2023
Como o Pai Celestial e Jesus Cristo estão envolvidos em nossa vida
Dezembro de 2023


“De que maneira o Pai Celestial e Jesus Cristo estão envolvidos em nossa vida?”, Liahona, dezembro de 2023.

Jovens adultos

De que maneira o Pai Celestial e Jesus Cristo estão envolvidos em nossa vida?

Ao me preparar para servir missão, tive a oportunidade de aprender mais sobre como Eles estão presentes em minha vida.

Imagem
estrada com placas

Fundo: Alecia Schubert

Enquanto crescia, ficava profundamente tocada ao ver os missionários de tempo integral voltarem para nossa ilha de Tonga e prestarem testemunho. Esses momentos sempre me inspiraram a servir minha própria missão. Quando chegou a hora de começar a me preparar, aprendi muito sobre como nosso Pai Celestial e o Salvador Se sentem a nosso respeito.

Aqui estão algumas verdades que aprendi sobre o papel deles em nossa vida.

1. Eles estão cientes de nós

Quando entrei para a classe de preparação missionária, as coisas não foram tranquilas. Eu estava lutando contra conflitos pessoais e preocupada em não fazer a diferença como missionária. Sentia-me mais ansiosa a cada dia.

Tive dificuldades com esses sentimentos por um tempo e orei para saber se eu realmente era boa o suficiente para servir.

Certo dia, ao verificar meu e-mail, abri uma mensagem do VindeACristo.org. Ali, em letras grandes e em negrito, estavam as palavras “Você é suficiente!”

Essas palavras me penetraram o coração e senti consolo. Minhas orações tinham sido respondidas! Dei-me conta de que o Pai Celestial e Jesus Cristo estão plenamente cientes de nossas circunstâncias e podem responder nossas orações da maneira mais pessoal.

2. Se confiarmos Neles, Eles nos guiarão

Embora eu quisesse servir missão, ainda estava com dificuldades para tomar a decisão. Eu tinha muitos desejos pessoais que teriam de ser colocados em espera se eu servisse. Estava começando o primeiro ano na universidade, hesitava em deixar amizades importantes para trás e sempre tinha planejado me filiar às Forças Armadas tonganesas. Meu irmão também havia morrido recentemente por suicídio, e a dor que senti fez com que seguir em frente fosse difícil.

Muitas vezes me perguntava: “Servir missão é realmente o certo para mim?”

Então, levei todas as minhas perguntas para a conferência geral. Durante essa conferência, o élder Dieter F. Uchtdorf declarou: “Quando vocês buscam sinceramente a verdade — a verdade eterna e imutável —, suas escolhas se tornam muito mais claras”.1

Senti a veracidade dessa declaração. Às vezes, pode ser difícil confiar que Deus proporcionará algo melhor quando estamos tão presos a nossos desejos anteriores. Mas, por meio do jejum, da oração e das mensagens da conferência geral, aprendi pessoalmente que, quando confiamos em Deus, muitas vezes vemos que Ele está nos levando a maiores oportunidades e bênçãos do que poderíamos ter percebido por nós mesmos (ver Hebreus 11:40).

Assim como Deus proveu para os israelitas no deserto quando eles se arrependeram de deixar o Egito (ver Êxodo 16:3) e assim como Ele conduziu a família de Leí pelo deserto até a terra prometida (ver 1 Néfi 18), podemos sempre confiar que Ele nos guiará para onde precisamos estar se exercermos fé.

3. Eles ainda realizam milagres

Aprender sobre todas as maneiras incríveis pelas quais o Pai Celestial e Jesus Cristo estão envolvidos em nossa vida renova minha esperança de que todas as coisas sejam possíveis por meio da fé em Jesus Cristo (ver Mateus 19:26). Mesmo quando nos debatemos com sentimentos de inadequação, Eles nos abençoam com a ajuda necessária e os milagres de que precisamos para nossas circunstâncias específicas.

Apesar de meus temores, Deus me abençoou com o milagre da confiança para servir missão.

Ao viver o evangelho de Jesus Cristo, podemos encontrar paz e milagres em nossa vida ao nos esforçarmos para segui-Lo no caminho do convênio. Ao fazer convênios com o Pai Celestial e guardá-los, “estamos unidos”, como o presidente Russell M. Nelson ensinou. E “por causa de nosso convênio com Deus, Ele nunca Se cansará de procurar nos ajudar, e nunca esgotaremos Sua paciência misericordiosa para conosco. Cada um de nós tem um lugar especial no coração de Deus. Ele tem grandes esperanças em relação a nós”.2 Ao buscarmos o Pai Celestial e Jesus Cristo, veremos Sua influência milagrosa em nossa vida.

A preparação para a missão me revelou o quanto nosso Salvador e o Pai Celestial apreciam nossa disposição de nos sacrificar por Sua causa. Tenho visto como dar meu tempo, meus talentos e meu coração a Eles realmente me ajuda a “manter um ímpeto espiritual positivo”3 e a vencer o mundo.4 Creio de todo o coração que há grandes bênçãos que nos aguardam quando servimos ao Senhor de bom grado.