1990–1999
Vinde e Andemos na Luz do Senhor
Outubro 1998


Vinde e Andemos na Luz do Senhor

Seus braços estão abertos para cada uma de nós. Suas verdades são simples e claras, e Seu convite é real.

Sempre gostei muito de receber convites. E vocês? Já imaginaram serem convidadas algum dia para algo grandioso, um evento que reconheça toda a importância que vocês têm e seu imensurável valor? A expectativa é quase tão emocionante quanto o evento propriamente dito. Mesmo as coisas comuns do dia a dia ganham novo entusiasmo e significado, quando estamos nos preparando e fazendo planos para evento ao qual fomos convidadas. Mesmo agora, todo envelope que me chega pelo correio e que de alguma forma se assemelhe a um convite é sempre o primeiro a ser aberto.

Infelizmente, nem todos os convites são de igual valor. Alguns são apenas engodos ou solicitações. Quando chegam pelo correio, pelo computador ou pela televisão, podem enganar-nos e tentar-nos, e podem realmente desviar-nos do caminho.

Contudo, felizmente, podemos confiar nos convites que recebemos das escrituras, dos profetas e do Espírito Santo. Eles orientam-nos, dão-nos paz, consolo e alegria. Uma voz mansa e delicada fala a nós e incentiva-nos a levar a vida em retidão. Devemos escutar com atenção o Seu convite e fazer uma análise de nossa alma. Quando o fizermos, as nuvens da escuridão se dispersarão e a luz gloriosa de Deus preencherá o nosso ser.

Os convites do Senhor são vitais. Conduzem-nos de volta ao Pai Celestial e guiam-nos no caminho da verdade e retidão. Eles verdadeiramente reconhecem o valor infinito que temos por sermos filhas de Deus. Vêm do Pai Celestial, que nos fala por meio de convites: “Vinde a mim”, “segui-me”, “vinde”.

Nesta noite, a presidência geral da Sociedade de Socorro gostaria de fazer um convite a todas vocês: “Vinde ( … ) E andemos na luz do Senhor”. (Isaías 2:5) Por favor não deixem de RSVP, que é uma expressão francesa que significa “responder por favor”.

Isaías viu muitas pessoas indo à casa do Senhor, aprendendo os caminhos de Deus e vivendo pacificamente umas com as outras. Ele queria que todos tomassem parte nisso. Portanto, convidou-os, da mesma forma que o fazemos atualmente: “Vinde ( … ) E andemos na luz do Senhor”. (Isaías 2:5)

Meu trisavô, Israel Stoddard, aceitou o convite de filiar-se à Igreja, em 1842. Mais tarde, ele aceitou outro convite para reunir-se com os santos, e sua família mudou-se de Nova Jersey para Nauvoo. Quando o Presidente Brigham Young convidou-os a seguirem-no para o oeste, eles aceitaram.

Quando a família cruzava o rio Mississipi, olharam para trás e ficaram vendo sua casa ser consumida pelas chamas. Devido ao clima inóspito e as dificuldades enfrentadas pelo caminho, a mãe morreu. Cinco semanas depois, o bebê recém-nascido morreu. Um pouco mais tarde, o pai também morreu. Minha avó escreveu: “Com isso, restaram cinco crianças da família Stoddard, sem lar e quase sem dinheiro, mas não sem amigos, pois os santos cuidaram bem deles”.

Esse convite custou a vida dos pais e de um dos filhinhos, mas uniu-os eternamente.

Pensemos por um momento no que significa andar na luz do Senhor. Em primeiro lugar, teremos luz: luz em nosso semblante, em nossa aparência, teremos luz até quando estivermos envoltos em trevas. Significa também que seguiremos nosso caminho com um propósito e com um rumo certo.

O Salvador mostrou-nos o caminho ao contar a parábola das dez virgens, a parábola dos talentos e a parábola das ovelhas e dos bodes, durante a última semana de Sua vida. Usando essas parábolas de Mateus 25 como guia, gostaria de analisar as lições ensinadas por Cristo. Quando atendemos e obedecemos, nos tornamos irmãs da luz e da verdade.

Em primeiro lugar, a parábola das dez virgens nos ensina a andar em Sua luz estando espiritualmente ⌦preparadas.

O Salvador comparou o reino do céu a dez virgens que levaram suas lâmpadas para esperar a chegada do noivo. Cinco das virgens levaram óleo para as lâmpadas, e quando o noivo chegou, estavam preparadas para recebê-lo. Enquanto as cinco virgens insensatas procuravam encontrar um pouco de óleo, o noivo chegou, e somente “as que estavam preparadas entraram com ele”. (Mateus 25:1–10)

Irmãs, será que estamos preparadas? Estamos individual e coletivamente nos preparando para os generosos dons que o Senhor prometeu a todos os que permanecerem fiéis? Estamos preparadas para receber Sua luz? O Presidente Kimball deu-nos algumas instruções sobre como encher nossas lâmpadas de óleo: “A freqüência à reunião sacramental acrescenta óleo à nossa lâmpada, gota a gota, ao longo dos anos. O jejum, a oração familiar, o ensino familiar [e o trabalho das professoras visitantes], o controle dos apetites do corpo, a pregação do evangelho, o estudo das escrituras, todo ato de dedicação e obediência é uma gota a mais em nosso estoque. Os atos de bondade, o pagamento das ofertas e do dízimo, a castidade nas ações e no pensamento, o casamento no convênio para a eternidade; todas essas coisas também contribuem ( … ) com o óleo que fará com que estejamos preparados [à] meia-noite.”1

Gostaria de contar-lhes os sentimentos de uma irmã a respeito de como a Sociedade de Socorro ajudou-a a preparar-se espiritualmente. Senti-me tão inspirada por sua fé que pedi a essa irmã que escrevesse seu testemunho e o enviasse a mim. Gostaria de ler uma parte desse testemunho para vocês.

Ela escreveu: “Que grande bênção a Sociedade de Socorro foi em minha vida. Eu era divorciada: Uma mulher sozinha com uma filha pequena. Tinha também perdido um filho. Passei horas de joelhos pedindo ajuda a meu Salvador e ao Pai Celestial. Mas havia a Sociedade de Socorro. Era a minha organização. Eu lutava todas as semanas para conseguir o meu sustento e o de minha filha com meu salário muito baixo e a pouca escolaridade que eu tinha. Íamos à igreja todos os domingos. Parecia-me que freqüentar a Sociedade de Socorro todas as semanas me ajudava a tornar-me uma irmã mais forte e melhor. Também não deixava de assistir às outras reuniões. Eu assistia às reuniões porque sentia que era ali que devia estar. Freqüentava as reuniões e então banqueteava-me na palavra do Senhor, especialmente na Sociedade de Socorro. Ela era meu ‘socorro’ e a minha ‘sociedade’. Eu sentia-me parte do grupo. Dediquei-me completamente às lições, ao serviço prestado às outras pessoas ( … ) e à minha filhinha. Descobri que se mantivesse a mente e as mãos ocupadas, tinha menos tempo de pensar no sofrimento do passado. ( … ) Mas de todos aqueles anos, o que lembro mais é o sentimento de fazer parte do grupo, na organização que o Senhor e Salvador concedeu a todas as irmãs, não apenas a mim”.2

Como irmãs da Sociedade de Socorro, devemos ajudar-nos umas às outras a preparar-nos para o dia em que o noivo irá voltar. Se participarmos ativamente da organização da Sociedade de Socorro, nossas lâmpadas estarão cheias de óleo. Nossa fé permanecerá forte.

Um dos dons que Deus prometeu a todas as que O buscarem com sinceridade é a fé. O Élder Bruce R. McConkie explicou: “A fé é o dom que Deus concede como recompensa pela retidão pessoal. Ela sempre é concedida quando existe retidão, e quanto maior for nossa obediência às leis de Deus, maior será a fé que nos será concedida”.3

A fé e todos os dons espirituais estão ao alcance de todas as que estiverem dispostas a viver de modo a merecê-los. Muitas vezes pensamos que o simples fato de sermos membros da Igreja já nos garante tudo o que o Senhor prometeu. Mas todas as bênçãos exigem obediência. O Senhor declarou: “( … ) Quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência à lei na qual ela se baseia”. (D&C 130:21) Adquirimos força quando vivemos os mandamentos.

Portanto, se quisermos andar na luz do Senhor, andamos em frente espiritualmente. Seguimos o caminho da preparação espiritual, conforme foi estabelecido nas escrituras e por nossos profetas vivos. Participamos plenamente da organização da Sociedade de Socorro. Essa sociedade, estabelecida e dirigida por nossos profetas por inspiração divina, não é apenas uma reunião de domingo. É uma organização que conduz as irmãs e suas famílias a Cristo.

O Senhor quer que andemos em Sua luz desenvolvendo nossos talentos ao trabalharmos sob a direção dos líderes do sacerdócio e em harmonia com eles, bem com entre nós mesmas. Outra parábola que o Salvador contou na última semana de Sua vida foi a parábola dos talentos. Todas conhecem a história e sua mensagem. Permitam-me que a relembre com vocês. O Senhor comparou o reino de Deus a “um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.

E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um”. (Mateus 25:14–15)

Quando o mestre pediu contas dos talentos, ficou satisfeito com o servo ao qual tinha dado cinco talentos e que ganhou mais cinco. Também ficou satisfeito com o servo que recebera dois talentos e ganhara outros dois. Mas não ficou de forma alguma satisfeito com o servo que recebera um talento e o enterrara. Tirou o talento daquele servo e deu-o a outro. (Ver os versículos 16–30.)

Creio plenamente que nossos talentos são desenvolvidos quando somos chamadas para servir. Se aceitarmos fielmente o chamado, descobriremos talentos ocultos, como o amor, a compaixão, o discernimento, a capacidade de fazer amizades, de ser uma pacificadora, professora, líder, dona de casa, escritora, pesquisadora. Todas essas coisas são talentos.

Quando eu era adolescente, estava, certa vez, assistindo a uma conferência de estaca com meus pais. O Élder Harold B. Lee era a autoridade presidente e o orador.

Meu pai tinha passado a noite inteira regando seu campo de morangos de quatro hectares. Ele estava lutando para permanecer acordado e, na maior parte do tempo, perdendo a batalha. Mas ele jamais pensaria em faltar à conferência, especialmente sabendo que o Élder Lee seria o orador.

Todos ficamos um pouco surpresos quando o Élder Lee se levantou e começou a chamar algumas moças da congregação para prestarem testemunho. Meu pai, que geralmente estava certo a respeito de coisas assim, cutucou-me e disse: “Você será a próxima”. Eu pensei: Decerto ele não vai chamar-me, estou na primeira fila do salão cultural. Ao olhar para o corredor, dei-me conta de quão distante estava do púlpito. Fui a próxima a ser chamada. Sem dúvida, aquela foi a caminhada mais longa de minha vida.

Aceitei o convite do Élder Lee e quando voltava para o meu lugar, ⌦algumas pessoas conhecidas e queridas da congregação me cumprimentaram com um toque no braço ou um tapinha na mão. Senti-me elevada pela experiência, e sempre seremos elevados quando tivermos a coragem de aceitar os convites que recebemos do Senhor por intermédio de Seus líderes. O convite para andar com o Senhor exige uma longa caminhada da nossa parte.

Se as 4.200.000 mulheres de nossa Igreja formarem uma sociedade de irmãs e usarem seus talentos, poderemos fazer algo de muito importante neste mundo. Uma pessoa pode fazer a diferença. Cada uma de vocês tem dons especiais. Usem seus dons para servir o próximo.

Se quiserem andar na luz do Senhor, descubram seus pontos fortes e desenvolvam-nos. Sentirão muita alegria ao compartilharem sem egoísmo tudo o que o Senhor lhes concedeu.

Na última das três parábolas, o Salvador convida-nos a andar na luz do Senhor servindo às pessoas, individualmente. Ele contou a parábola dos bodes e das ovelhas. Para as ovelhas, que estão à Sua direita, diz:

“( … ) Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;

Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

( … ) Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25:34–36, 40)

Quando andamos na luz do Senhor, não estamos sozinhas. Tomamos a mão de nossas irmãs e irmãos. Ensinamos nossa família e a fortalecemos. Amamos e servimos as famílias de nossa ala, estendendo a mão para cada um dos membros.

O Profeta Joseph Smith convidou: “Nada tem mais efeito sobre uma pessoa para induzi-la a abandonar o pecado que levá-la pela mão e velar por ela com ternura. Quando as pessoas me manifestam a menor bondade e amor, que poder exercem sobre minha alma! O contrário, porém, tende a agitar todos os meus sentimentos negativos e deprime a mente humana”.4

Todas podemos ser edificadas pelo discurso feito por Eliza R. Snow. Ela disse:

“Deus está olhando para nós lá do alto, os anjos estão tomando nota de nossos atos secretos; ( … ) Oremos diariamente e procuremos tornar-nos mais refinadas ( … ) e educar nossos filhos a ter bons modos e ser refinados, para que sejam ( … ) úteis à sociedade.”

Ela prossegue, dizendo: “Procurem fazer com que seu lar seja feliz, que seus filhos evitem más companhias; e enquanto estiverem trabalhando para vesti-los bem, não se esqueçam de adorná-los com esses princípios, que irão elevá-los, enobrecê-los e prepará-los para ser úteis ao reino de nosso Deus”.5

Quando aceitamos de todo o coração o convite do Senhor para andarmos em Sua luz, tornamo-nos espiritualmente preparadas, desenvolvemos nossos talentos e estendemos a mão para ajudar a família de Deus.

Quando andamos em Sua luz, tornamo-nos mulheres corajosas e seguras de nossas crenças. Tornamo-nos mulheres de visão, mulheres destinadas a um futuro grandioso e mulheres de valor eterno.

Unam-se a nós no trabalho de edificar força espiritual, irradiar luz ao mundo e celebrar a família.

Somos uma sociedade mundial de irmãs: Uma sociedade de segurança e proteção. Somos a organização da Sociedade de Socorro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Aceitem o convite de voltar para casa, para os braços do Senhor e de suas irmãs, que as amam e precisam de vocês.

Isaías anteviu nossos dias. Ele viu os povos de todas as nações indo à casa do Senhor e andando em Sua luz. Ele sabia que o Senhor precisaria que vocês se tornassem uma incrível influência para o bem e um importante instrumento do sacerdócio de Deus. Sob a direção do sacerdócio real, a Sociedade de Socorro ajudará a estabelecer o reino de Deus na Terra. Porque sem dúvida alguma o reino será estabelecido e Cristo reinará pessoalmente. Todas as que aceitarem Seu convite sentirão Seu abraço e ouvirão Suas palavras bondosas: “Bem está, [boa e fiel serva]. ( … ) Vinde, [benditas] de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado”. (Mateus 25:23, 34)

Para nossas irmãs de todo o mundo, presto testemunho da veracidade do evangelho de Jesus Cristo. Seus braços estão abertos para cada uma de nós. Suas verdades são simples e claras, e Seu convite é real. Oro para que compreendamos o papel vital de nossa organização da Sociedade de Socorro de preparar as mulheres e as famílias para a exaltação, sob a direção e em harmonia com o sacerdócio. Sejamos mulheres exemplares e defendamos firmemente a verdade. Em nome de Jesus Cristo. Amém. 9

  1. Faith Precedes the Miracle, (1972), ⌦p. 256.

  2. Usado com permissão.

  3. Mormon Doctrine (Doutrina Mórmon), 2ª edição, 1962, p. 264.

  4. Teachings of the Prophet Joseph Smith, sel. Joseph Fielding Smith, 1976, p. 240.

  5. Woman´s Exponent, 1º de maio de 1891, p. 164.