué e Calebe tiveram fé. © Lifeway Collection/licenciado de goodsalt.com

Números 21:6–9

Posso olhar para Jesus Cristo.

Assim como os filhos de Israel foram curados quando olharam para a serpente de bronze, as crianças de sua classe recebem a salvação quando olham para o Salvador.

Atividades sugeridas

  • Usando a página de atividades desta semana, ou a imagem no esboço desta semana no Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, diga às crianças o que aconteceu quando “serpentes ardentes” entraram no acampamento dos israelitas (ver Números 21:6–9). Ajude-as a ver como a serpente de bronze é semelhante a Jesus Cristo (ver João 3:14–15). Deixe que as crianças se revezem usando as gravuras para contar a história umas às outras.

  • Peça às crianças que fechem os olhos enquanto você coloca uma gravura do Salvador em algum lugar na sala. Em seguida, peça às crianças que abram os olhos, encontrem a gravura e olhem para ela. Deixe que elas se revezem para colocar a imagem em diferentes lugares. Cada vez que as crianças encontrarem a gravura, ajude-as a pensar em algo que podem fazer para olhar para o Salvador.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Números 12

O Senhor quer que eu siga Seu profeta.

Números 12 contém algumas lições valiosas que podem ajudar as crianças quando ouvem as pessoas dizerem coisas desagradáveis sobre o profeta do Senhor ou outros líderes da Igreja.

Atividades sugeridas

  • Diga às crianças que, em uma ocasião, o Senhor estava insatisfeito com Aarão e Miriã, irmão e irmã de Moisés. Peça-lhes que leiam Números 12:1–2 para descobrir o motivo. De acordo com os versículos 5–8, como o Senhor Se sentiu quando Aarão e Miriã falaram contra Seu profeta?

  • Ajude as crianças a pensarem em exemplos de pessoas nas escrituras que seguiram o profeta e foram abençoadas (por exemplo, ver Gênesis 7:7; 1 Néfi 3:7). Quais são algumas das coisas que nosso profeta vivo nos ensinou? De que modo somos abençoados quando seguimos esses ensinamentos?

Números 21:4–9

Jesus Cristo tem poder para me curar espiritualmente.

Muitos israelitas morreram porque não tinham fé que o Senhor os curaria se olhassem para a serpente de bronze (ver Alma 33:18–20). Como você pode ajudar as crianças de sua classe a encontrarem fé no poder de salvação de Jesus Cristo?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que façam desenhos do que leram em Números 21:4–9. Deixe-as usar os desenhos para contar a história. Peça a cada criança que escolha uma das seguintes escrituras e compartilhe o que ela acrescenta ao nosso entendimento da história: João 3:14–15; 1 Néfi 17:41; Alma 33:18–20; Helamã 8:13–15; Doutrina e Convênios 6:36.

  • Escreva no quadro uma pergunta como a seguinte: O que podemos fazer para “[olhar] para o Filho de Deus, com fé”? (Helamã 8:15.) Dê a cada criança uma folha de papel e peça a elas que escrevam o máximo de respostas a essa pergunta de que puderem se lembrar. Reúna os papéis, leia algumas respostas em voz alta e peça às crianças que falem sobre como fazer essas coisas pode nos ajudar quando precisamos do poder de cura do Salvador.

Números 22–24

Posso seguir a vontade de Deus mesmo que outros tentem me persuadir a não o fazer.

Balaque tentou persuadir Balaão a amaldiçoar os israelitas, mas Balaão sabia que isso era contra a vontade de Deus. O exemplo de Balaão pode ajudar as crianças quando forem pressionadas a desobedecer a Deus.

Atividades sugeridas

  • Faça um resumo de Números 22:1–18 para as crianças, enfatizando como Balaão se recusou a amaldiçoar o povo de Deus embora Balaque, o rei de Moabe, oferecesse a ele honra e riquezas. Peça às crianças que pesquisem os seguintes versículos em busca de frases que, na opinião delas, mostrem a determinação de Balaão de seguir a Deus: Números 22:18; 23:26; 24:13. Peça às crianças que escolham uma frase de que gostem e escrevam-na em um cartão para ajudá-las a lembrar de obedecer ao Senhor.

  • Converse com as crianças sobre situações em que amigos ou outras pessoas podem tentar persuadi-las a fazer algo errado, como Balaque fez com Balaão. Como o compromisso de Balaão com o Senhor o ajudou a resistir à pressão de Balaque? Peça às crianças que pratiquem como reagir a essas situações usando palavras como as de Balaão.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que compartilhem algo com a família, como uma gravura, uma escritura ou uma música, que mostre o que aprenderam na Primária.

Aperfeiçoar o ensino

Fique atento às inspirações do Espírito. “Com frequência, os melhores momentos de ensino são inesperados — por exemplo, quando alguém compartilha uma experiência ou faz uma pergunta que conduz a um debate significativo. (…) Esteja disposto a mudar seus planos se necessário para seguir a inspiração que receber” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 10).