2019
Você não quer ser esse tipo de estrela
Dezembro de 2019


Você não quer ser esse tipo de estrela

A zombaria é algo muito popular — exceto aos olhos do Senhor.

Imagem
young man with guitar

Ilustração fotográfica: David Stoker

Você se lembra dos sinais dos últimos dias? Alguns são bem conhecidos: a Restauração, o surgimento do Livro de Mórmon, muitos desastres, a pregação do evangelho, iniquidade generalizada. Todavia, há um sinal em particular que talvez você não tenha lembrado: a zombaria.

Dois escritores do Novo Testamento mencionam que haverá escarnecedores nos últimos dias (ver 2 Pedro 3:3; Judas 1:18). Ou seja, haverá pessoas que escarnecem de Jesus Cristo, Seus ensinamentos e Seus seguidores e os ridicularizam. No entanto, como discípulos Dele, aprendemos a ter longanimidade e ser pacientes (ver 2 Pedro 3:11–15), com os olhos fitos em Sua vinda e no cumprimento de Suas promessas, confiantes em Sua misericórdia e tendo compaixão por nosso próximo (ver Judas 1:22).

É claro que a zombaria não é algo novo, mas certamente parece estar se espalhando. E embora talvez nunca tenhamos zombado das coisas de Deus, o estilo de vida de alguém que ironiza a todos não é algo que um discípulo de Jesus Cristo deva imitar.

Zombar? Não, obrigado.

Zombar significa ridicularizar, caçoar ou provocar. Às vezes fazendo uma mímica desfavorável, como imitar alguém usando uma voz engraçada ou gestos ou imagens exageradas. Todos nós já vimos isso. Está em todo lugar. Parece que as pessoas adoram.

Mas o Senhor não.

Em nenhum lugar das escrituras, a zombaria é aprovada. Na verdade, sempre é condenada. Alma, o Filho, por exemplo, ensinou:

“Há alguém entre vós que zombe de seu irmão (…)?

Ai dele, pois (…) deve arrepender-se; do contrário não será salvo!” (Alma 5:30–31.)

A zombaria é um sintoma do pecado do orgulho. E o principal sentimento por trás da zombaria é o desprezo — pensar que somos melhores do que os outros —, ou seja, não apenas discordar do que elas dizem ou fazem, mas encarar as pessoas com desprezo.

Não é isso que o Senhor deseja. Ele disse: “E que todo homem estime a seu irmão como a si mesmo” (Doutrina e Convênios 38:24). Todos nós temos o mesmo valor. Alma perguntou: “Sim, persistireis em supor que sois uns melhores que os outros?” (Alma 5:54.) Esse tipo de pensamento leva à zombaria. Zombar das pessoas é uma maneira de tentar se colocar acima dos outros.

E mais, aqueles que zombam tentam fazer com que outras pessoas se unam a eles. Uma passagem do sonho de Leí mostra isso muito bem. As pessoas no grande e espaçoso edifício tinham uma “atitude (…) de escárnio e apontavam o dedo” (1 Néfi 8:27). Apontar o dedo é um modo de dividir as pessoas, dizendo: “Ou você está do nosso lado ou será envergonhado e ridicularizado”. Assim como o infortúnio, a zombaria adora companhia. Em parte, porque, no fundo, os orgulhosos tendem a ser também incrivelmente inseguros.

Seja manso. Não zombe.

Com toda a zombaria que existe por aí, pode ser tentador aderir a ela. Parece divertido, não é? Todo mundo está fazendo, principalmente na internet e nas redes sociais. Talvez sejamos tentados a responder da mesma maneira — usar as armas do mundo contra ele, apontando o dedo de volta para aqueles no grande e espaçoso edifício a fim de ver se gostam de provar um pouco do próprio veneno.

Mas, novamente, essa não é a maneira do Senhor.

“Não injuries os que te injuriarem” (Doutrina e convênios 31:9).

“Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mateus 5:44).

O mundo parece dizer: “Zombe de tudo e de todos que são diferentes de você”, mas há um padrão muito mais elevado.

Pode ser difícil aguentar a zombaria das pessoas sem pagar com a mesma moeda, porque nossa cultura tenta nos fazer acreditar que o zombador mais inteligente e ofensivo vence a competição pela atenção e pelo respeito das pessoas. Mas não é verdade. O Senhor nos ensinou — e nos mostrou — que amor, humildade, paciência e longanimidade são Sua maneira.

Se formos verdadeiros seguidores de Jesus Cristo, não zombaremos de nossos irmãos, porque nosso coração estará cheio de Seu amor puro (ver Morôni 7:47–48).