1990–1999
“Vós Também Testificareis”
Outubro 1998


“Vós Também Testificareis”

Existe muita gente nesta Terra que deseja um testemunho da verdade e sinceramente procura a paz e a alegria prometidas pelo Salvador.

Há vários anos, entrevistei uma jovem para dar-lhe uma recomendação para o templo, a fim de que ela recebesse sua própria investidura se casasse e fosse selada para esta vida e para toda a eternidade. Ao terminar a entrevista e assinar a recomendação, havia lágrimas correndo-lhe pelo rosto. Eu disse: “Por favor, diga o que está sentindo”. Ela então contou-me a seguinte história:

Desde sua juventude, essa jovem tinha procurado encontrar a verdade e um rumo para a vida. Ansiava em encontrar paz e felicidade, mas por mais que procurasse, não estava tendo sucesso. Chegou a ficar muito perturbada, imaginando que nada na vida tivesse real significado ou importância. Nesse estado de espírito, certa noite, enquanto visitava uma amiga muito querida e lhe falava de suas preocupações e desespero, ela conta: “Olhei para a estante que ficava atrás do sofá onde eu estava sentada. Um livro em particular chamou-me a atenção e tive a compulsão de saber o que estava escrito nele”.

Ela tirou o livro da estante e leu o título: O Livro de Mórmon. Perguntou à amiga onde o havia conseguido. A amiga explicou que dois jovens missionários a tinham parado na rua e lhe dado o livro, mas somente depois que ela assumira o compromisso de lê-lo. Devido à falta de tempo, ela simplesmente o colocara na estante.

“Comecei a ler”, disse ela, “e não consegui parar mais.” Ela disse que sentiu algo que nunca tinha sentido antes. A amiga disse-lhe que podia ficar com o livro. Ela voltou para casa e continuou a lê-lo noite adentro. Na manhã seguinte, saiu para a rua, procurando os missionários. Não demorou muito para encontrá-los. Eles aceitaram o convite de ensinar-lhe o evangelho e, em poucas semanas, ela foi batizada na Igreja.

Em meio às lágrimas, ela explicou que a partir daquele dia encontrou uma alegria e paz interior que nunca havia imaginado serem possíveis existir.

Por morar em uma cidade pequena com poucos membros e ainda menos oportunidades de casar-se com alguém da Igreja, ela sequer ousou imaginar que um dia se casaria no templo. No entanto, sente que foi pela orientação do Santo Espírito que veio a conhecer um rapaz, enquanto passava as férias em outro país. Ele era membro da Igreja ⌦e honrava seu sacerdócio. Apaixonaram-se, e ele pediu que ela se casasse com ele no templo. Ao dar-se conta de que iria entrar na casa do Senhor e ser selada para esta vida e para toda a eternidade, sua alma encheu-se de imensa alegria e de um sentimento de gratidão impossível de se descrever.

“Pergunto-me constantemente”, disse ela, “Por que eu? Por que eu? Eu sou tão abençoada.”

Seu espírito humilde e bondoso e seu testemunho tocaram-me profundamente. Ao término da entrevista, ambos vertemos lágrimas de alegria e gratidão.

Pensei muitas vezes nessa experiência, e toda vez que o faço, ela me traz um profundo sentimento de gratidão por nosso Salvador e pelo que Ele fez por nós, pelo preço que pagou para que cada um de nós pudesse encontrar paz interior neste mundo conturbado.

O Presidente David O. McKay escreveu: “Desde os quarenta dias de jejum no monte da tentação até o momento em que Ele bradou triunfantemente na cruz ‘Está consumado’, a vida de Cristo foi um exemplo divino de submissão e vitória. As palavras que proferiu em Seu discurso de despedida dirigido a Seus discípulos são plenas de significado: ‘Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo’”.1 (João 16:33)

A paz a que Ele Se referiu foi descrita por certo autor: “A verdadeira alegria é uma paz e uma felicidade interior intensas”.2

É a paz de que Paulo falou: “( … ) A paz de Deus, que excede todo o entendimento”3. O evangelho de Jesus Cristo proporciona paz de consciência, cura a alma e tranqüiliza o coração perturbado. O evangelho dá significado e propósito à vida, e confirmação espiritual de que Deus vive e que Jesus é o Cristo.

A alegria e a paz de espírito que as pessoas que buscam a verdade em todo o mundo anseiam em encontrar só podem ser encontradas ao conhecermos e vivermos os princípios do evangelho. O Salvador disse: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo”.4

O Élder Franklin D. Richards faz o seguinte convite a todos os que procuram a verdadeira alegria: “Aqueles que procuram um plano de vida que lhes proporcionará paz, alívio das tensões internas; felicidade, crescimento e desenvolvimento, irão encontrá-lo no evangelho restaurado de Jesus Cristo”. Ele prossegue, dizendo: “Incentivamos todos a ponderarem-no sincera e fervorosamente”.5

Há quem se sinta como se estivesse perdido e tivesse ido longe demais para receber as maiores bênçãos que o evangelho pode conceder, mas o Élder Spencer W. Kimball escreveu: “A essência do milagre do perdão é que proporciona paz à alma anteriormente angustiada, intranqüila, frustrada e aflita. Num mundo de agitação e contenda, essa é sem dúvida uma dádiva inestimável”.6

Depois de ter explicado a Seus discípulos a respeito da paz que Ele lhes deixaria e o Consolador que enviaria do Pai, o Salvador deu-lhes a seguinte incumbência: “E vós também testificareis ( … )”.7 Ele ensinou: “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto ( … )”.8

Irmãos e irmãs, existe muita gente nesta Terra que deseja um testemunho da verdade e sinceramente procura a paz e a alegria prometidas pelo Salvador, mas “é cegada pela astúcia sutil dos homens ( … ) e que só está afastada da verdade por não saber onde encontrá-la”. 9

Vivemos em um mundo onde muitos ouvem falar de Cristo, mas não O conhecem. É nosso dever, como membros da Igreja, falar de nosso testemunho com as outras pessoas. Com humildade, prestamos testemunho de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Se as pessoas simplesmente abrirem o coração para Ele, encontrarão a certeza, a paz e a alegria proporcionadas pelo evangelho. Encontrarão a força para enfrentar os desafios da vida em um mundo difícil; e se aceitarem Seus ensinamentos e guardarem Seus mandamentos, herdarão as bênçãos que Ele prometeu.

Presto meu humilde testemunho dessas coisas, em nome de Jesus Cristo. Amém. 9

  1. Obert C. Taner, Christ’s Ideals for Living (Ideais de Vida de Cristo), 1955, p. 379.

  2. Hoyt W. Brewster Jr., Doctrine and Covenants Encyclopedia (Enciclopédia de Doutrina e Convênios), 1988, p. 287.

  3. Filipenses 4:7.

  4. João 15:10-11.

  5. “Justice, Mercy and Humility” (Justiça, Misericórdia e Humildade), Improvement Era, junho de 1970, p. 37.

  6. O Milagre do Perdão, 1969, p. 342.

  7. João 15:27.

  8. João 15:8.

  9. D&C 123:12.