1990–1999
“Eu e a Minha Casa Serviremos ao Senhor”
Outubro 1998


“Eu e a Minha Casa Serviremos ao Senhor”

Nada que um rapaz possa fazer será mais importante do que servir como missionário de tempo integral.

“Então, Josué disse a todo o povo [de Israel]: ( … ) Escolhei hoje a quem sirvais; ( … ) porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24:2, 15)

Assim como era nos dias de Josué, o mesmo se dá em nossos dias. Como pais, uma das escolhas que temos de fazer é se iremos ou não preparar nossos filhos jovens para servir em uma missão de tempo integral.

Para ajudar-nos a compreender a importância dessa decisão, eu gostaria de citar os profetas atuais.

O Presidente Howard W. Hunter declarou: “Os profetas desta última dispensação ensinaram que todo jovem digno e capaz deve cumprir uma missão de tempo integral, o que saliento hoje como algo muito necessário”. (“Segui o Filho de Deus”, A Liahona, janeiro de 1995, p. 98.)

O Presidente Gordon B. Hinckley disse: “Digo o que já foi dito antes: a obra missionária é essencialmente uma responsabilidade do sacerdócio. Como tal, nossos rapazes devem carregar o fardo mais pesado. Essa é sua responsabilidade e obrigação”. (“Algumas Considerações a Respeito de Templos, Retenção de Conversos e Serviço Missionário”, A Liahona, janeiro de 1998, p. 64.)

O que o Senhor diria atualmente a um rapaz que está por decidir se servirá em uma missão? Com muito amor, Ele disse ao rapaz de dezenove anos, Orson Pratt: “Meu filho Orson, escuta, ouve e considera o que te direi eu, o Senhor Deus, ( … ): Bem-aventurado és porque creste; E mais bem-aventurado és porque foste chamado por mim para pregar meu evangelho ( … )”. (D&C 34:1, 4–5) Percebem o amor que o Senhor sente pelo jovem que aceita o chamado para servir?

Como pais, temos a responsabilidade de preparar nossos filhos para que sejam dignos e tenham o desejo de servir o Senhor. Somos mordomos desses filhos, que foram reservados para esta nossa época. O Senhor confiou esses filhos a nós, e teremos que prestar contas deles. Uma das bênçãos dessa mordomia será preparar nossos filhos para servir ao Senhor.

Gostaria de dirigir algumas palavras aos pais da Igreja e seus filhos. Uma das histórias mais vigorosas do Livro de Mórmon ensina a respeito da influência que os pais podem ter na vida de seus jovens filhos. Trata-se do relato dos 2.060 jovens que voluntariamente se apresentaram para defender a liberdade de seu país. Eles foram liderados em batalha por Helamã. “Não obstante, ( … ) nenhum deles perecera; sim, e não houve entre eles um só que não tivesse recebido muitos ferimentos.” (Alma 57:25) Por quê? Porque “eles obedeceram a cada palavra de comando e cumpriram-nas com exatidão”. Helamã explica a razão desse grande milagre. “( … ) Eu lembrei-me das palavras que eles me disseram ter aprendido com suas mães.” (Alma 57:21) O que foi que as mães lhes tinham ensinado? “Que existia um Deus justo e que todo aquele que não duvidasse seria preservado pelo seu maravilhoso poder.” (Alma 57:26) Será que vocês, pais, se dão conta da imensa influência que podem exercer na vida de seus filhos? Se lhes ensinarem que existe um Deus justo e que Ele deseja que todo jovem capaz e digno sirva em uma missão, seus filhos terão a fé necessária para atender ao chamado do Senhor.

Bispos, como parte de sua mordomia, vocês têm a enorme responsabilidade de preparar seus rapazes para servir como missionários de tempo integral. Comecem cedo. Ajudem-nos a compreender a experiência mencionada por Alma. Plantem no coração deles a semente do desejo de servir uma missão. Depois, peçam que perguntem ao Senhor se essa é uma boa semente. Depois, se vocês os ajudarem a nutrir a semente, ela crescerá até realizar o milagre de ver esses rapazes irem para a missão.

Sempre serei grato à irmã Richards, aos bispos e aos líderes do sacerdócio por terem ensinado nossos filhos e os preparado para servirem como missionários.

Como podemos aumentar de modo significativo o número de rapazes que servem em uma missão de tempo integral? Em primeiro lugar, os pais precisam entender a responsabilidade que têm. Eles precisam ⌦pedir ao Pai Celestial que lhes mostre como preparar seus filhos para servir em uma missão. Isso não significa apenas os rapazes dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Mongólia ou do Brasil, mas todo jovem capaz e digno da Igreja. Bispos, vocês devem seguir o mesmo processo.

O Presidente Boyd K. Packer disse: “A doutrina verdadeira, quando devidamente compreendida, muda as atitudes e o comportamento”. (“Little Children”, Ensign, novembro de 1986, p. 17.) A doutrina que irá mudar o comportamento de nossos jovens em relação à missão refere-se à compreensão do valor de uma única alma. Jesus Cristo ofereceu o sacrifício supremo para prover uma expiação infinita que constitui a única maneira pela qual podemos voltar a viver com nosso Pai Celestial. Quando os pais, os bispos e nossos jovens compreenderem essa doutrina verdadeira, nossos rapazes estarão preparados e terão o desejo de servir.

Gostaria de citar as palavras do Élder Joe J. Christensen: “O Senhor não disse ‘Vá para a missão se ela se encaixar em seus planos, ou tiver vontade de ir, ou se isso não interferir com sua bolsa de estudos, seu namoro ou seus estudos’. Pregar o evangelho é um mandamento e não meramente uma sugestão. É uma bênção e um privilégio. ( … ) O Senhor e Seus profetas contam com vocês”. (“O Salvador Conta com Você”, A Liahona, janeiro de 1997, p. 44.)

Nada que um rapaz possa fazer será mais importante do que servir como missionário de tempo integral. Tudo de bom que fizerem como servos do Senhor Jesus Cristo perdurará por toda a eternidade.

O maior exército de missionários que já foi reunido na história do mundo está servindo atualmente. Não deixem que seus filhos percam a oportunidade de fazer parte desse grande exército. Esses jovens, que foram provados antes de virem para a Terra e a quem muito foi confiado, não são rapazes comuns. São espíritos escolhidos e reservados para nascer nestes dias.

Ao ponderar o grandioso mandamento que nos foi dado pelo Senhor de proclamar o evangelho a todo o mundo, rogamos que peçam ao Pai Celestial, em suas orações pessoais e familiares, que todo jovem da Igreja tenha o desejo de servir numa missão de tempo integral e conserve-se digno para isso.

Que nosso Pai Celestial nos abençoe com a determinação de prepararmos nossos rapazes para servir. Que os rapazes da Igreja se ⌦tornem como os filhos de Helamã, cumprindo todas as palavras do Senhor com exatidão. Que eles se tornem uma luz brilhante no alto do monte e declarem a todo o mundo, assim como o antigo profeta Josué, que decidiram servir ao Senhor!

Oro que assim seja, em nome de Jesus Cristo. Amém. 9