2023
A busca espiritual de toda a sua vida
Agosto de 2023


“A busca espiritual de toda a sua vida”, Força dos Jovens, agosto de 2023.

A busca espiritual de toda a sua vida

Aprender a conhecer e amar o Senhor Jesus Cristo deve acontecer por toda a sua vida.

Imagem
moça

O élder Andersen cumprimenta jovens adultos solteiros em Aurora, Filipinas, em novembro de 2015.

O que vem à sua mente quando você ouve a palavra busca? Você pensa em filmes ou livros com heróis corajosos que embarcam em jornadas aventureiras cheias de perigos? Ou talvez você pense em alguém que precisa sair em uma missão ousada contra todas as dificuldades para realizar o impossível?

Buscas podem ser encontradas em histórias de todo o mundo. Mas já se perguntou se você tem uma busca — algo grande e nobre que poderia fazer que mudaria para sempre sua vida e a vida de outras pessoas para melhor?

Sim, você tem uma busca espiritual muito importante! Mas, ao contrário das buscas sobre as quais você lê nos livros ou vê nos filmes, sua busca começa com um convite transformador do Salvador e Redentor do mundo: “Vinde a mim” (Mateus 11:28).

O convite do Salvador

Ele convida todos a acreditar e confiar Nele, a aceitar Seu nome, Seus ensinamentos e Seus mandamentos.

Não importa onde você more ou os talentos, as qualidades e as experiências de vida que tenha, colocar Jesus Cristo em primeiro lugar em sua vida é a busca de toda a sua vida. Você vive neste mundo cheio de desafios e distrações. Manter o foco em Jesus Cristo e viver uma vida de fé Nele durante toda a vida exigirá coragem e ajuda do céu.

Imagem
menina entrando na pia batismal

Encontrar forças nas ordenanças e nos convênios

Uma grande ajuda do céu são as ordenanças e os convênios do templo que nos mantêm “alicerçados, arraigados, edificados e confirmados”1 em nossa busca para nos achegar ao Salvador.

Você faz convênios quando é batizado. Ao progredir no evangelho, você fará mais convênios no templo. O presidente Russell M. Nelson ensinou: “Cada pessoa que faz convênios em uma pia batismal e no templo — e os guarda — recebe acesso ampliado ao poder de Jesus Cristo”.2

Neste mundo repleto de vozes incrédulas e distrativas e maior comoção e tentação, a segurança e os alertas que as ordenanças e os convênios proporcionam vão mantê-lo seguindo em frente no que o presidente Nelson chama cuidadosamente de caminho do convênio.

Ser digno do Espírito Santo

Há quase 2 mil anos, o apóstolo Paulo disse que as coisas de Deus só podem ser conhecidas e compreendidas por meio do Espírito Santo (ver 1 Coríntios 2:11–14). Essas palavras ainda são incrivelmente verdadeiras hoje.

Ao receber o dom do Espírito Santo no batismo, você deve se esforçar para ser digno de sua influência constante por meio de suas ações, de suas palavras e com quem compartilha seu tempo. Ao fazê-lo, sua alma receberá luz espiritual de modo mais seguro.

O presidente Nelson aconselhou a escolher nos “abster de qualquer coisa que afaste o Espírito”3 e “fazer o trabalho espiritual necessário para desfrutar o dom do Espírito Santo e ouvir a voz do Espírito com mais frequência e de modo mais claro”.4

Imagem
rapaz lendo as escrituras

Apegar-se às experiências espirituais

Paulo foi convertido ao Senhor quando foi rodeado por “uma grande luz do céu” e ouviu a voz do Senhor (Atos 22:6–7). Paulo se apegou a essa e outras experiências espirituais especiais por toda a vida. E devemos fazer o mesmo.

O profeta Joseph Smith enfrentou oposição e perseguição frequentes, mas nunca esqueceu sua experiência na Primeira Visão ou a negou. Ele testificou corajosamente que o Pai e o Filho tinham aparecido a ele. “Eu sabia-o”, disse Joseph Smith, “e sabia que Deus o sabia e não podia negá-la” (Joseph Smith—História 1:25). Apegar-se a experiências espirituais reafirmou a Joseph o amor de Deus e o fortaleceu no trabalho que o Senhor lhe deu para fazer.

Embora as visões celestiais venham ocasionalmente, experiências espirituais e milagres acontecem àqueles que os buscam de modo humilde e em espírito de oração. Pense em suas experiências no FSY ou nos sentimentos que teve ao ler o Livro de Mórmon pela primeira vez. Apegue-se firmemente a esses momentos significativos de sua vida. Eles vão fortalecê-lo em sua busca para se achegar a Cristo.

Imagem
Jesus Cristo

Escolha a fé

Durante sua vida, o apóstolo Paulo foi espancado e apedrejado e sobreviveu a três naufrágios (ver 2 Coríntios 11:24–25). Ele confrontou muitos que queriam prejudicá-lo e sofreu “trabalhos e fadiga”, “fome e sede” e “frio e nudez” (2 Coríntios 11:26–27).

Poucas pessoas terão provações tão intensas quanto as de Paulo, mas, mesmo em suas mais profundas aflições, Paulo pôde estar “[contristado], mas sempre [alegre]” e “nada [ter], e [possuir] tudo” (2 Coríntios 6:10) porque ele escolheu a fé em Jesus Cristo.

Não é tão difícil escolher a fé em Jesus Cristo quando nos sentimos espiritualmente energizados, mas também precisamos escolher a fé quando a vida se torna difícil. Você descobrirá que o Salvador não está no final de sua busca, esperando você se achegar a Ele. Ele está ao seu lado, apontando o caminho. Ele é o caminho (ver João 14:6).

O presidente Nelson disse: “O Salvador nos leva para além da influência deste mundo decaído ao nos abençoar com mais caridade, humildade, generosidade, bondade, autodisciplina, paz e descanso”.5 O guia Força dos Jovens declara: Jesus Cristo é a “força dos jovens”.6

As Suas promessas serão cumpridas.

Sou grato por meu conhecimento seguro de que Jesus é o Cristo. Testifico que conhecê-Lo e amá-Lo é uma das grandes oportunidades da mortalidade.

Em um dia futuro, você se ajoelhará a Seus pés. Naquele dia, se você cumprir suas promessas a Ele, sua alma se regozijará à medida que Ele cumprir todas as Suas promessas a todos os que se achegaram a Ele com “toda a sinceridade de coração” (3 Néfi 18:32), cresceram em seu amor por Ele e procuraram sentir Sua presença divina por toda a vida.

Será um momento muito sagrado e sublime em sua busca espiritual!