2023
A chave para a mudança real
Agosto de 2023


“A chave para a mudança real”, Força dos Jovens, agosto de 2023.

A chave para a mudança real

Uma mudança verdadeira e duradoura é possível, mas não conseguimos realizá-la sozinhos.

Imagem
rapaz remando

No Ensino Médio, tentei praticar remo. Parecia fácil — sentar-se em um barco e mover os remos para se movimentar rápido sobre a água. Eu não tinha ideia do que me aguardava.

Por algum tempo, não consegui manter o barco equilibrado, e meu uso dos remos me fez parar em vez de navegar suavemente sobre a água.

Com o tempo, mudei a maneira de equilibrar o barco e manusear os remos. Lentamente, fiz outras mudanças e melhorei — muitas vezes sem perceber. Depois disso, remar se tornou divertido! Eu adorava o movimento reconfortante de remar enquanto deslizava rápido e silenciosamente na água.

Fazer mudanças positivas — mesmo as menores — não apenas ajuda em esportes como remo, mas também em nos tornar quem devemos ser.

Mas a mudança nem sempre é fácil.

Estamos aqui para mudar

Você já teve um destes pensamentos ao tentar fazer mudanças em sua vida?

“Oh, não! Cometi o mesmo erro novamente! Como pude ser tão fraco?”

“Não tenho valor.”

“Pequei demais para ser perdoado.”

Pensamentos como esses podem fazer com que as mudanças pareçam impossíveis. Mas estamos aqui nesta vida para mudar e melhorar. Uma mudança verdadeira e duradoura é possível, mas não conseguimos fazê-la sozinhos.

O presidente M. Russell Ballard, presidente interino do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Você vê algo em sua vida que é menos do que você quer que seja? (…) Se você tiver coisas em sua vida de que não gosta, peça ajuda ao Pai Celestial e encontrará força interior para mudar”.1

A força para mudar vem por meio de Jesus Cristo e de Sua Expiação.

Imagem
Jesus Cristo com uma mulher

Ilustração de Cristo: Judith A. Mehr

Atributos cristãos: Um guia para a mudança

O Salvador nos mostrou a melhor maneira de viver. Jesus Cristo nos pede, como Seus discípulos, que nos tornemos como Ele é (ver 3 Néfi 27:27). Podemos fazer isso estudando Sua vida e Seus atributos.

As escrituras descrevem atributos cristãos, incluindo fé, esperança, caridade e amor, virtude, conhecimento, paciência, humildade, diligência e obediência.2 O élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que, ao buscarmos diligente e fervorosamente desenvolver atributos cristãos, “o Senhor nos abençoará além de nossa própria capacidade para nos tornarmos o que Ele deseja que sejamos”.3

Aceitar a chance de mudar

Eu tinha que fazer mudanças se quisesse melhorar no remo. Só então poderia sentir a alegria que o remo oferece.

Para vivenciarmos o que a vida — mesmo a vida eterna — tem a oferecer, o Salvador não nos pede que desistamos de nossa personalidade apenas para mudar. Ele pede que mudemos o que precisa ser mudado para nos achegarmos a Ele.

Esse é o propósito do arrependimento. O presidente Russell M. Nelson ensinou: “Quando decidimos nos arrepender, decidimos mudar! Permitimos que o Salvador nos transforme em uma versão melhor de nós mesmos. (…) Quando decidimos nos arrepender, decidimos nos tornar mais como Jesus Cristo!”4

O Salvador deu Sua vida para que Ele possa ajudá-lo a aceitar a maravilhosa chance que tem de mudar e se tornar tudo o que Ele deseja e sabe que você pode se tornar.