Doutrina e Convênios 2021
24 a 30 de maio. Doutrina e Convênios 58–59: “Ocupar-se zelosamente numa boa causa”


“24 a 30 de maio. Doutrina e Convênios 58–59: ‘Ocupar-se zelosamente numa boa causa’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Doutrina e Convênios, 2021

“24 a 30 de maio. Doutrina e Convênios 58–59”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2021

Imagem
rua em Independence, Missouri

Independence, Missouri, de Al Rounds

24 a 30 de maio

Doutrina e Convênios 58–59

“Ocupar-se zelosamente numa boa causa”

O presidente Dallin H. Oaks ensinou: “As escrituras nos ajudarão a resolver todas as nossas perguntas porque, ao lê-las, convidamos o Espírito Santo a estar conosco e nos qualificamos para receber Sua inspiração que nos guiará a toda a verdade” (em David A. Edwards, “Are my answers in there?”, New Era, maio de 2016, p. 42).

Registre suas impressões

Quando os élderes da Igreja viram pela primeira vez o local da cidade de Sião — Independence, Missouri — não era o que eles esperavam. Alguns pensaram que encontrariam uma comunidade próspera e industriosa com um grupo de santos extremamente fiéis. Em vez disso, encontraram um povoado com bem poucas pessoas, sem a civilização a que estavam acostumados e habitado por colonos incultos em vez de santos. Na realidade, o Senhor não estava apenas pedindo que eles viessem a Sião — Ele queria que eles a construíssem.

Quando nossas expectativas não correspondem à realidade, podemos nos lembrar do que o Senhor disse aos santos em 1831: “Por agora não podeis, com vossos olhos naturais, ver o desígnio de vosso Deus (…) nem a glória que se seguirá depois de muitas tribulações” (Doutrina e Convênios 58:3). Sim, a vida é repleta de tribulações, até mesmo iniquidade, mas nós podemos “realizar muita retidão; pois [em nós] está o poder (versículos 27–28).

Ver também Santos, vol. 1, pp. 127–133.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Doutrina e Convênios 58:1–5, 26–33, 44; 59:23

Recebemos bênçãos de acordo com o tempo de Deus e nossa diligência.

Os santos começaram a estabelecer Sião no Condado de Jackson, Missouri, onde sofreram muitas tribulações. Certamente, eles esperavam que, durante a vida, essa área crescesse e se tornasse um lugar onde todos os santos pudessem se reunir. No entanto, eles foram expulsos do Condado de Jackson em alguns anos, e o Senhor revelou que Seu povo teria que “[esperar] um pouco a redenção de Sião” (Doutrina e Convênios 105:9).

Ao estudar as passagens a seguir, identifique razões pelas quais as bênçãos podem ser retidas por algum tempo. As perguntas abaixo podem ajudá-lo a ponderar.

Doutrina e Convênios 58:1–5; 59:23. Que mensagens nesses versículos fortalecem sua capacidade de suportar as tribulações com mais paciência? Que bênçãos você já recebeu depois de passar por tribulações? Em sua opinião, por que algumas bênçãos são recebidas somente depois das tribulações?

Doutrina e Convênios 58:26–33. De que modo “ocupar-se zelosamente numa boa causa” afeta o cumprimento das promessas de Deus? De que modo sua obediência afeta o cumprimento das promessas de Deus?

Doutrina e Convênios 58:44. Qual é a relação entre a “oração da fé” e a vontade do Senhor para nós?

Doutrina e Convênios 59, cabeçalho da seção

Quem foi Polly Knight?

Polly Knight e seu marido, Joseph Knight Sr., estavam entre os primeiros conversos que acreditaram no chamado apostólico de Joseph Smith. Polly e Joseph deram um apoio essencial ao profeta no trabalho de tradução do Livro de Mórmon. A família Knight saiu de Colesville, Nova York, para se reunir aos santos em Ohio e posteriormente recebeu a ordem de se mudar para o Condado de Jackson, Missouri. Durante a viagem, a saúde de Polly foi piorando, mas ela estava decidida a ver Sião antes de morrer. Polly veio a falecer alguns dias depois de chegar ao Missouri (ver Santos, vol. 1, pp. 127–128, 132–133). Doutrina e Convênios 59 foi recebida no dia em que ela faleceu e os versículos 1 e 2 parecem se referir especificamente a ela.

Doutrina e Convênios 59:9–19

Guardar o Dia do Senhor traz bênçãos materiais e espirituais.

Depois de prometer bênçãos aos santos em Sião “com mandamentos, não poucos”, o Senhor deu ênfase especial a um mandamento em particular: o de guardar Seu “dia santificado” (Doutrina e Convênios 59:4, 9). Ao estudar Doutrina e Convênios 59:9–19, pense em por que honrar o Dia do Senhor seria tão importante para aqueles santos à medida que procuravam estabelecer Sião.

Pense também nas seguintes perguntas: Estou guardando o Dia do Senhor da maneira que o Senhor deseja? De que maneira santificar o Dia do Senhor ajuda a me conservar “limpo das manchas do mundo?” (Versículo 9.) O que posso fazer para prestar minha “devoção ao Altíssimo?” (Versículo 10.)

Depois de ler os versículos a seguir, o que você se sente inspirado a fazer para santificar o Dia do Senhor mais plenamente? Gênesis 2:2–3; Êxodo 20:8–11; 31:13, 16; Deuteronômio 5:12–15; Isaías 58:13–14; Marcos 2:27; João 20:1–19; Atos 20:7.

Você pode também assistir a um dos muitos vídeos ou outros recursos sobre o Dia do Senhor disponíveis no site sabbath.ChurchofJesusChrist.org.

Ver também Russell M. Nelson, “O Dia do Senhor é deleitoso”, A Liahona, maio de 2015, p. 129; Guia para Estudo das Escrituras “Dia do Senhor”.

Imagem
pão e água do sacramento

Participar do sacramento faz parte do ato de santificar o Dia do Senhor.

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Doutrina e Convênios 58:26–29.Os membros da família podem fazer uma lista de algumas coisas nas quais estão “[ocupados] zelosamente”. Todas essas coisas são por uma “boa causa”? Por que o Senhor quer que façamos “muitas coisas de [nossa] livre e espontânea vontade”? Peça a cada membro da família que pense sobre o que podem fazer para “realizar muita retidão” esta semana. Depois eles podem relatar o que fizeram.

Doutrina e Convênios 58:42–43.O que os membros da família sentem ao ler esses versículos? Como esses versículos poderiam ajudar alguém que precisa se arrepender?

Doutrina e Convênios 59:3–19.O que significa ser “coroados (…) com mandamentos”? (Versículo 4.) Ao ler os mandamentos nos versículos 5–19, conversem sobre as bênçãos que vocês receberam por obedecer a cada um desses mandamentos.

Vocês podem também observar como as palavras “alegria”, “regozijo”, “coração alegre” e “ação de graças” são usadas para descrever o mandamento de guardar o Dia do Senhor. Como vocês podem tornar o Dia do Senhor mais alegre? Sua família pode jogar um jogo da memória com cartões que retratem as coisas que vocês podem fazer para santificar o Dia do Senhor.

Doutrina e Convênios 59:18–21.O que podemos fazer para “[confessar a] mão [de Deus] em todas as coisas? (Versículo 21.) Talvez vocês possam fazer uma caminhada ou olhar fotos, observando as coisas que foram feitas “tanto para agradar aos olhos como para alegrar o coração” (versículo 18). Vocês podem tirar fotos ou desenhar o que encontrarem e depois falar sobre maneiras de demostrar gratidão por essas coisas. Em que temos visto a mão de Deus em nossa vida?

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Faze o bem, escolhendo o que é certo”, Hinos, nº 148.

Aperfeiçoar o ensino

Compartilhe escrituras. Dê aos membros da família um tempo para falar das escrituras que encontraram durante o estudo pessoal que foram significativas para eles.

Imagem
menina orando durante o sacramento

Ilustração de Marti Major