Velho Testamento 2022
4 a 10 de abril. Êxodo 14–17: “Estai quietos, e vede o livramento do Senhor”


“4 a 10 de abril. Êxodo 14–17: ‘Estai quietos, e vede o livramento do Senhor’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Velho Testamento 2022

“4 a 10 de abril. Êxodo 14–17”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2022

Imagem
Mar Vermelho

O Mar Vermelho

4 a 10 de abril

Êxodo 14–17

“Estai quietos, e vede o livramento do Senhor”

Deus ordenou que Moisés escrevesse sobre suas experiências “para memória num livro, e relata-o” a Josué (Êxodo 17:14). Da mesma forma, registrar suas experiências espirituais ajudará você e seus entes queridos a se lembrarem da bondade do Senhor.

Registre suas impressões

Os israelitas estavam presos. O Mar Vermelho estava de um lado, e o exército do Faraó avançava do outro. A fuga deles do Egito, ao que parecia, duraria pouco. Mas Deus tinha uma mensagem para os israelitas que Ele queria que se lembrassem por gerações: “Não temais; (…) o Senhor pelejará por vós” (Êxodo 14:13–14).

Desde aquela época, quando o povo de Deus precisava de fé e coragem, eles se voltavam para o relato da libertação miraculosa de Israel do cativeiro. Quando Néfi quis inspirar seus irmãos, ele disse: “Sejamos fortes como Moisés; porque ele por certo falou às águas do Mar Vermelho e elas dividiram-se para um e outro lado; e nossos pais saíram do cativeiro passando sobre terra seca” (1 Néfi 4:2). Quando o rei Lími desejou que seu povo cativo “[levantasse] a cabeça e [regozijasse]”, ele os relembrou dessa mesma história (Mosias 7:19). Quando Alma quis testificar a seu filho do poder de Deus, ele também se referiu a essa história (ver Alma 36:28). E quando nós precisarmos de libertação, quando precisarmos de um pouco mais de fé, quando precisarmos “[estar] quietos, e [ver] o livramento do Senhor”, podemos nos lembrar de como “o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios” (Êxodo 14:13, 30).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Êxodo 14

Deus tem o poder de me libertar.

Ao ler Êxodo 14:1–10, imagine como os israelitas devem ter se sentido quando viram o exército do Faraó se aproximando. Talvez você sinta que precisa de um milagre para sobreviver a um desafio difícil que está enfrentando. O que você aprendeu com Êxodo 14:13–31 que pode ajudá-lo a buscar a libertação de Deus em sua vida? O que você aprendeu sobre as maneiras pelas quais Deus proporciona libertação das adversidades? Reflita sobre como você viu o poder libertador Dele em sua vida.

Ver também Doutrina e Convênios 8:2–3; L. Tom Perry, “O poder da libertação”, A Liahona, maio de 2012, p. 94; Mapas da Bíblia, nº 2, “Êxodo de Israel do Egito e Entrada em Canaã”.

Êxodo 15:22–27

O Senhor pode tornar doces as coisas amargas.

Ao ler Êxodo 15:22–27 sobre as jornadas de Israel em direção à terra prometida, pense em coisas em sua vida que pareciam “amargas” como as águas de Mara. Considere as seguintes perguntas ao refletir sobre esses versículos: Como o Senhor pode tornar doces as coisas amargas de sua vida? Qual é o valor dessas experiências em sua vida? O que os versículos 26 e 27 sugerem sobre como o Senhor nos abençoa quando damos ouvidos à Sua voz?

Êxodo 15:23–27; 16:1–15; 17:1–7

Posso confiar no Senhor mesmo em tempos difíceis.

É tentador criticar os israelitas porque eles murmuraram ou reclamaram quando suas circunstâncias se tornaram difíceis mesmo depois de tudo o que Deus havia feito por eles. Mas, ao ler Êxodo 15:23–27; 16:1–15; 17:1–7, pense se você já fez a mesma coisa. O que você aprendeu com as experiências dos israelitas que pode ajudá-lo a murmurar menos e confiar mais completamente em Deus? Por exemplo, que diferenças você nota sobre a maneira como os israelitas reagiram às dificuldades e como Moisés reagiu? O que esses versículos lhe ensinam sobre Deus?

Ver também 1 Néfi 2:11–12.

Imagem
mulher recolhendo maná

O maná de Deus alimentou Israel fisicamente; nós também precisamos de alimento espiritual diário. Afresco por Leopold Bruckner

Êxodo 16

Devo buscar alimento espiritual diário.

Há muitas lições espirituais que podemos aprender com o milagre do maná registrado em Êxodo 16. Observe as instruções detalhadas que os israelitas receberam sobre como colher, usar e preservar o maná (ver Êxodo 16:16, 19, 22–26). O que você encontra nessas instruções que se aplica a você ao buscar diariamente alimento espiritual?

Ver também João 6:31–35, 48–58.

Êxodo 17:1–7

Jesus Cristo é minha rocha espiritual e minha água viva.

Pense no Salvador ao ler Êxodo 17:1–7. De que modo Jesus Cristo é como uma rocha para você? (Ver Salmos 62:6–7; Helamã 5:12.) De que modo Ele é como a água? (Ver João 4:10–14; 1 Coríntios 10:1–4; 1 Néfi 11:25.)

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Êxodo 14:13–22.Sua família talvez queira tentar “dividir” a água em uma tigela ou banheira, como Moisés dividiu o Mar Vermelho. Ajude-os a compreender que o Mar Vermelho nunca poderia ser dividido sem o poder de Deus. Como temos visto o poder de Deus em nossa vida e na vida de nossos antepassados?

Êxodo 15:1–21.Depois de miraculosamente cruzar o Mar Vermelho, os israelitas cantaram um cântico de louvor conhecido como o cântico de Moisés, encontrado em Êxodo 15:1–21. Em família, procurem nesses versículos frases que testificam o que Deus fez pelos israelitas e outras frases significativas. Depois, vocês podem cantar um hino que lembre sua família do que Deus tem feito por vocês.

Êxodo 16:1–5; 17:1–7.A leitura de Êxodo 16:1–5 e 17:1–7 pode levar a um debate sobre o Salvador como o Pão da Vida, como a Água Viva e como nossa Rocha. Como essas histórias nos fazem lembrar do que Jesus Cristo faz por nós? Como parte do debate, vocês podem ler João 4:10–14; 6:29–35, 48–51; Helamã 5:12; Doutrina e Convênios 20:77, 79.

Êxodo 17:8–16.Vocês podem encenar a história de Aarão e Hur segurando as mãos de Moisés e debater como isso pode simbolizar como apoiamos aqueles a quem Deus chamou para nos liderar. Vocês também podem contrastar o exemplo de Aarão e Hur com os israelitas murmurando contra Moisés (descrito ao longo dos capítulos 15–17). De que maneira podemos ajudar e apoiar nossos líderes? Que bênçãos advêm a nós e a nossos líderes quando fazemos isso?

Para mais ideias sobre como ensinar às crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Cantando louvamos”, Hinos, nº 50.

Aperfeiçoar o estudo pessoal

Busque suas próprias inspirações espirituais. Em seu estudo pessoal e familiar, não se limite aos versículos destacados neste esboço de estudo. O Senhor provavelmente tem mensagens para você nos capítulos que não foram enfatizados aqui. Em espírito de oração, busque inspiração.

Imagem
Moisés abrindo o Mar Vermelho

Ilustração de Moisés abrindo o Mar Vermelho, de Robert T. Barrett