2023
Fé, obras, graça… e ciclismo?!
Agosto de 2023


“Fé, obras, graça… e ciclismo?!”, Força dos Jovens, agosto de 2023.

Vem, e Segue-Me

Atos

Fé, obras, graça… e ciclismo?!

Saiba o que o ajuda a seguir em frente.

Imagem
moça andando de bicicleta

Olhei no espelho para a pele arranhada debaixo do nariz e no queixo. Cuidadosamente limpei alguns resquícios de cascalho. Sim! Parecia, realmente, um bigode e uma barba. Um cavanhaque de asfalto!

Poucos minutos antes, eu tinha aprendido uma lição muito importante sobre andar de bicicleta: pedalar em pé é muito difícil, a menos que você esteja se movendo para frente! Em vez de pedalar, hesitei por muito tempo, apertei os freios e caí.

O que isso tem a ver com o evangelho? Eis uma conexão a ser analisada. Assim como precisamos de equilíbrio e impulso para permanecer eretos em uma bicicleta, nosso progresso eterno depende tanto da quanto das boas obras. E todo o passeio se torna possível por meio da graça de Jesus Cristo.

Pense desta maneira: Jesus Cristo lhe deu a bicicleta. É Ele Quem está ajudando você a aprender a pedalar. Ele pode falar com você por meio de instruções, dar-lhe dicas e até mesmo manter seu assento equilibrado enquanto você senta no banco. Mas você é quem tem que escolher seguir em frente.

O élder Dieter F. Uchtdorf compartilhou recentemente pensamentos semelhantes sobre bicicletas para nos incentivar a seguir em frente com fé.

“Mantenha os olhos fitos no caminho adiante. Concentre-se em seu destino”, disse ele. “E continue pedalando. Manter o equilíbrio se resume em seguir em frente.”1

Ao ler o Novo Testamento este ano, você pode notar que os primeiros apóstolos ensinaram muito sobre andar de bicicleta. Brincadeira! Mas eles ensinaram sobre fé, graça e obras diversas vezes.

Por exemplo, Pedro ensinou que “seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo” (Atos 15:11).

E veja onde aparece seu ensinamento sobre a graça — no livro de Atos, onde as ações dos discípulos foram registradas! Grande parte do Novo Testamento descreve como homens e mulheres fiéis viajaram e ensinaram sobre Jesus Cristo. Isso personifica a combinação de ter fé, trabalhar arduamente e aceitar a ajuda e o apoio do Salvador.

Que outras escrituras você consegue encontrar que falam sobre fé, obras e graça? Como você percebe esses três princípios trabalhando juntos em sua própria vida? Aqui estão alguns versículos para começar: Tiago 2:14–17; Efésios 2:8–10; e Morôni 10:32–33.

A analogia da bicicleta não é perfeita. Então, não se estresse muito se preocupando com o que tudo representa. Vamos usá-la como algo para nos ajudar a lembrar que não podemos salvar a nós mesmos, e o Salvador também não nos forçará a ser salvos. É quando trabalhamos juntos com Ele, procurando seguir Seus ensinamentos e demonstrar amor pelas pessoas, que a magia acontece. Satanás quer que desistamos, fiquemos abatidos e afundemos no pecado e no desespero. Mas o Pai Celestial e Jesus Cristo nos amam e estão nos incentivando a cada passo — ou a cada pedalada — do caminho!

Então, suba nessa bicicleta, empurre-a para frente, comece a pedalar e sinta o vento em seu rosto. Seguir em frente com certeza traz uma sensação boa, não é?!

Imagem
Jesus Cristo

Beside Still Waters, de Simon Dewey

Nota

  1. Dieter F. Uchtdorf, Conferência Geral de Abril de 2022, Liahona, maio de 2022, p. 123.