2019
Quatro dádivas concedidas pelo Salvador
Dezembro de 2019


Quatro dádivas concedidas pelo Salvador

Extraído do Devocional de Natal da Primeira Presidência de 2018.

Imagem
Jesus teaching

Ilustração: Kathleen Peterson

Amados irmãos e irmãs, que época maravilhosa é esta! Vamos analisar juntos as bênçãos que recebemos ao nos concentrarmos na vida, missão, doutrina e Expiação do Senhor Jesus Cristo.

Nesta época do ano, convido-os a pensar em seus próprios desejos. Querem realmente ser cada vez mais semelhantes a Jesus Cristo? Querem realmente habitar com o Pai Celestial e com sua família para a eternidade e viver como Ele vive? Se é isso o que querem, então desejarão receber as muitas dádivas que o Senhor oferece a fim de ajudá-los neste período de provação mortal. Vamos nos concentrar em quatro das muitas dádivas que Jesus Cristo oferece a todos os que estão desejosos de recebê-las (ver Doutrina e convênios 88:33).

Em primeiro lugar, Ele deu a todos nós uma capacidade ilimitada de amar. Isso inclui a capacidade de amar os que não são amados e aqueles que não apenas não nos amam, mas que, no momento, nos perseguem e nos tratam mal (ver Mateus 5:44–45).

Com a ajuda do Salvador, podemos aprender a amar como Ele amou. Isso pode exigir uma mudança de coração — certamente inclui abrandarmos o coração —, pois somos ensinados pelo Salvador a realmente cuidar uns dos outros. Queridos irmãos e irmãs, podemos verdadeiramente ministrar à maneira do Senhor ao aceitarmos Sua dádiva de amor.

A segunda dádiva que o Senhor nos oferece é a capacidade de perdoar. Por meio de Sua Expiação infinita, é possível perdoar aqueles que nos magoaram e que nunca aceitarão a responsabilidade pela crueldade que demonstraram a nós. O Salvador nos concederá a capacidade de perdoar a qualquer pessoa que nos tenha maltratado de alguma maneira.

A terceira dádiva do Salvador é a dádiva do arrependimento. O Senhor nos convida a mudar nossa mente, nosso conhecimento, nosso espírito e, até mesmo, nossa respiração. Quando nos arrependemos, por exemplo, respiramos com gratidão a Deus, que nos permite respirar todos os dias (ver Mosias 2:21). E desejamos usar esse fôlego para servir a Ele e a Seus filhos. O arrependimento é uma dádiva magnífica. É um processo que nunca deve ser temido. É uma dádiva que devemos receber com alegria e que devemos usar — até mesmo abraçar — dia após dia, à medida que procuramos nos tornar mais semelhantes a nosso Salvador.

A quarta dádiva que recebemos de nosso Salvador é, na verdade, uma promessa — uma promessa de vida eterna. Todos ressuscitarão e vivenciarão a imortalidade. Mas a vida eterna é muito mais do que uma designação de tempo. A vida eterna é o tipo e a qualidade de vida que o Pai Celestial e Seu Filho Amado têm. Quando nos oferece a vida eterna, o Pai está, na verdade, dizendo: “Se você decidir que vai seguir Meu Filho — se seu desejo é realmente se tornar mais semelhante a Ele —, então, com o tempo, você poderá viver como Nós vivemos e presidir mundos e reinos como Nós o fazemos”.

Essas quatro dádivas especiais vão nos trazer cada vez mais alegria à medida que as aceitarmos. Elas se tornam possíveis porque Jeová concordou em vir à Terra como o menino Jesus. Ele nasceu de um Pai imortal e uma mãe mortal. Ele nasceu sob as mais humildes circunstâncias em Belém. Jesus Cristo é a dádiva suprema de Deus — a dádiva do Pai para todos os Seus filhos (ver João 3:16).

Com nossos pensamentos e sentimentos tão concentrados no Salvador do mundo, o que, então, nós precisamos fazer para receber essas dádivas oferecidas de bom grado por Jesus Cristo? Qual é a chave para amar como Ele ama, perdoar como Ele perdoa, arrepender-nos para nos tornar mais semelhantes a Ele e, enfim, viver com Ele e com nosso Pai Celestial?

A chave é fazer e cumprir convênios sagrados. Nós escolhemos viver e progredir no caminho do convênio do Senhor e permanecer nele. Não é um caminho complicado. Esse é o caminho para a verdadeira felicidade nesta vida e na vida eterna que está por vir.

Queridos irmãos e irmãs, meus desejos mais profundos são que todos os filhos do Pai Celestial tenham a oportunidade de ouvir o evangelho de Jesus Cristo e de prestar atenção a Seus ensinamentos. Anseio que acreditemos Nele e recebamos o amor que o Salvador tem por nós pessoalmente. Seu infinito e perfeito amor O levou a expiar por vocês e por mim. A dádiva de Sua Expiação permite que todas as Suas outras dádivas se tornem nossas.